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Navegando por Orientador "MATOS, Cleide Carvalho de"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco
    (2018-09-26) SOUTO, Maria Raimunda Ferreira; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441
    A finalidade geral desta pesquisa foi analisar a prática dos professores enquanto avaliadores no processo de ensino e aprendizagem dos educandos no 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental da escola Lindalva Pinho. Tomamos como foco de análise os professores e os métodos avaliativos instituídos na prática pedagógica. Indagamos como os professores realizam a avaliação do processo de ensino e aprendizagem dos educandos no 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental da escola Lindalva Pinho? O referencial teórico ancorasse em Luckesi (2006, 2000), Hoffmann (2002, 2005, 1995), entre outros que abordam a avaliação da aprendizagem. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário. Concluímos que as análises reflexivas dos docentes são feitas de maneira espontânea através de observações e da realização de diagnósticos sobre os conhecimentos prévios dos alunos, a avaliação é concebida como um processo contínuo e visa à aprendizagem dos discentes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A avaliação como instrumento de construção da autonomia dos educandos
    (2018-04-08) CARVALHO, Hilda Catarina Xavier de; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441
    Este trabalho tem como objetivo analisar como professores e alunos compreendem o processo avaliativo aplicado no dia-a-dia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elizabeth Farias Lobato e sua relação com o desenvolvimento da autonomia dos alunos. A pesquisa se caracteriza como pesquisa qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi o questionário e a pesquisa documental, utilizamos com os alunos um questionário fechado e com os professores um questionário aberto, além de analisar atas da escola e documentos da secretaria de educação de Bagre. O aporte teórico utilizado nesse trabalho foi Hoffmann (1991,2000,2001, 2003, 2005,), Luckesi (1990,1997,2002,2003,2005,2011), Freire (2000,2001,2004,2005,2011,) Romão (2005) Gadotti e Romão (2012), Chizzotti (2009),Fernandes (2014), Pádua (2004), Richardson, (2015). Bardin (2006), que muito contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Desse modo a pesquisa aponta que apesar dos professores apresentarem um certo avanço no entendimento sobre o papel da avaliação no processo ensino aprendizagem, ainda subsiste o ato de aplicar exames para verificar a aquisição ou não de conhecimento por parte dos alunos, uma prática que conforme a pesquisa discute, apresenta-se prejudicial ao processo cotidiano de partilha e aquisição de conhecimento. O que me permite concluir que o conceito e a aplicabilidade do processo de avaliação deve sim, estar comprometido com a função de envolver o aluno no vasto campo de interação entre o conhecimento escolar e sua concepção de mundo, de maneira a torna-lo autônomo dentro de uma avaliação processual.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    ENTRE A CASA E A ESCOLA: nuances do cotidiano do transporte escolar de alunos ribeirinhos da Escola Maria das Dores Sá, Vila Recreio do Piriá, Curralinho/PA e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem.
    (2021-07-09) CARNEIRO, Maria de Nazaré do Amaral; OLIVEIRA, Marluane de Souza; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441
    O trabalho tem como foco principal, analisar as longas jornadas vivenciadas no transporte escolar pelos(as) alunos(as) da Escola Municipal Maria das Dores Sá, localizada na Vila Recreio do Piriá, área rural ribeirinha do município de Curralinho, Estado do Pará e suas implicações para o processo ensino- aprendizagem. O problema que norteou a pesquisa foi: que influências as longas jornadas vivenciadas no transporte escolar pelos(as) alunos(as) da Escola Municipal Maria das Dores Sá, localizada na Vila Recreio do Piriá, área rural ribeirinha do município de Curralinho, Estado do Pará tem no processo ensino-aprendizagem. O estudo tem como base a pesquisa de campo realizada por meio de observação e entrevistas semiestruturadas, pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se, pelos relatos, que as dificuldades enfrentadas pelos alunos implicam diretamente em sua aprendizagem, fazendo com que a motivação em aprender diminua significativamente. Tal desmotivação se dá por diversos fatores que vão além do tempo que passam dentro das embarcações ou da distância que percorram. São situações que afetam não apenas o físico, mas o emocional e cognitivo destes alunos, mesmo com toda a boa vontade e esforço que demonstrem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CONTADA POR MEIO DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CURRALINHO: de 1937 aos dias atuais
    (2021-06-17) SOUTO, Mayenne Dillem Ferreira; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441
    O presente trabalho tem como objetivo valorizar a história das instituições escolares da área urbana do município de Curralinho/PA para que os alunos da rede pública de ensino possam conhecer a história silenciada pela modernidade. Este trabalho se caracteriza como pesquisa documental realizada por meio do levantamento do histórico de todas as escolas do meio urbano do município e dos decretos de criação, os quais possibilitaram conhecer parte da história educacional da cidade. A pesquisa permitiu perceber o significado de obras materiais construídas no passado; a compreender que as realidades históricas de determinada localidade e de seus habitantes no tempo não se dão isolada do mundo, mas fazem parte do processo histórico em que populações locais constroem suas identidades culturais e sociais; que estas identidades são diversas e todas merecem respeito.
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