Navegando por Orientador "MACIEL, Rogerio Andrade"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Cultura afro-brasileira nas escolas bragantinas: candomblé e umbanda(2022-11-04) SILVEIRA, Dailton Silas Sousa; SOUSA, Luan Batista Silva de; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215O Brasil em sua diversidade territorial agrega diferentes culturas, ideologias e laços históricos, onde estão imersos uma gama de saberes e práticas culturais que dialogam com o contexto escolar, dentre estas pode-se destacar o Candomblé. O presente trabalho tem por objetivo ressaltar a importância da cultura afrodescendente (Candomblé e Umbanda) dentro do município de Bragança, como vertente de produção de conhecimento no cotidiano escolar. Os referenciais teóricos que dialogam com este trabalho são: (Barbosa, 2011), (Barbosa Junior, 2011), (Barbosa, 2017), (Candau, 2008), (Candau, 2011), (Cunha Junior, 2009), (Hage, 2016). Metodologicamente este trabalho perpassa por dois momentos: o primeiro, do contato com a disciplina “Educação e Diversidade na Amazônia, dentro da sala de aula com pesquisa de referenciais teóricos e o segundo com entrevistas, questionários e pesquisa de campo. A análise dos dados nos permitiram identificar que apesar das determinações legais da Lei 10.639/03 e da lei 11.645/08, que consolidam enquanto políticas de afirmações para as escolas, nota-se que nelas não há o incentivo de materiais didáticos que exploram e valorizam tais práticas culturais, bem como de práticas pedagógicas voltadas ao tema. Na primeira seção buscou-se apresentar os marcos legais que fundamentam o trabalho das relações étnico-raciais e os desafios da materialização nas escolas. Em seguida tenta-se mostrar a disparidade entre a ciência e a efetiva prática das leis no amparo legal da cultura afrodescendente no ambiente escolar, pontuando a implementação de projetos e currículo escolar, a formação dos profissionais docentes, além da interação e influência da comunidade sobre o desenvolver da cultura africana do Candomblé. Assim constatamos que é preciso estimular a cultura afrodescendente, mesmo havendo diferenças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos do campo, das águas e das florestas em tempos de pandemia da COVID-19: análise do currículo em Tracuateua - Pará – Brasil(2022-12-07) LOPES, Silvia Estela Trindade Queiroz; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215Esta pesquisa tem por objetivo analisar a concepção de currículo presente na educação de jovens e adultos do campo (EJA), das águas e das florestas em tempos de pandemia da COVID-19, pela Secretaria do Estado de Educação (SEDUC) no Município de Tracuateua, Pará. A metodologia foi constituída pela abordagem qualitativa, seguido da pesquisa de campo e entrevista semiestruturada. Nos resultados constatou-se que a concepção de currículo para os jovens agricultores do Ensino Médio Campo EJA é constituída pelos seguintes arranjos curriculares: a existência de eixos norteadores que compõe os tempos curriculares deste projeto; da adequação do calendário escolar do campo; da composição de enturmarção de acordo com a demanda agrícola; de um currículo por áreas de Conhecimentos e a defesa do Projeto Pessoal do Jovem; de atividades curriculares prescritas para o ensino remoto e a perpetuação das práticas curriculares presenciais desenvolvida pelos professores; de uma Pedagogia da Alternância em dois tempos e no contexto pandêmico ela ganhou um novo significado, a de um único tempo de formação; de novos espaços escolares de ensino e aprendizagem para os alunos, e a constituição de valores humanos e as relações interpessoais entre professores e discentes, foram as principais concepções de currículo neste projeto em tempos de pandemia da Covid- 2019 no município de Tracuateua, Estado do Pará, Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado na Educação de Jovens e Adultos: um relato de experiência.