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Navegando por Orientador "MAIA, Marinaldo Carreira"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação sexual: fatores que implicam a implantação dos referenciais curriculares na prática pedagógica
    (2018-10-20) SÁ, Maria Raimunda Ferreira de; MAIA, Marinaldo Carreira; http://lattes.cnpq.br/0226123394612096
    Destaca-se como tema “Educação Sexual: Fatores que implicam a implantação dos referenciais curriculares na prática pedagógica”, por entender a necessidade do estudo na escola, pois o mesmo é pouco abordado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que busca através de determinados contextos com diferentes autores e documentos como os PCNs, mostrar a importância da relevância e esclarecimento sobre a Educação Sexual como tema transversal na escola. Teve como objetivo geral: Refletir os fatores impeditivos para a implementação dos referenciais curriculares como orientação sexual na matriz curricular das escolas a partir da bibliografia estudada. E objetivos específicos: Descrever os fatores determinantes para a ausência da discussão e do trabalho pedagógico da temática orientação sexual pelas escolas; Apresentar um contexto nesta pesquisa, que possa ser adotado nas práticas pedagógicas segundo o posicionamento dos autores estudados; e; Compreender a partir dos estudos bibliográficos, por que o tema transversal orientação sexual não aparece na pauta do planejamento curricular das escolas. A metodologia baseia-se na contextualização do referencial bibliográfico constante em livros, revistas científicas, artigos, sites, entre outros, buscando as contribuições documentais, referencial que permite um novo modo de olhar a educação sexual no processo ensino e aprendizagem. A partir das leituras, constata-se a necessidade dos professores buscarem formações, conhecerem o assunto, as legislações, as políticas públicas para orientar e implementar projetos que possam esclarecer os alunos para com a questão. Assim, conclui-se que, a Educação Sexual se manifesta no ser humano normalmente e têm reflexos na escola, o que se constitui elemento inseparável do processo de construção do conhecimento. Por isso, a qualidade da interação pedagógica deve ser buscada com muita primazia, pois é ela que vai conferir um sentido significativo para o objeto de conhecimento, a partir das experiências vividas ou fracasso do processo ensino aprendizagem, pois os reflexos externos influenciam consideravelmente essa relação que às vezes se sobrepõe ao ensino.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Orientação sexual: concepções e práticas pedagógicas dos docentes da Escola Municipal Gleba Pernambuco em Inhangapí-PA
    (2018-10-20) CERQUEIRA, Monica Maciel; MAIA, Marinaldo Carreira; http://lattes.cnpq.br/0226123394612096
    Este trabalho tem como tema “Orientação Sexual: Concepções e práticas pedagógicas dos docentes da Escola Municipal Gleba Pernambuco em Inhangapí - PA”. Tem como justificativa, pois a temática deve ser trabalhada no processo de ensino e aprendizagem pelos professores, de forma transversal e interdisciplinar. Destacamos como problemática, a ausência de um trabalho na escola que contemple a temática para que os professores possam desenvolver atividades práticas diferenciadas. Têm-se como objetivo geral: Analisar quais os procedimentos e as metodologias utilizadas pelos professores no desenvolvimento do assunto em suas práticas pedagógicas. A pesquisa é do tipo bibliográfica, de caráter qualitativa, onde se levantou dados com o apoio de um questionário, como instrumento de auxílio para a técnica de entrevista semiestruturada. Desenvolvemos no 1º Capitulo: A História da Sexualidade no decorrer dos tempos com os itens: A história da sexualidade no Brasil e A educação sexual no Brasil. No 2º capítulo, se trata sobre a educação sexual na visão da família; refletindo sobre os conceitos e definição de: sexualidade e sexo conceitos e definição de sexualidade Freudiana, Educação sexual na escola como prevenção na gravidez na adolescência; A importância da educação sexual escolar no combate a DST-AIDS e outros mais. Também caracteriza-se a escola, e se apresenta a análise e resultado de dados, subsidiada pelos autores: Adorno (1969), Arruda (2009), Bandura (2008), Baltar (1996), Barroso (1986), Bock (2001), Carlan (2012), Camargo (1999), Costa (2000), Cunha (2006), Domingos (2010), Egypto (2003), Figueiró (2006), Foucault (1988/2015), Freud (1974/1998/2001) e outros. Conclui-se que, diante de tantas mudanças sociais pelas quais estamos vivenciando, a escola precisa ampliar em seus espaços, debates para orientar os alunos e pais, sobre o tema nas mais diversas perspectivas.
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