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Navegando por Orientador "MEDEIROS, Iago Lins de"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise comparativa das tecnologias de upscaling DLSS, FSR e XeSS e seus impactos na qualidade visual e no desempenho em jogos eletrônicos
    (2025-09-12) COSTA, Pattrik Benicio da; MEDEIROS, Iago Lins de; http://lattes.cnpq.br/7024608706674939; https://orcid.org/0000-0003-4758-0519
    A constante evolução da indústria de jogos eletrônicos e a crescente demanda por resoluções cada vez mais altas tem resultado também na busca de métodos de maximização de performance e otimização de desempenho. Esse artigo apresenta uma análise comparativa entre os principais métodos de upscaling de imagem em jogos eletrônicos, líderes nesse segmento: Deep Learning Super Sampling (DLSS) da Nvidia, FidelityFX Super Resolution (FSR) da AMD e Xe Super Sampling (XeSS) da Intel.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Arte acessível: uma análise comparativa de algoritmos de detecção de obras de arte
    (2025-07-17) FERREIRA, Marcus Vinícius Carvalho; MEDEIROS, Iago Lins de; http://lattes.cnpq.br/7024608706674939; https://orcid.org/0000-0003-4758-0519
    A visão computacional tem se mostrado uma ferramenta promissora no desenvolvimento de tecnologias assistivas, especialmente para promover acessibilidade a pessoas com deficiência visual. Este trabalho propõe a análise comparativa de algoritmos de detecção de objetos com foco na identificação de obras de arte pintadas, utilizando redes neurais convolucionais. Foram avaliados os modelos YOLOv8, YOLOv11, RetinaNet e Faster R-CNN quanto à sua eficácia e viabilidade em dispositivos móveis. O dataset utilizado foi criado a partir da coleta automatizada de imagens da internet, envolvendo obras consagradas como Mona Lisa, Meisje met de Parel e The Starry Night. As imagens foram rotuladas manualmente com o auxílio da ferramenta LabelImg. Os modelos foram treinados e avaliados com base em métricas como precisão média (mAP), recall, tempo de inferência e consumo de recursos computacionais. Os resultados demonstraram que os modelos da família YOLO, especialmente o YOLOv8, obtiveram o melhor equilíbrio entre desempenho e eficiência, atingindo mAP de 0,992 e recall de 0,987. Além disso, apresentaram menor tempo de inferência, o que os torna particularmente adequados para aplicações em tempo real e em dispositivos com recursos limitados. A pesquisa contribui para o avanço de soluções acessíveis no campo da arte e inclusão digital, demonstrando o potencial da inteligência artificial como aliada da acessibilidade cultural.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de um sistema de gestão de vendas para entrega em domicílio
    (2025-09-10) GOMES, Gabriel Campelo; MEDEIROS, Iago Lins de; http://lattes.cnpq.br/7024608706674939; https://orcid.org/0000-0003-4758-0519
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo de sistema de gestão de vendas (PDV) para delivery, em arquitetura em três camadas, com stack 100% Python: FastAPI (back-end/REST), Kivy (front-end/GUI) e MongoDB (persistência NoSQL). O objetivo é oferecer uma solução acessível, escalável e personalizável para pequenos e médios negócios, enfrentando limitações recorrentes de custo, flexibilidade e integração. A pesquisa é aplicada, de caráter exploratório-descritivo, conduzida de forma incremental com testes e ajustes contínuos. O protótipo implementa autenticação JWT, CRUD de produtos e pedidos, atualização de status em tempo real e relatórios básicos. A avaliação qualitativa, baseada em entrevista com usuária de referência, indicou ganhos operacionais (maior agilidade no atendimento e no fechamento de caixa, redução de erros e preservação de informações). O estudo contribui nos âmbitos acadêmico (aplicação de práticas de Engenharia de Software e desenvolvimento full-stack), tecnológico (integração API–GUI–NoSQL) e prático (base para evolução comercial). São discutidas vantagens e limitações frente a soluções de mercado e delineados trabalhos futuros (dashboards analíticos, integração com meios de pagamento, testes automatizados, melhorias de UX móvel e sincronização offline).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo de caso: infraestrutura de rede da faculdade gamaliel
    (2025-04-02) GAIA, Renan Garcia; MEDEIROS, Iago Lins de; http://lattes.cnpq.br/7024608706674939; https://orcid.org/0000-0003-4758-0519