(2023-07-18) BRITO, Waldir Wellington Nascimento; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215O texto apresentado descreve um relato de experiência de estágio supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizado por estudantes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia em uma escola municipal em Bragança, Pará, no período de setembro de 2019. O estágio supervisionado é uma atividade obrigatória do curso e tem como objetivo proporcionar a ligação entre teoria e prática, permitindo que os futuros profissionais observem, participem, reflitam e troquem ideias com professores e alunos. O relatório de estágio foi estruturado em quatro partes. A primeira parte apresenta a caracterização da escola, localizada em Bragança, com suas instalações e recursos disponíveis. A escola oferece educação para jovens e adultos, atendendo às diferentes etapas da EJA. O Projeto Político Pedagógico da escola busca conhecer e respeitar as necessidades e realidades dos alunos, utilizando-se de temas geradores e contextualização para melhorar o processo de aprendizagem. A segunda parte do relatório descreve os sujeitos da EJA, que são trabalhadores adultos de diversas ocupações e condições socioeconômicas. Muitos desses alunos enfrentam dificuldades de aprendizagem devido às suas atribuições diárias e ao cansaço. A terceira parte aborda as características pedagógicas observadas durante as aulas. A professora responsável pelo estágio utiliza estratégias como relacionar o conteúdo com as experiências de vida dos alunos, apresentar pequenos conteúdos escritos no quadro e propor atividades de leitura e escrita para que os alunos pratiquem autonomamente. A interação entre professor e aluno é fundamental para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Na última parte, é descrito o projeto de intervenção elaborado pelos estagiários, que se baseou nas atividades realizadas em sala de aula. O projeto tinha como tema "Gêneros textuais e etnomatemática" e buscou abordar as dificuldades dos alunos na leitura, escrita e noções básicas de matemática, buscando alternativas para auxiliá-los na compreensão dos conteúdos. Foram realizadas atividades que articulavam o projeto com o cronograma escolar, visando desenvolver práticas de intervenção sobre gêneros textuais e etnomatemática para os alunos da EJA. Em resumo, pretende descrever a experiência dos estudantes de Pedagogia em uma escola municipal, mostrando a importância do estágio como uma oportunidade de aprendizado, reflexão e conexão entre teoria e prática. Destacando a caracterização da escola, os sujeitos da EJA, as características pedagógicas observadas nas aulas e a elaboração e aplicação de um projeto de intervenção. Essa experiência permitiu aos estagiários vivenciar a realidade escolar, compreender os desafios da EJA e contribuir para a construção do conhecimento docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Expansão privado-mercantil da formação em Educação Física na modalidade de Educação a Distância (EAD) no Brasil: concepções e implicações(2024-01-11) SILVA, Madson Geraldo Nunes da; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A heterogeneidade nas práticas de catação de caranguejos: entre relações de gêneros, saberes e práticas das mulheres em Bragança(2022-11-04) COSTA, Alciléia Silva da; MATOS, Taís do Socorro do Nascimento; FREITAS, Yasmin Suany Tavares; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215O presente trabalho pretende compreender a prática da catação de caranguejos desenvolvida pelas mulheres do Bacuriteua, comunidade do município de Bragança-PA e como essa atividade é vista na escola. A problemática que perpassa a pesquisa é: a mulher é invisibilizada nas atividades artesanais, como a catação de caranguejo, dentro da comunidade do Bacuriteua? Os referenciais teóricos primários discutidos neste trabalho são: (Hage, 2016) e (Vieira et. al. 2013). Metodologicamente esta pesquisa se deu em dois momentos: leituras e debates sobre cultura, multiculturalismo, e heterogeneidade na Amazônia, e, no segundo momento a construção de um roteiro de entrevista para uma catadora de caranguejo. Nas análises dos dados identificou-se que essa prática artesanal e cultural, (a catação de caranguejos), abordada dentro das relações de gênero apresenta uma disparidade, o homem ganha status e reconhecimento, porém a mulher é pouco visibilizada, tendo pouco prestígio em sua atividade que requer tanto esforço quanto o trabalho exercido pelos homens na referida comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Materialidades do pargo no currículo da EJA, em Bragança, Nordeste do Pará, Costa Amazônica Brasileira(2023-09-01) MIRANDA FILHO, Baltazar Veríssimo; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215O objetivo geral desse artigo foi o de compreender as materialidades na pesca industrial do Pargo no currículo do EJA, E.M.E.F. Raimundo Martins Filho, em Bacuriteua, Bragança, Pará, Brasil. Metodologicamente utilizou-se a Abordagem da Nova História Cultural, com o uso da pesquisa de campo, bibliográfica, entrevistas, observação direta, gravações, fotografias. Os