Navegando por Orientador "LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Documentos legais e políticas para inclusão do público-alvo da educação especial na esfera federal, no Pará e em Castanhal(2019-06-24) MELO, Lucas Gabriel da Silva; LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7850745742319008O presente trabalho vai explanar a partir de uma análise documental feita sobre as legislações que versam sobre a Educação Especial em âmbito federal, no estado do Pará e no Município de Castanhal, fazendo uso dessa metodologia para alcançar o Objetivo Geral de analisar os documentos legais e as políticas voltadas para a inclusão escolar do público-alvo da Educação Especial a partir da esfera federal, do estado do Pará e do município de Castanhal. Discutir-se-á nos resultados algumas divergências e convergências encontradas, chegando à conclusão que a Educação Especial, a cada época, vem se fortalecendo quanto objeto de texto legal, tendo as normas e políticas um grande papel na luta pela efetivação dos direitos de seu público-alvo. Assim, além de nossas legislações de Base Nacional, no uso das atribuições do poder constituinte derivado, o Estado do Pará e o município de Castanhal buscam estar elaborando legislações e resoluções que também versem sobre tal temática. Tal produção deve ser vista como contribuinte para a formação de novos educadores, assim como para a área jurídica, sendo de grande relevância a continuação deste tipo de pesquisa para a análise de mais realidades regionais e locais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação de professores da UFPA-Castanhal que atuam ou atuaram com graduandos com deficiência visual(2017-09-05) JESUS, Cleiciane de Fatima Sousa de; LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7850745742319008Este estudo tem como objetivo geral caracterizar a formação de professores da UFPA-Castanhal que atuaram com aluno com Deficiência Visual. O mesmo apresenta uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando como técnica de pesquisa o questionário, composto por 34 perguntas, distribuídas em seis categorias. Participaram desta pesquisa 14 docentes, sendo sete da Faculdade de Letras e sete da Faculdade de Pedagogia, que declararam ter atuado com aluno com deficiência visual. Destes, cinco (36%) do sexo feminino, e 9 (64%) do sexo masculino. Com idade média de 45,6 anos, com variação de 29 a 58. Os docentes possuíam, em média, 20,5 anos de tempo de docência. Quanto a atuação na UFPA, 11 (79%) são efetivos com média de 24 anos de atuação, e três (21%) são substitutos ou temporários com média de 12 anos de docência. Com relação a titulação desses professores, na Letras seis (71%) são doutores e dois (29%) são mestres, na Pedagogia quatro (57%) doutores, dois (29%) mestres e um (14%) especialista. Os resultados evidenciaram que 13 (93%) dos docentes foram informados que atuariam com aluno com deficiência visual. Metade dos professores, sete (50%), declararam que possuem pouco conhecimento sobre a inclusão de alunos público da Educação Especial. Dos 14 docentes, três (21%) ressaltaram que possuíam curso na área da Educação Especial, sendo que todos que afirmaram ter realizado cursos são professores da Pedagogia, os cursos foram ofertados pela UEPA, UFPA, SEMED, SEMEC e UFPA, e 11 (79%) declararam que não realizaram curso na área. Dos participantes, oito (57%) dos professores afirmaram que realizaram alguma outra atividade na área da Educação Especial, destes sete (50%) são docentes de Pedagogia. Quando questionados se costumam buscar informação na área da EE, nove (64%) apontaram que costumam buscar informações, principalmente em sites. Todos os docentes assinalaram desejar formação na área da Educação Especial, tendo com preferencial na Letras a forma de oficina, e na Pedagogia roda de conversa e minicurso, as duas Faculdades afirmaram que essas formações deveriam ocorrer presencialmente, no turno da tarde, e, quanto ao dia da semana, quatro (57%) dos docentes de Letras afirmaram que poderia ocorrer em qualquer dia da semana, e na Pedagogia a mesma quantidade optou pela quarta-feira. Portanto, os dados apontam a necessidade de formação na área da EE para ambas as Faculdades, e que diante desta carência, os professores percebem a necessidade de participarem de formações nesta área.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação dos professores da Faculdade de Computação da UFPA-Castanhal para inclusão de alunos da educação especial(2017-10-31) CRUZ, Cleidinei Santos Everton; LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7850745742319008Este estudo tem por objetivo caracterizar a formação dos docentes para inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial da faculdade de computação do Campus da Universidade Federal do Pará localizado na cidade de Castanhal. O alegado estudo apresenta uma abordagem quantitativa-qualitativa, e utiliza como instrumento de coleta de dados o questionário, que contém seis categorias. Participaram da pesquisa 14 professores que se encontravam atuando na faculdade de computação do Campus de Castanhal. Os participantes eram sete do sexo feminino, e sete do sexo masculino, com faixa etária de 23 a 45 anos de idade, sendo que quatro trabalhando em regime substituto e 10 são efetivos. Os resultados deste estudo constataram que todos os docentes possuíam formação em nível superior exigida para este cargo, sendo 13 docentes com grau de mestrado, destes, nove com grau de doutorado, um realizava especialização com conclusão prevista para o ano de 2017. Os resultados evidenciaram ainda que todos os professores em sua formação inicial não tiveram nenhuma disciplina em sua grade curricular acerca da inclusão de pessoas com deficiência, a maioria dos professores já havia atuado com alunos público-alvo da Educação Especial e a deficiência com mais frequência foi a física. Todos os professores se mostraram interessados em receber formação e a solicitação maior foi para uma formação prática para lidar e adaptar material para alunos cegos, surdos e TGD’s. Diante do exposto, percebe-se que os docentes acreditam e querem realizar a inclusão de pessoas pertencentes ao público-alvo da Educação Especial no ensino superior, mas para isso precisam de formação que os possibilite tal realização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Recursos adaptados para aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino de Castanhal-PA(2018-10-26) RODRIGUES, Lucilene dos Santos; LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7850745742319008Garantir o acesso universal à educação não é o suficiente para que todos possam ter uma educação de forma justa, e ainda é comum que parte da população viva a margem do sistema de ensino ou segregada dentro dele. Dentre essa parcela da população, temos o público-alvo da Educação Especial que ao longo dos anos vem lutando para garantir seu espaço na sociedade. O presente estudo tem como finalidade comparar, antes e após a utilização de recursos adaptados, a aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino de Castanhal-PA. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, primeiro com o levantamento das dificuldades através da observação da rotina do discente na escola. Em seguida, a realização de atividades com recursos adaptados para atender as suas necessidades e foi possível promover, no período de realização do trabalho, uma maior interação do aluno com o ambiente escolar, desenvolver a capacidade de percepção, de movimentação e de concentração. Nesse sentido, foi possível observar que trabalhar a individualidade do estudante é muito importante na Educação Especial, tendo em vista que cada pessoa, principalmente o público em questão, apresenta peculiaridades, onde a melhor forma de ensinar é introduzindo esses alunos em um ambiente rico em aprendizagem