Navegando por Orientador "LEAL, Milene Vasconcelos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização de crianças das séries iniciais pós pandemia em uma escola no município de Santa Izabel do Pará(2023-10-03) SOUZA, Camila Araújo de; LEAL, Milene Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5815975948335387As transformações ocorridas pelo advento da pandemia no período da SARS-COV-2, mais conhecida como COVID-19, provocaram mudanças na educação. A alfabetização, uma das fases mais importantes do processo educacional sofreu mudanças, ocasionando desafios neste processo atualmente. Com isso, (a) esta pesquisa busca (ou) compreender os desafios na alfabetização de crianças das séries iniciais pós pandemia em uma escola municipal do estado do Pará. A fundamentação teórica deste artigo segue os conceitos clássicos de alfabetização em Soares (2020); Costa (2020); Freire (1988) e Ferreiro (1985). Utilizando-se também de uma abordagem qualitativa com característica exploratória, com observações no período de estágio não obrigatório, na alfabetização de alunos do 1° ao 5° ano e com duas professoras alfabetizadoras. Os resultados apontam que a alfabetização de crianças nas séries inciais na pós pandemia foi afetada, ocasionando uma lenta aprendizagem da leitura e escrita. Conclui-se que existem obstáculos nos caminhos educacionais das crianças, no entanto, há a relevância nos processos educativos variados para a obtenção de desenvolvimento educacional atual. O estudo realizado por meio das análises narrativas revelou a necessidade de repensar as propostas de currículo e abordagens metodológicas, criando assim, possibilidades e condições de aprendizagens que favoreçam o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, uma vez que a maioria das crianças da rede pública não frequentaram as aulas de forma presencial em anos anteriores em decorrência da pandemia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio na EJAI: vivência numa sala multisseriada da pública de Castanhal-PA(2023-10-03) MOURA, Karoline Rafaely da SIlva; LEAL, Milene Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5815975948335387A emancipação de homens e mulheres pela educação deve ser a intenção de todo educador (a). Nesse sentido, o presente estudo tem como finalidade relatar os desafios e possibilidades do ensino multisseriado da EJAI numa sala de aula da Rede Pública de Castanhal/PA. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo que proporciona melhor visão e compreensão do problema. A pesquisa se concretiza na observação participativa da realidade vivenciada no estágio supervisionado, que segundo Malhotra et al (2005) é o registro de padrões de comportamento de pessoas, para se informar melhor sobre o tema em questão. A partir dessas observações foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a temática, a fim de ter embasamento teórico acerca da problemática. Os resultados da vivência no estágio obrigatório possibilitaram observar que o profissional da educação que trabalha nesse formato de ensino encontra dificuldades para ensinar a todos ao mesmo tempo. Portanto, a pesquisa tem sua relevância, pois possibilitou enxergar a necessidade de novas práticas metodológicas criativas que predam o interesse dos alunos dessa modalidade, estimulem no ensino-aprendizagem e ajudem no desenvolvimento de cada sujeito.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A evasão escolar na Educação para pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJAI), em uma escola no município de Ananindeua(2022-12-29) CARMO, José Thiago Monteiro do; LEAL, Milene Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5815975948335387Sabemos que a educação é um direito de todos e previsto em Lei. Essa pesquisa teve como objetivo verificar a presença da evasão escolar na modalidade da Educação para Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, nas etapas iniciais do ensino fundamental (1a e 2a etapa), entre os anos de 2019 a 2022, em uma escola no município de Ananindeua no Estado do Pará. Para demonstrar os motivos da evasão e fomentar essa discussão, com as possíveis causas que levaram os alunos a evadirem da instituição. Para o desenvolvimento desse artigo foi utilizado obras de autores como Arroyo (2017 e 2012), Cury (2020), Freire (2017, 2013, 1997), entre outros e textos complementares que foram essenciais para essa pesquisa. Com base na pesquisa bibliográfica e de campo exploratória observei e analisei por meio das informações coletadas (diário de bordo) os impasses da evasão, dentro da perspectiva da escola. Como resultados desse artigo trouxe os problemas referentes à escola. Constatou-se que há uma grande necessidade de manter os alunos em sala de aula, pois a evasão é um grande desafio dentro dessa modalidade; e se a instituição não oferecer um espaço agradável e com propostas pedagógicas interessantes, o aluno perderá gradativamente a vontade de estudar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecnologias digitais nas práticas educativas durante a pandemia do COVID-19(2023-10-31) OSÓRIO, Jessica Kauane da Silva; LEAL, Milene Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5815975948335387O presente trabalho tem como objetivo compreender quais foram às dificuldades e possibilidades encontradas pelos alunos com as tecnologias digitais inseridas nas práticas educativas durante a pandemia do COVID-19. Para isso foram feitas pesquisas bibliográficas e aplicação de um questionário para uma turma de 27 alunos do ensino médio de uma escola de rede estadual no município de Castanhal/Pará. De abordagem qualitativa e quantitativa. Nos resultados foram constatados as dificuldades com os meios tecnológicos e as possibilidades nas práticas educativas que eles tiveram nesse período difícil. Conclui-se que as tecnologias nas práticas educativas foram muito importantes nesse momento, apesar de haver vários desafios, mas ajudou bastante muitos alunos a darem continuidade no seu ensino aprendizagem. As tecnologias estão se tornando cada vez mais importantes em nossas vidas, pois se não existisse as tecnologias, ficaríamos reféns de vários riscos como esses que enfrentamos no período de pandemia.