resultados evidenciaram que as práticas, saberes com a pesca são parte integrante das vidas e meios de subsistência dos pescadores da comunidade. Constatou-se ainda, essas experiências da pesca no currículo, com o uso das materialidades da pesca, são vetores de relações sociais que fornecem aos docentes da escola, habilidades/ práticas de alfabetização no cotidiano das instituições educativas para e com os jovens e adultos do primeiro segmento na forma de conteúdos socioculturais, são eles: discussão sobre a Fiscalização da Pesca (IBAMA); O peso, formato, tamanho do peixe; O Tipo do Barco; Sujeitos da Pesca e suas funções; Peixe e Alimentação; Período Sazonal da Pesca do Pargo (Calendário da pesca/reprodução); Instrumentos da Pesca e suas propriedades e funções; Territórios de pesca (Fronteira Brasil; Guiana francesa; Território aquático, regional, nacional e internacional), dentre outros conhecimentos pesqueiros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de experiência do Estágio Supervisionado na EJA: a cartografia de alfabetização através das histórias de vida(2023-12-14) NASCIMENTO, Maria Aldileia Borges; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatório de projeto de intervenção no campo da gestão e coordenação escolar(2022-12-07) SOUSA, Karolen Sandra Reis de; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatório de projeto de intervenção no campo da gestão e coordenação escolar - Letramento literário: uma proposta de alfabetização e letramento para alunos do 4º ano do ensino fundamental da EMEF Maria José dos Santos Martins em Bragança - PA(2022-12-08) PIRES, Gustavo Sousa; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatório de projeto de intervenção. Contribuindo com o brincar dos alunos no espaço brinquedoteca da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Primeira Infância-Bragança-PA(2022-12-07) SILVA, Maria de Lourdes de Sousa; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA(2021-03-18) REMIGIO, João Felipe Moura; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215Este artigo apresenta uma análise dos sentidos e significados dos discentes de licenciatura em pedagogia sobre o Estágio Supervisionado da Educação de Jovens e Adultos (ESEJA) em Bragança do Pará (PA). A metodologia é constituída pela abordagem qualitativa e utiliza a pesquisa de campo e a pesquisa documental para a coleta de dados. Na análise dos dados foram selecionadas as palavras mais significativas dos estagiários que permitiu a construção da teia de significados e sentidos sobre o ESEJA. Os resultados revelam a importância da teoria e prática; da observação na sala de aula; do reconhecimento sobre a atuação docente; do conhecimento da realidade escolar; da precarização da infraestrutura e da exclusão social; da necessidade do planejamento escolar; do conhecimento sobre as identidades dos alunos e suas trajetórias de vida; da formação acadêmica e pessoal; do repensar a prática docente e do respeito mútuo entre professores e alunos nas turmas de EJA. Esses elementos constituidores só foram possíveis de serem identificados devido o conjunto de experiências desenvolvidos no cotidiano da escola à aplicabilidade do projeto de intervenção, eles que foram orientadores do conjunto de significados que geram sentido sobre o ESEJA em Bragança- Pará.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso da tecnologia CHATGPT de inteligência artificial e algumas percepções para a educação(2023-07-21) GOMES, Sandra de Nazaré Carvalho; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215Com o objetivo de compreender o uso da tecnologia CHATGPT de inteligência artificial e algumas percepções para a educação, observamos que há inúmeros questionamentos a serem investigados no campo educacional. Utilizei como metodologia a abordagem qualitativa e o uso de TWITER e algumas reportagens para trazer algumas informações a esta pesquisa. Constatou-se que o uso da tecnologia CHATGPT apresenta elementos contraditórios, desde o que os usa para facilitar a vida do estudante e do professor, enquanto, facilidade de estímulo de perguntas e respostas, por outro lado, há inconsistência de fontes e veracidade na resposta dessa Tecnologia, pois há um tempo e espaço dela que vem sendo acessada nas empresas, nos testes avaliativos como provas do ENEM, e possui algumas percepções no campo educacional colocando em cheque, inclusive, o campo da pesquisa, da reflexão crítica e social com o conteúdo abordado e o papel da escola e do professor frente a esse aplicativo.