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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Coleção Ensino de Ciências na Escola: um repositório digital com apoio pedagógico para o ensino e a formação
    (2023-12-07) SANTOS, Gisele Damasceno dos; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055
    Os repositórios digitais se configuram como importantes ferramentas para o acesso digital e gratuito a materiais com o potencial de contribuir positivamente nas práticas docentes. Visto isso, a presente pesquisa tem como objetivo descrever e analisar a construção de um repositório digital para hospedar a coleção “Ensino de Ciências na Escola” com 12 catálogos digitais de produtos educacionais (PE). A metodologia consistiu em duas grandes etapas: a primeira compreendeu uma pesquisa bibliográfica em 36 programas de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, entre 2010 a 2019, para a identificação e sistematização dos PE. A segunda contemplou duas fases paralelas: i) a editoração e diagramação dos catálogos digitais, através do App Canva®; ii) construção do repositório digital. Os resultados originaram materiais educacionais que se constituem em produtos acessíveis de inovação, que visam à melhoria do ensino de Ciências e Biologia e o fortalecimento da formação inicial e continuada de professores.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas
    (2024-09-16) SANTOS, Heloisa Rodrigues; SANTOS, Luana Thaís Chucre dos; SILVA, Andressa Oliveira da; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055; https://orcid.org/0000-0003-2935-1309
    Os espaços não formais são considerados grandes aliados da educação formal e para a formação científica dos estudantes, estimulando o interesse e curiosidade sobre o ensino através da sua potencialidade pedagógica. Diante disso, temos como objetivo analisar as narrativas memorialísticas de licenciandos a fim de discutir o papel dos espaços não formais nas suas vivências escolares da Educação Básica e na formação dos mesmos. O método de investigação foi a pesquisa narrativa, utilizando os relatos memorialísticos produzidos no contexto da disciplina de “Estágio I: Espaços Não Formais” com uma turma de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará–Campus Bragança. Os relatos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Discutimos os resultados sobre os significados das experiências desses licenciandos em três categorias de análise: i) Identificação dos Espaços Não Formais, que apresenta e discute os tipos de espaços que os estudantes visitaram em seus anos escolares; ii) Contribuições para aprendizagem, em que discutimos o papel dos espaços não formais para o fortalecimento da relação teoria e prática, percepção da realidade, contextualização e maior engajamento e participação dos estudantes; iii) Contribuição dos Espaços Não Formais para escolha da carreira profissional, na qual evidenciamos o quanto as vivências nos espaços não formais puderam contribuir para despertar o interesse em cursar Ciências Biológicas. A partir das memórias escolares é possível perceber e reafirmar o importante papel que os espaços não formais desempenham na vida escolar dos estudantes e sua forte contribuição nos processos de educação científica e formação social e acadêmica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O Ensino das noções de física para o 9º ano do ensino fundamental através de relações com o corpo humano
    (2022-07-11) SILVA, Cleiciane Oliveira da; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055
    Este trabalho tem como objetivo relacionar conteúdos de física do 9º ano do Ensino Fundamental com assuntos do corpo humano, trazendo uma perspectiva interdisciplinar entre física e biologia. Para tal, foram analisados três livros didáticos do 9º ano, tendo em vista os conteúdos mais relevantes que se relacionam com algumas atividades que o corpo humano é capaz de realizar. Como resultados, apresentamos diversas relações entre os assuntos de física e o corpo humano e apresentamos algumas estratégias que possam contribuir numa melhor compreensão dos conteúdos propostos, visto que as estratégias buscam aumentar a participação dos alunos nas aulas, auxiliando no processo ensino-aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de genética e evolução a partir de Catálogo Digital de Produtos Educacionais
    (2023-11-17) SALES, Gabriela Alves; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055
