Navegando por Orientador "MIRANDA, Camille Cardoso"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A influência dos processos fonológicos na escrita dos alunos do 6º ano da escola municipal do ensino fundamental Deocleciana Pereira de Araújo - Abaetetuba/PA(2025-09-15) BARROS, José Marcelo Barros e; MIRANDA, Camille Cardoso; http://lattes.cnpq.br/2963843028051548; https://orcid.org/0000-0002-3920-6247O presente trabalho propõe estudar as variações fonéticos-fonológicas que ocorrem nos escritos dos alunos do 6º ano do Fundamental 1, da Escola Municipal do Ensino Fundamental Deocleciana Pereira de Araújo-Abaetetuba/Pa. O objetivo principal é a investigação das variações produzidas pelos estudantes, além dos objetivos específicos, que se debruçam em: tecer considerações a respeito do conceito de variações fonético-fonológicas, seus tipos e ocorrências; identificar em atividades de intervenções os “erros” ortográficos recorrentes nos escritos dos alunos. Para isso, usou-se como metodologia para a coleta de dados o emprego de práticas pedagógicas como: escuta de música, observação de desenho e leitura de texto, os quais se seguiram de atividades onde se buscou incentivar os alunos a escreverem. Após isso, num segundo momento, fez-se a análise dos dados onde, em tabelas e gráficos, observou-se as quantidades e os tipos de variações fonológicas encontradas nos escritos destes alunos, o que permitiu na comprovação de existência da influência dos processos fonológicos da fala sobre a escrita, sendo eles os processos de apagamento, inserimento, realocação e supressão de fonemas. Assim, entendeu-se que, dentro do contexto da educação básica a estratégia de escrita dos alunos baseia-se na oralidade reafirmando a dinamicidade da língua.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Letramento acadêmico e ensino do português para surdo: desafios e motivações(2025-09-16) SANTOS, Maria Rita Conceição dos; MIRANDA, Camille Cardoso; http://lattes.cnpq.br/2963843028051548; https://orcid.org/0000-0002-3920-6247O presente artigo, intitulado Letramento Acadêmico e Ensino do Português para Surdos: Desafios e Motivações, analisa a inclusão de alunos surdos no ensino superior, destacando o aprendizado do português como segunda língua e da Libras como primeira. Observa-se que, apesar de avanços, persistem desafios significativos, como a escassez de materiais didáticos acessíveis, barreiras comunicacionais e o despreparo de professores para práticas inclusivas. O estudo tem como objetivo compreender o letramento acadêmico de estudantes surdos, observando a produção escrita a partir de gêneros textuais, analisando estratégias de escrita, investigando métodos de ensino utilizados por docentes ouvintes e discutindo contribuições da literatura científica sobre práticas bilíngues. A pesquisa adota abordagem qualitativa, com aplicação de questionários no Google Forms com estudantes ouvintes e surdo, docentes e intérprete. Os resultados mostram que, embora a participação dos alunos surdos ainda dependa de apoio e mediação, sua motivação, autonomia e valorização da identidade surda contribuem para sua atuação ativa nas atividades acadêmicas, reforçando a importância de políticas e práticas pedagógicas que promovam a inclusão e a diversidade no ambiente universitário.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O trabalho de oralidade nas aulas de língua portuguesa: uma experiência a partir do PIBID(2025-09-03) MOREIRA, Poliana Camilo; MIRANDA, Camille Cardoso; http://lattes.cnpq.br/2963843028051548; https://orcid.org/0000-0002-3920-6247O ensino da oralidade nas aulas de português constitui um dos pilares fundamentais da disciplina, mas sua prática ainda precisa ser urgentemente repensada pelos docentes. A presente pesquisa surgiu a partir das indagações críticas emergidas durante as vivências enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), realizada nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Esmerina Bou Habib, no município de Abaetetuba-PA. As observações realizadas em sala de aula revelaram uma situação recorrente: a negligência no trabalho com a oralidade que resulta em um bloqueio dos alunos para falar em público, muitas vezes alimentado pelo preconceito linguístico em relação a suas variedades dialetais. A justificativa para essa investigação, fundamenta-se na percepção de que os professores, em sua maioria, não trabalham a oralidade de forma intencional e priorizam quase que exclusivamente a escrita. Diante desse cenário, o objetivo desse artigo é refletir acerca da conceitualização e utilização dos gêneros orais como instrumentos no processo de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa, e visa também, identificar se as lacunas específicas existentes na prática docente em relação ao ensino da oralidade e não se limita a apontar a problemática, como também propõe estratégias pedagógicas concretas e sistematizadas para superar o modelo tradicional, criticado por Antunes (2007). Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa se caracteriza por uma abordagem qualitativa e a análise foi feita por meio de dois instrumentos principais: a observação participante das práticas docentes em sala de aula e a aplicação de questionário qualitativo com quatro perguntas, contando com a participação de 19 alunos, em uma turma do 9° ano. Como resultado, a análise crítica das respostas, não apenas confirmou a hipótese da defasagem no ensino da oralidade evidenciando uma falta de preparo docente específico para essa modalidade, mas também, reforçou a necessidade de se oferecer aos professores subsídios para que possam melhorar sua prática.