    Estudo de caso de uma empresa de educação privada com intuito de demonstrar as melhoras da infraestrutura de redes, equipamentos e serviços ao longo do tempo. O objetivo do estudo foi identificar desafios para otimizar a conectividade e a proteção dos dados. A metodologia inclui entrevistas com profissional responsável pelas melhorias e documentação da infraestrutura de rede. Os resultados demonstram que a adoção de tecnologias como VLANs, firewalls, unificação das redes Wi-Fi e atualização dos roteadores melhorou significativamente a segurança e a estabilidade da rede. O estudo demonstrou que a modernização da infraestrutura de rede pode trazer benefícios significativos para a segurança e a eficiência operacional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O custo do fotorrealismo: uma análise comparativa de pipelines de renderização e o papel da inteligência artificial em hardware de entrada
    (2025-09-12) SILVA, Vitória Elizabeth Ferreira; MEDEIROS, Iago Lins de; http://lattes.cnpq.br/7024608706674939; https://orcid.org/0000-0003-4758-0519
    Com a evolução da computação gráfica em tempo real, cada vez mais os jogos estão sendo marcados pela transição da técnica tradicional de rasterização para técnicas avançadas como Ray Tracing e Path Tracing, que trazem um fotorrealismo elevado e sem precedentes. Porém, devido seu ele vado custo computacional, estas técnicas de renderização avançadas apresentam uma limitação para os hardwares de entrada, que constitui uma grande parte do mercado brasileiro. Este trabalho apresenta uma análise quantitativa e qualitativa comparando os diferentes tipos de pipelines, utilizando uma GPU NVIDIA GeForce RTX3050 para o estudo de caso, aliada a tecnologia de super-resolução NVIDIA DLSS (Deep Learning Super Sampling) como componente viabilizador. Os resultados mostraram que embora o DLSS viabilize uma experiência satisfatória durante a gameplay com Ray Tracing, o mesmo não se verifica com Path Tracing, que mesmo utilizando DLSS, a taxa de quadros gerada ficou abaixo dos 30 FPS (Frames Per Seconds) aceitáveis para uma game play fluída, o que compromete a jogabilidade, tornando o Path Tracing inviável nesta classe de hardware.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Protótipo de sistema de vigilância baseado em IA para prevenção de crimes com armas e disfarces
    (2025-09-15) BARBOSA, Elton Silva; MEDEIROS, Iago Lins de; http://lattes.cnpq.br/7024608706674939; https://orcid.org/0000-0003-4758-0519
    Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o desenvolvimento e a avaliação do protótipo de sistema inteligente de vigilância, com capacidade de detectar em tempo real a presença de armas de fogo e o uso de disfarces, como capacetes fechados e bonés, frequentemente utilizados em ações criminosas. O protótipo foi construído com base em técnicas de visão computacional e aprendizado profundo, empregando Redes Neurais Convolucionais (CNNs) com foco na arquitetura YOLO (You Only Look Once), em suas versões YOLOv8, YOLOv9 e YOLOv10. A metodologia consistiu na criação e organização de uma base de dados anotada, no treinamento dos modelos com técnicas de aumento de dados e no uso de métricas padronizadas como precision, recall e média de precisão média (mAP) para análise comparativa. Os resultados evidenciaram a evolução dos modelos nas versões mais recentes, com destaque para o YOLOv8, que apresentou o melhor desempenho geral em termos de acurácia e eficiência. Além da análise técnica, o trabalho discute os aspectos éticos e legais envolvidos na aplicação de sistemas automatizados de vigilância, como privacidade e viés algorítmico. A pesquisa contribui para o avanço de soluções tecnológicas voltadas à segurança, propondo uma ferramenta viável, precisa e de baixo custo, aplicável em diversos contextos urbanos e institucionais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    SCOPE-FL: seleção de clientes por ordem de entropia no aprendizado federado
    (2025-09-09) SILVA, Isaque Oliveira; SILVA, Carlos Eduardo Vitelli da; MEDEIROS, Iago Lins de; http://lattes.cnpq.br/7024608706674939; https://orcid.org/0000-0003-4758-0519
