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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE BAUHINIA BLAKEANNA DUNN (LEGUMINOSAE): caracterização, isolamento e identificação dos compostos bioativos.(2023-12-18) SANTOS, Eyshila Evangelista do Espírito; FREITAS, Manolo Cleiton Costa de; http://lattes.cnpq.br/7328679372733759A planta Bauhinia blakeanna dunn é conhecida mundialmente por ser utilizada como hipoglicemiante, ou seja, a mesma é utilizada para a diminuição de glicose no sangue, atuando contra a doença diabetes. O trabalho em questão teve o objetivo de fazer o estudo fitoquímico e da ação antioxidante das folhas da planta. Durante o trabalho foram realizados diferentes experimentos para o conhecimento de suas propriedades fitoquímicas, seguindo metodologias pré-estabelecidas. Entre esses experimentos, como base, primeiramente foram feitos o processamento e a caracterização do pó do material vegetal com realização de determinação Granulométrica do pó onde foi possível perceber que o pó de Bauhonia blakeanna dunn é um pó grosso. Outros experimentos importantes foram feitos no pó da planta como a determinação de índice de intumescimento, teor de umidade e de material estranho no pó com o resultado de 1,9Ml/g, 7,9% e 0,9%, respectivamente. Em seguida realizou-se a padronização e caracterização dos extratos hidroetanólicos a parti do material vegetal pulverizado e pôr fim a realização das análises cromatográficas feitas através da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE). Ao final da pesquisa, as análises realizadas ajudaram a entender as características fitoquímicas da planta e suas possíveis utilidades.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTÉUDO DE LIGAÇÃO QUÍMICA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: na percepção dos alunos do Ensino Fundamental II(2018-08-07) SANTOS, Aida Castro dos; FREITAS, Manolo Cleiton Costa de; http://lattes.cnpq.br/7328679372733759O ensino de química no ensino fundamental é considerado recente e a sua prática segue propostas educacionais que lembra o modelo educacional como teórico básico expressado em sala de aula, baseando-se ainda na mera transmissão de conteúdos e tendo como recurso exclusivo o livro didático e a sua reprodução no quadro, contudo as metodologias utilizadas por professores aos poucos vêm sofrendo alterações, com a inserção de recursos didáticos e a adoção de práticas no processo da aprendizagem. A abordagem do conceito de química no nono ano do Ensino Fundamental requer do aluno um entendimento mais profundo e intenso, aumentando a capacidade de conectar o que é visto em sala com as situações do cotidiano, como por exemplo questionar, analisar, observar situações diárias. As dificuldades dos alunos em compreender os conteúdos de Química aparecem logo no Ensino Fundamental, quando eles têm os primeiros contatos com a disciplina. O conteúdo de ligação química é apontado por alguns autores como um dos que apresentam mais dificuldades pelos estudantes. A orientação dos PCNs de Ciências Naturais é para uma abordagem mais simples dos conteúdos, procurando impedir que seja abordado detalhadamente, pois, não é viável neste nível de escolaridade. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como pretensões discutir as concepções que os alunos do nono ano do ensino fundamental têm a respeito da aprendizagem do conteúdo de Ligação Química. A partir de uma pesquisa de campo qualitativa com a utilização de questionário, na qual participaram 68 alunos de 02 escolas públicas do município de Breves-Pa. Após analisar os resultados da pesquisa, identificou-se que um dos principais fatores que contribuem para um ensino “precário” na visão do aluno, está ligado diretamente na formação do educador de ciências/química que, como principal agente articulador do processo ensino e aprendizagem, precisaria elaborar métodos pertinentes para facilitar a aprendizagem e despertar maior interesse nos alunos, coibido dessa forma o insucesso do seu trabalho. Foi possível perceber ainda que o ensino de ciências/química necessita de mais aulas práticas pois os alunos demostraram interesse por aulas com essas características e que aos poucos o professor busca diversificar suas metodologias de ensino.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Percepção dos ribeirinhos do igarapé Santa Cruz sobre a captação de água do igarapé para utilização doméstica(2018-12-13) BARRETO, Cristiane Alves; FREITAS, Manolo Cleiton Costa de; http://lattes.cnpq.br/7328679372733759O crescimento urbano desordenado iniciou-se na Segunda metade do século 20, o Brasil tornou- se um país urbano, ou seja, mais de 50 % de sua população passou a residir nas cidades. A partir da década de 1950, o processo de urbanização no Brasil tornou-se cada vez mais acelerado se a alastrando por todo o território nacional. Nesta fase de reocupação do campo para a cidade, desencadeou sérios problemas como a mudança no cenário original e trouxe à tona a problemática ambiental. É neste contexto que o processo expansão urbana que Breves-PA, ao longo dos anos vem incorporando em seus espaços, e as ocupações em áreas desocupadas marcam e espaços da cidade, havendo maior aglomeração populacional, principalmente, nas zonas periféricas as margens do igarapé Santa Cruz, acarretando em cenários de problemas ambientais de várias ordens. Diante destes cenários a proposta teste trabalho teve por objetivo a identificação da real situação do Igarapé Santa Cruz, bem como um breve estudo em relação à percepção dos ribeirinhos quanto à captação de água para utilização em diversas atividades domésticas.