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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Documentação museológica e paleontologia: elaboração de ficha de catalogação para o cervo de paleoinvertebrados do Museu Paraense Emílio Goeldi(2015-12-02) CARVALHO, Raul de Azevedo; MELO, Diogo Jorge de; http://lattes.cnpq.br/1754263921921200A documentação em museus busca atuar como auxílio do tratamento informacional das coleções, desde o seu registro em campo até as informações referentes à “vida” do objeto dentro da instituição. Dessa forma, acaba-se construindo um sistema que atende as demandas informacionais da instituição. Entretanto, nem sempre os museus de História Natural possuem um sistema de documentação mais elaborado, com suportes informacionais que permitam designar todos os processos decorridos com seus objetos museológicos e acabam por sofrer com uma escassez de registros em seus acervos. Neste sentido, aponta-se a necessidade da construção de sistemas documentais museológicos e de catalogação que proporcionem a maximização na recuperação e uso da informação. No caso específico deste trabalho, elaborou-se uma ficha catalográfica e seu manual de preenchimento para a Coleção de Paleoinvertebrados do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) para a ação de salvaguarda do acervo e disseminação do conhecimento, contribuindo na sua construção e preservação, destacando que esse acervo é uma grande fonte de pesquisa e de conhecimento sobre a diversidade paleobiológica da região Amazônica. No entanto sabe-se que a elaboração da ficha de catalogação desta coleção é apenas um dos passos preliminares para implementação de um sistema documental mais complexo, com sistemas de recuperação de informação e até para futuramente uma melhor disponibilidade informacional em rede, facilitando a pesquisa paleontológica e a difusão de conhecimentos científicos à comunidade. Este trabalho aponta para uma boa relação do cruzamento dos conhecimentos da Museologia com a Paleontologia, principalmente em relação a documentação museológica, para a gestão e manutenção de coleções paleontológicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Museologia e memória do Museu/Arquivo histórico da Santa Casa Dr. Alípio Bordalo de Belém-PA(2013-08) VERÍSSIMO, Wanderlena do Socorro Corrêa; MELO, Diogo Jorge de; http://lattes.cnpq.br/1754263921921200O Museu Arquivo/Histórico da Santa Casa Dr. Alípio Bordalo de Belém do Pará é um museu que preserva a história e a memória de uma instituição que possui 363 anos de assistência a sociedade paraense. Sendo as Santas Casas de Misericórdia, modelo institucional de assistência aos necessitados criada na Itália no século XII, tornou-se marca de ação da coroa portuguesa. A mesma foi implementada no Brasil em 1543 em Santos e no Pará, em 1650. Quando foi criada Irmandade da Santa Casa de Misericórdia do Pará, fundada na atual cidade de Belém. Mudando de nome por intervenções do Estado, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará oficializou este nome em 1990. A Santa Casa em 22 de junho de 1987 fundou um museu que tem como objetivo resgatar a história e memória das ciências médicas paraense. Museu que possui em seu acervo uma diversidade de acervos que vão de 15 coleções. Logo a proposta deste trabalho encontra-se na possibilidade de aprimorar o conhecimento sobre a realidade desta instituição museológica, fazendo um paralelo entre a sua história oficial e as memórias das pessoas que atuaram nesta instituição. Este trabalho pretende, através de um olhar advindo da Museologia e seus preceitos teóricos, dar ênfase à realidade museológica da instituição e os processos que se fazem presentes na mesma assim como resgatar memória de pessoas que atuaram neste museu, como o Dr. Alípio Bordalo, MSc. Euler Arruda e Dr. Márcio Couto Henrique.