Navegando por Orientador "FURTADO, Paulo Roberto Santana"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo-História: band-aid na ferida(2019-12-18) SILVA, Jéssica Bianca César; FURTADO, Paulo Roberto Santana; http://lattes.cnpq.br/4090281906746877; http://orcid.org/0000-0001-8925-4207A presente pesquisa começa com um memorial que perpassa pelo abuso sexual, o teatro pessoal em busca de uma cura, o ser professora e encenadora, inicialmente, principalmente pelo teatro pessoal que desenvolvo para sobreviver mais um dia. E partindo dessa fenomenologia chamada teatro, revivo, construo, destruo e reconstruo meu corpo. Percebendo assim as diversas construções de personagens anarcometodologicos. Em quatro sessões falo sobre como o engendramento de dores, feridas e cicatrizes resultam em um ensinar sobre o cuidado de si; cuidado esse que vai além do EU, de mim, e deságua em um grupo de mulheres que tem em comum as lutas diárias de ser mulher, as diversas feridas e o não saber como lidar com diversos transtornos psicológicos adquiridos pelo silenciamento diário. Teço através do teatro pessoal a construção de vários personagens, dramaturgias e encenações. Como resultado, desenvolvo métodos de ensino de teatro propulsor de vozes, onde os estudos de conexões de autocuidado – cuidado de si – propiciam uma construção cênica de lutas sociais poéticas: o espetáculo “Enfim Sós”.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desabafo: memórias de uma casa em descobrimento(2019-12-18) TEIXEIRA, Marta Franco; FURTADO, Paulo Roberto Santana; http://lattes.cnpq.br/4090281906746877; http://orcid.org/0000-0001-8925-4207A presente pesquisa, escrita em forma de diário-memorial utilizando o método fenomenológico, relata sobre o bullying, vivido por agressões verbal, moral e psicológica, esta cicatriz surgiu no âmbito familiar e perdura até a atualidade, mas em menor frequência. A pesquisa comenta sobre o desabafar dessas agressões por meio da dança-teatro, intitulada deste modo após o início do estudo na graduação em teatro. Esse curso disponibilizou, além de um desabafar artístico mais aprimorado, uma pessoa como caminho para uma maior aproximação com o Divino na trajetória escrita e esta proximidade contribuiu para um processo criativo, o qual resultou em uma apresentação prática desta pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Narrativas de Memória: história de vida de uma mulher e seu encontro com o fazer teatral(2018) SANTOS, Selma Maria dos; FURTADO, Paulo Roberto Santana; http://lattes.cnpq.br/4090281906746877Este trabalho é focado na Minha História de Vida, Narrativas de Memória em que debruço sobre mim para contar Minha Trajetória em busca de um Sonho que desde criança acalento, que é poder Fazer e Estudar Arte. O encontro com o Grupo de Teatro Universitário (GTU), como esse me perpassou e foi essencial para a minha construção Artística e formação de Professora de Teatro. O objetivo principal é mostrar Minha Trajetória na busca da concretização desse Sonho e especificamente enquanto discente analisar e confrontar a importância do estudo acadêmico para a formação do conhecimento do Artista e Professor de Teatro, o que aqui poderei realizar fazendo esta análise com minha própria experiência entre o Fazer e o Conhecer e essencialmente exprimir Arte, através de indícios pessoais identificando as ações e o contato de novas pessoas num diálogo com o GTU.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teatro empresarial: a trajetória empreendedora da Itaguari cultural(2019-12-16) TEIXEIRA, Silvia Dutra; FURTADO, Paulo Roberto Santana; http://lattes.cnpq.br/4090281906746877; http://orcid.org/0000-0001-8925-4207Este trabalho de conclusão de Curso apresenta o Teatro Empresarial sob a trajetória empreendedora da Itaguari Cultural, produtora artística sediada na Trav. Santa Catarina nº 204, apt. nº 402. Tendo como objetivo compreender o que é o Teatro Empresarial e como se dá o processo metodológico em campo de atuação a partir das experiências da trajetória da Itaguari. Ressaltando ainda a importância da linguagem cênica no seio coorporativo e como seguimento da economia criativa. O mesmo parte de um resumo histórico do teatro mundial, visando a busca dos empreendedores desse período até o teatro brasileiro, partindo desta compreensão, para então conceituar o Teatro Empresarial.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teatro na terceira idade: costurando vidas em cena(2017) FIGUEIREDO, Amanda Carneiro; FURTADO, Paulo Roberto Santana; http://lattes.cnpq.br/4090281906746877; http://orcid.org/0000-0001-8925-4207Teatro na Terceira Idade: Costurando Vidas em Cena, registra em cinco cartas pessoais, cada uma com um destinatário diferente, o percurso da aluna Amanda Carneiro Figueredo, enquanto bolsista e estagiária do Projeto de Extensão Teatro, Memória, Música e Poesia na Melhor Idade. Através de uma perspectiva subjetiva – entremeada de descrições e reflexões, lembranças e emoções, que procura aproximar vários campos do conhecimento, como o artístico, empírico e científico – este trabalho apresenta considerações sobre a inserção do idoso no universo teatral como protagonista da cena e sobre o trato com a memória de velhos por meio do teatro; discorre sobre o trabalho de uma professora de teatro em gestação; sobre uma oficina de teatro com idosos embasada nos jogos de Augusto Boal e sobre uma montagem teatral realizada a partir desta oficina; sobre a relação da escritora com seus colegas de tralaho, suas alunas, o contexto em que o projeto foi desenvolvido e suas íntimas observações. Com uma escrita livre, um olhar ora brando, ora apurado, este estudo vem unir perspectivas e criar sua própria Colcha de Retalhos de saberes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teatro, memória, música e poesia na "Melhor Idade": relatos de uma vivência(2019-12-18) LOPES, Neire Conceição Nunes; FURTADO, Paulo Roberto Santana; http://lattes.cnpq.br/4090281906746877; http://orcid.org/0000-0001-8925-4207O presente trabalho traz relatos que percorrem pelas memórias da minha infância, dos encontros com meus avós, da mãe, da mulher, do acaso que se encarregou de me trazer ao teatro e que me fez escolher o curso de Licenciatura em Teatro e as implicações dessa escolha na minha vida. Mostra também a importância das atividades de extensão na relação entre Universidade e Comunidade e a contribuição para a formação do docente. No projeto de extensão Teatro Memória, Música e Poesia na Melhor Idade, ampliei meu olhar sobre a velhice, vivenciei a práxis docente nos estágios supervisionado I e II, conhecendo realidades outras, favorecendo as descobertas que irão enredar minha formação, quando da aplicação da teoria e da prática que trarão conhecimentos ao processo de ensino/ aprendizagem, da escolha do campo de aplicação dos saberes e do meu perfil enquanto professora de teatro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vem curtir o embalo desse som: a trajetória de um artista-professor(2019-06-03) LOPES, William Cezar Gonzaga; FURTADO, Paulo Roberto Santana; http://lattes.cnpq.br/4090281906746877; http://orcid.org/0000-0001-8925-4207O trabalho intitulado como “VEM CURTIR O EMBALO DESSE SOM: A trajetória de um artista-professor” foi desenvolvido através de uma pesquisa pessoal e comunitária, de caráter qualitativo. Relata lembranças advindas de um currículo oculto, em que todos os caminhos percorridos pelo autor resultaram numa somatória para o desenvolvimento deste estudo. Nele, trechos da trajetória artístico-pessoal e artístico-profissional são relatadas, contendo imagens para melhor entender, assim como uma pesquisa acerca do Brega e do Brega Paraense.