    A crescente utilização de dispositivos conectados exige novos métodos para lidar com a quantidade e privacidade dos dados compartilhados. Federated Learning (FL) surge como uma solução, permitindo o treinamento de modelos sem compartilhar dados diretamente, preservando a privacidade dos clientes. No entanto, nem todos os clientes são igualmente úteis para o aprimoramento de modelos globais, tornando necessária uma seleção eficiente de clientes. O SCOPE-FL propõe um mecanismo dinâmico de seleção de clientes, atribuindo pesos à entropia dos dados e ao tamanho do dataset, para garantir uma contribuição mais eficiente para o modelo global. Isso é feito calculando uma pontuação de relevância para cada cliente, com base nesses fatores, e ajustando os pesos atribuídos a cada cliente. O SCOPE-FL usa o método FedAvg para agregar modelos locais, priorizando clientes com dados mais relevantes. Após simulações utilizando o dataset MNIST, o SCOPE-FL superou métodos tradicionais, mostrando uma taxa de acurácia superior a 60% após 12 rodadas, alcançando até 80% em 22 rodadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sistema assistivo de identificação de cores para deficientes visuais usando visão computacional e síntese de voz
    (2025-05-16) MATOS JÚNIOR, Valdeney André; MEDEIROS, Iago Lins de; http://lattes.cnpq.br/7024608706674939; https://orcid.org/0000-0003-4758-0519
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema assistivo para detecção e identificação de cores em tempo real, voltado para auxiliar pessoas com deficiência visual. O sistema utiliza técnicas de visão computacional para capturar imagens por meio de uma webcam para processá-las no espaço de cores HSV e assim, identificar a cor predominante. Após a identificação, osistema gera feedback auditivo por meio da síntese de voz utilizando a biblioteca gTTS. A implementação foi realizada em Python, com o uso das bibliotecas OpenCV para processamento de imagens e Matplotlib para efetuar a visualização dos resultados. Os testes foram conduzidos sob condições de iluminação controlada, utilizando as cores azul, verde e vermelho, e demonstraram boa precisão na identificação das cores predominantes. Este projeto busca promover maior autonomia para pessoas com deficiência visual, contribuindo para a inclusão social e a acessibilidade. Além disso, o trabalho discute desafios e limitações da visão computacional em aplicações assistivas, como variações na iluminação e a necessidade de suporte para um espectro mais amplo de cores, sugerindo melhorias para futuras versões do sistema, incluindo sua adaptação para dispositivos móveis e aprimoramento do algoritmo de detecção.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sistema de triagem e agendamento aplicado ao atendimento cível da defensoria pública de Tucuruí
    (2025-01-17) PÓ, Adrian Caldas; MEDEIROS, Iago Lins de; http://lattes.cnpq.br/7024608706674939; https://orcid.org/0000-0003-4758-0519
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema automatizado para o atendimento cível da Defensoria Pública de Tucuruí, com o objetivo de modernizar e otimizar os processos de agendamento e triagem. A iniciativa surgiu a partir da análise do método manual anteriormente utilizado, que dependia de tabelas no Microsoft Word, apresentando limitações em termos de eficiência e segurança no gerenciamento de dados. Para superar esses desafios, foi proposta a criação de um sistema robusto e escalável, utilizando tecnologias como Node.js integrado com MySQL Workbench. O desenvolvimento foi orientado por métodos de engenharia de software, com a realização de uma análise detalhada de requisitos para garantir que o sistema atendesse às necessidades específicas da Defensoria. A implementação resultou em um sistema automatizado capaz de armazenar e processar dados de forma mais segura e eficiente, eliminando os riscos associados ao processo manual. Além disso, o sistema oferece uma interface intuitiva, contribuindo para a facilidade de uso por parte dos servidores responsáveis pelas atividades de triagem e agendamento. Após a implementação, foram conduzidos testes para avaliar o desempenho do sistema e sua aceitação pelos usuários finais. Os resultados demonstraram uma boa receptividade por parte dos servidores, que destacaram a melhoria na organização e agilidade dos processos. O projeto, portanto, não apenas resolve as limitações do método anterior, mas também estabelece uma base tecnológica que pode ser expandida para atender a outras demandas da instituição, promovendo maior eficiência e confiabilidade.
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