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Museu de Arte de Belém em tempos de pandemia e suas redes sociais (Facebook e Instagram)(2022-02-22) SOUSA, Suellen Oliveira; MELO, Diogo Jorge de; http://lattes.cnpq.br/1754263921921200; https://orcid.org/0000-0001-7266-2570O trabalho parte do levantamento de informações das redes sociais do Museu de Arte de Belém (Facebook e Instagram) entre maio de 2019 a julho de 2021, nos períodos antes do inicio do surgimento da pandemia COVID-19 e depois dos afrouxamentos das restrições causadas pela pandemia. Com o objetivo de estabelecer parâmetros de comparação das práticas museais do MABE em suas redes sociais. As metodologias adotadas durante a pesquisa foram o bibliográfico e pesquisa qualitativa e quantitativa. E para complementar as informações levantadas nas redes sociais do MABE, foram realizadas conversas, com perguntas estruturadas para duas servidoras da instituição. Os resultados mostram que os perfis das publicações mudaram conforme diversos acontecimentos ocorridos em virtude do aumento dos casos de COVID-19 em Belém e pelo período de estar em obras de revitalização na sede do museu. Ao manter as redes sociais do museu dinâmico, trazendo informações de eventos e de exposições, possibilitou um alcance significativo para que as pessoas conhecessem mais sobre o museu e o seu acervo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pontos de memória: uma via conceitual de museu no bairro da Terra Firme(2014) GIESE, Silvia Guerreiro; MELO, Diogo Jorge de; http://lattes.cnpq.br/1754263921921200Este estudo faz uma análise do Programa Ponto de Memória,mais especificamente da sua experiência no bairro da Terra Firme -enfocando na ótica da Museologia e em algumas teorias sobre movimentos sociais. A partir destas abordagens será possível delimitar alguns traços que definem o Programa como uma política pública, dentro do campo dos museus. Lembrando, que a onda de pensamento que se alastrou pelo mundo nas décadas de 1960 e 1970, fruto do movimento de maio de 1968, tiveram relação direta com criação de estruturas ideológicas dentro da Museologia, que passou a reivindicar um museu do povo e uma museologia popular. A “Nova Museologia”, nesse sentido, influenciou uma serie de políticas públicas em diversos países. No Brasil os Pontos de Memória foram criados em 2009, e até o momento é o programa máximo do governo federal para fomentação da memória social e ações museológicas em comunidades historicamente excluídas da lógica hegemônica de cultura construída pelas elites e representada na maioria dos museus tradicionais. O Ponto de Memória da Terra firme, localizado na periferia de Belém,é uma dessas ações, que em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi vem construindo atividades pautadas na formação e fortalecimento da cultura da comunidade. Contudo as novas formas de museu estão cheias de contradições, enfrentam as barreiras legais, a falta de investimento financeiro e os problemas sociais. Estas são algumas considerações que se encontram em sintonia com a dificuldade de se compreender o Museu Integral, alimentando uma crise dos sujeitos individuais e coletivos com o museu.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O potencial patrimonial e museológico do conjunto arquitetônico Antônio Lemos em Santa Izabel do Pará(2015-11-12) ROSA, Larisse de Fátima Farias da; MELO, Diogo Jorge de; http://lattes.cnpq.br/1754263921921200O Conjunto Arquitetônico Antônio Lemos foi idealizado pelo Intendente Antônio Lemos (1843-1913) com pretensão de abrigar meninas órfãs do Orphelinato Paraense. A construção foi viabilizada pela promulgação da Lei nº 370 de 28 de dezembro de 1903, a partir disso foi providenciado um terreno de setenta hectares na Vila de Santa Izabel para a edificação do prédio do orfanato. As obras foram iniciadas em meados de 1905, sendo paralisadas em 1911 por motivos políticos, e retornaram em 1926 no governo de Antônio Crespo de Castro (?-?) devido mobilização por parte da Fundação Mac-Dowell. O Conjunto Arquitetônico passou por diversas mudanças institucionais ao longo dos anos e atualmente sedia o Colégio Estadual Antônio Lemos. O referido imóvel é reconhecido como patrimônio da cidade de Santa Izabel por uma parcela da comunidade izabelense, tendo em vista a relevância histórica da construção e seu significado para o município. Destaca-se que parte do prédio do Conjunto foi tombada pela SECULT/DPHAC em 1982. Esse trabalho visa apresentar os diversos potenciais desse espaço, considerando seu significado patrimonial presente na oralidade de munícipes e pessoas vinculadas ao prédio. A metodologia se deu por meio de consultas em documentos oficiais, levantamento de dados, registro fotográfico e descrição arquitetônica da fachada. Pretendendo também expor alternativas para aperfeiçoar a ideia de pensar o lugar como futura instituição museal, e consequentemente preservar, pesquisar e divulgar o Conjunto Arquitetônico e seu acervo.