Navegando por Orientador "MATOS, Lucília da Silva"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Capoeira na escola: análise de um projeto extracurricular de capoeira na Escola Municipal Cordolina Fontelles de Lima(2019-12-17) BATISTA, Júlio César de Souza; MATOS, Lucília da Silva; http://lattes.cnpq.br/4225451674854195O objetivo da presente pesquisa foi o de compreender como os sujeitos envolvidos com o projeto de capoeira da Escola Municipal Cordolina Fontelles Lima (estudantes, direção, professor e responsáveis), compreendem a importância da Capoeira na escola e como objetivos específicos, apresentar o processo do trabalho de campo com a inserção do pesquisador no lócus de pesquisa, apreender para sistematizar alguns aspectos da história da capoeira no Brasil e analisar aspectos educativos do projeto capoeira na escola, para tanto desenvolvemos pesquisa de cunho qualitativo com entrevista semiestruturada com a direção da escola, professor de capoeira, alunos do projeto e responsáveis pelos alunos. Dentre os resultados podemos apontar, que a capoeira deve ser utilizada como instrumento no processo pedagógico da escola Cordolina Fontelles de Lima, bem como a necessidade de implantação de mais projetos em espaços escolares que venham a valorizar a nossa cultura, e uma maior participação do poder público para que esses projetos possam ser efetivamente postos em pratica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A produção do conhecimento na relação lazer e saúde: um estudo da revista Licere no período de 2000 A 2020(2021-01-14) DUARTE, Guilherme de Almeida; MATOS, Lucília da Silva; http://lattes.cnpq.br/4225451674854195O estudo tem como objetivo mapear e analisar a produção do conhecimento desenvolvida sobre o tema lazer e saúde nas publicações da Revista Licere no período de 2011 a 2020. A pesquisa é relevante por considerar o Lazer um campo de conhecimento interdisciplinar, mas com grande participação da Educação Física para sua construção, além disso é entendido enquanto necessidade humana e um direito social que se amplia dentro das diversas dimensões da vida humana influenciando o bem-estar, a qualidade de vida e a saúde das pessoas. Utilizou-se como metodologia a abordagem baseada na pesquisa de “estudos da arte”, a qual possui caráter de pesquisa bibliográfica, com intuito de identificar, sistematizar e analisar nas produções acadêmicas sobre determinado tema. O levantamento dos artigos foi direcionado pelos seguintes termos “lazer e saúde” e outros correlacionadas, o que possibilitou mapear 18 estudos. Entre os resultados destacamos: a produção de pesquisas nessa temática ainda é recente e escassa, principalmente nas Regiões Centro-Oeste e Norte do país, mas são provenientes de diferentes campos e sub-áreas, o que revela a dimensão multidisciplinar do lazer, além disso grande parte dos trabalhos associa o lazer ativo a melhora na qualidade de vida e saúde expressando ainda uma visão biologicista de saúde direcionando modelos ideais que necessitam ser visto criticamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Significados do lazer no período da pandemia: um estudo com estudantes de educação física da Universidade Federal do Pará-Belém(2021-10-14) COSTA, Gustavo dos Santos; MATOS, Lucília da Silva; http://lattes.cnpq.br/4225451674854195; http://lattes.cnpq.br/4225451674854195Esta pesquisa pertence ao projeto “Vivências e Barreiras do Lazer em tempos de pandemia: Um estudo com as(os) discentes da Faculdade de Educação Física - Universidade Federal do Pará - Campus Belém”. O objetivo deste estudo foi o de analisar os significados do lazer durante o distanciamento social decorrente da pandemia de Covid-19 para os estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física. A pesquisa se apoiou numa abordagem quantitativa e qualitativa a partir das s respostas à um questionário estruturado com perguntas fechadas e algumas abertas, respondido por 82 estudantes. A partir dos dados obtidos foram divididos em três categorias: “Lazer e Saúde/Saúde Mental”; “Lazer como Entretenimento/Diversão” e “Lazer e Válvula de Escape”. Conclui-se que o Lazer contribuiu para a manutenção da saúde/saúde mental, além de instituir novas formas de relações sociais, consumo de conteúdos culturais e uma tendência ao escape da realidade e dos problemas advindos da pandemia, aspecto que deve ser visto criticamente.