Navegando por Orientador "FURTADO, Renan Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo, práticas corporais e legitimidade da educação física nos anos finais do ensino fundamental da escola de aplicação da Universidade Federal do Pará(2022-07-14) FREITAS, Tayná Keicy da Silva; FURTADO, Renan Santos; http://lattes.cnpq.br/0724633321532061; https://orcid.org/0000-0001-7871-2030Esta pesquisa buscou investigar e discutir o corpo, as práticas corporais e a legitimidade da Educação Física no Ensino Fundamental nas aulasde Educação Física na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, a partir das perspectivas de docentes dainstituição. Tem como objetivo compreender o modo como professores do Ensino Fundamental (anos finais) da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará atuam na cultura escolar em busca por reconhecimento da disciplina de Educação Física e de um novo lugar para o corpo em suas práticas de escolarização. Como método de analise dos dados fizemos uso da pesquisa documental e da análise dos conteúdos para a interpretação dos dados oriundos de entrevista semiestruturada e planos de ensino. Apontamos que para as docentes da Escola de Aplicação o corpo faz parte do conjunto total do ser humano, não podendo ser separado em suas aulas. Assim, existem indicativos de um corpo sujeito nas aulas de Educação Física na Escola de Aplicação, sendo este um caminho para a inovação e legitimação da disciplina. O estudo indica que haja um pensamento mais crítico por parte dos professores e gestores em relação à disciplina de Educação Física no campo escolar para além do olhar fragmentado dela enquanto uma área de práticas esportivas que acabam por deslegitimar sua importância.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Treinamento resistido e educação física: uma análise da produção do conhecimento nos periódicos da área no período de 2000 à 2019(2019-12-16) PINTO, Luã Amaral; FURTADO, Renan Santos; http://lattes.cnpq.br/0724633321532061; https://orcid.org/0000-0001-7871-2030A educação física é uma área do conhecimento que apresenta diversos campos de atuação, estes podem ser decompostos entre o campo escolar e o campo não escolar. Nesse sentido, busca-se nesse estudo discutir o tema da produção do conhecimento a respeito do treinamento resistido. Deste modo, nos debruçamos sobre os textos produzidos e veiculados em 5 grandes revistas da área da educação física: RBCE, Motrivivência, Movimento, Motriz e Pensar a prática no período de 2000 à 2019, que correspondem à 19 anos de produção científica. O Objetivo geral da pesquisa é analisar o panorama da produção do conhecimento sobre a temática do treinamento resistido nas revistas da área da educação física no período de 2000 a 2019. Concluiu-se que nos periódicos estudados as produções sobre o treinamento resistido, encontram-se de maneira incipiente apesar dos inúmeros benefícios que são destacados sobre o treinamento resistido e saúde. Neste sentido, ampliar estudos sobre o tema faz-se necessário. Apresenta-se como necessário fazer a discussão da produção do conhecimento na área do treinamento resistido com intuito de ampliar as discussões e pesquisas sobre o tema em Teses, Dissertações, periódicos da área e outros espaços, ressaltando o valor social que estas pesquisas tem para a população.