    Os campos de conhecimento da Evolução e da Genética são considerados áreas estruturantes dentro das Ciências Biológicas, por isso essas áreas de conhecimento possuem grande relevância para a alfabetização científica e a formação cidadã crítica. Apesar disso, estudos apontam que seu ensino nas escolas ainda não é satisfatório, sendo vistos como temas complexos e polêmicos de serem trabalhados em sala de aula. Diante da importância de promover o aprendizado dessas temáticas de forma mais significativa e motivadora, este trabalho tem como objetivo analisar e divulgar as propostas de ensino presentes no “Catálogo Digital de Produtos Educacionais sobre Genética e Evolução", disponível no repositório digital da "Coleção Ensino de Ciências na Escola". A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, na qual foram adotadas análise documental e análise de conteúdo para a realização da análise descritiva do catálogo digital escolhido. Foram consideradas quatro categorias para a fase de análise de interpretação referencial dos produtos educacionais (PE) que constituem o catálogo, sendo elas: recurso didático metodológico, conteúdo curricular, interdisciplinaridade e abordagem inclusiva. Como resultados, foram analisados 43 PE, os quais desenvolveram e/ou utilizaram uma diversidade de recursos didático-metodológicos como proposta de ensino. A Sequência Didática foi a proposta metodológica mais frequente, ocorrendo em 16 produtos, ela compreende uma metodologia com atividades organizadas em etapas/módulos que se articulam entre si. Em relação ao conteúdo curricular verificamos que 27 PE desenvolveram assuntos relacionados a Genética e 16 PE envolveram assuntos de Evolução. Identificamos ainda que apenas 5 PE são interdisciplinares e somente 1 possui uma abordagem inclusiva. A partir da análise do catálogo foi possível observar a riqueza de ferramentas metodológicas e recursos que podem facilitar a abordagem dos conteúdos de Genética e Evolução, assim consideramos que o mesmo pode ser um importante aliado no planejamento para um ensino mais inovador e significativo nessas áreas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino por meio de projeto: trabalhando a sexualidade com adolescentes
    (2023-11-17) SILVA, Keyse Bianca dos Santos; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055
    A falta de informações a respeito dos diversos aspectos que envolvem a sexualidade pode acarretar riscos, confusões e tomada de decisões que envolvem aspectos emocionais, sociais e psicológicos que perpassam a fase da adolescência, sendo necessário trazer ao ambiente escolar essa temática para além da abordagem técnica e biológica. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver e analisar uma proposta de projeto de ensino para trabalhar temáticas sobre sexualidade e adolescência na escola. O planejamento do projeto foi desenvolvido com base nas atividades propostas nos Produtos Educacionais (PE) disponíveis no Catálogo Digital de Educação em Saúde e Sexualidade, acessível no repositório digital da Coleção Ensino de Ciências na Escola. Os PE foram analisados e as atividades foram escolhidas a partir de suas metodologias e organizadas por temáticas na proposta do projeto, que foi estruturado para ocorrer ao longo do ano letivo, sendo o primeiro semestre organizado em 6 momentos: (i) Concepções sobre sexualidade; (ii) Adolescência: mudanças e autoconhecimento; (iii) Gênero e orientação sexual; (iv) Sinais de alerta: violência e assédio sexual; (v) Conhecendo seu corpo: sistemas genitais (vi) Higiene pessoal e saúde coletiva: cuidados com a saúde íntima e suas implicações na vida. O segundo semestre traz 4 momentos e envolve atividades com as temáticas: (vii) Ciclo menstrual; (viii) Cuidando do seu futuro: métodos contraceptivos; (ix) Gravidez na adolescência e os riscos de um aborto – a responsabilidade de meninas e meninos; (x) Cuidando da sua saúde: infecções sexualmente transmissíveis. Consideramos a partir do projeto desenvolvido que discutir sobre sexualidade com adolescentes é essencial, sobretudo na escola, para trazer reflexões que auxiliem na compreensão e tomada de decisões na vida sexual, no respeito coletivo, relacionamento interpessoal e cuidados consigo, possibilitando elucidar questões importantes e desmistificar aspectos considerados como tabus acerca dessa temática intrínseca à vida de todo ser humano.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Espaços não formais na prática pedagógica de professores de Ciências nos municípios de Primavera e Quatipuru - Nordeste Paraense
    (2024-09-24) OLIVEIRA, Hugo Edilberto Ramos de; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055; https://orcid.org/0000-0003-2935-1309
    O emprego dos espaços não formais vem sendo utilizado pelos professores da Educação Básica devido a esses ambientes possibilitarem para os estudantes um aprendizado prático e experimental, o desenvolvimento de habilidades sociais, o incentivo à criatividade e a inovação. Esta pesquisa faz uma análise do uso dos espaços não formais a partir da concepção e experiências de professores do Estado do Pará, Brasil. A investigação foi desenvolvida através da aplicação de questionário com seis professores de Ciências e Biologia atuantes nos municípios de Primavera e Quatipuru, situados no nordeste do Estado do Pará. Como resultados, verificamos que apesar do reconhecimento de que a utilização dos espaços não formais contribui para o fortalecimento do ensino e a aprendizagem dos alunos, essa prática de ensino ainda é um desafio para os professores em exercício nesses municípios devido algumas dificuldades enfrentadas, como: liberação dos alunos para realização das aulas nos espaços não formais, o incentivo para realizar essa prática de ensino, lacunas na formação inicial e continuada; e ainda dificuldades com transporte. Ainda que esse método de ensino apresente alguns empecilhos, os professores consideram como essencial a utilização dos espaços não formais para a contribuição do ensino e aprendizado dos alunos e também consideram que eles proporcionam aspectos que facilitam práticas pedagógicas contextualizadas na disciplina de Ciências e Biologia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Extensão universitária e formação de professores de Ciências e Biologia: experiências com uso de Repositório Digital.
    (2023-12-07) HORA, Adriane Jamily Ferreira; COSTA, William Lima da; SANTOS, Gisele Damasceno dos; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055
    A extensão universitária se constitui como elemento essencial para relações mais próximas e interativas entre a universidade-comunidade, que por sua vez geram melhorias na sociedade, entre as quais se destaca o espaço educacional, que pode ser impactado através do conhecimento, uso e aplicação dos resultados gerados. Visto isso, o presente trabalho tem como objetivo relatar experiências das ações extensionistas promovidas em um projeto de extensão que visa contribuir na formação continuada de professores de Ciências e Biologia da Educação Básica, por meio da promoção de oficinas que utilizam produtos educacionais hospedados em repositório digital. O projeto de extensão foi desenvolvido em duas grandes etapas: i) construção do Repositório Digital da Coleção Ensino de Ciências na Escola; ii) divulgação do material do repositório a partir das oficinas de formação. As experiências vivenciadas e refletidas nos possibilitaram perceber que houve um impacto positivo das ações extensionistas no âmbito escolar, pois as oficinas realizadas trouxeram interesse dos professores em relação ao material apresentado e motivação para inovar com um ensino contextualizado e criativo nos temas abordados. Ainda, destacamos a tecnologia como aliada para a disseminação das ações extensionistas, pois alcança diferentes públicos ao romper com barreiras geográficas para a difusão do conhecimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Biologia: análise sobre a contextualização regional na Amazônia legal.
    (2025-04-03) SILVA, Andressa Oliveira da; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055
    A formação continuada de professores é um processo indispensável para o bom desempenho docente, pois agrega possibilidades para melhorias na aprendizagem e a superação dos desafios educacionais contemporâneos. Considerando o papel dos Mestrados Profissionais na formação docente, esta pesquisa analisou os Produtos Educacionais (PE) em Ensino de Ciências e Biologia produzidos nos Programas de Mestrado Profissional da região da Amazônia legal, no período de 2014 a 2023, para verificar de que maneira os PEs abordam temáticas do contexto amazônico em suas propostas de ensino/formação, quais os focos temáticos e a articulação entre o nível de ensino e o conteúdo curricular. A pesquisa bibliográfica de abordagem qualiquantitativa foi baseada nas três fases da Análise de Conteúdo: (i) a sistematização dos PEs identificados com base em doze descritores previamente definidos; (ii) a leitura analítica dos PEs que abordavam temáticas do contexto amazônico e (iii) a interpretação dos resultados e discussão com os referenciais teóricos. Os resultados da pesquisa revelaram que as instituições que possuem mais PEs que trabalham o contexto amazônico incorporam explicitamente essa abordagem em seus objetivos e linhas de pesquisa. Os temas predominantes em relação ao número de trabalhos incluem Educação ambiental, Fauna e Flora amazônica, Espaços não Formais e Metodologias de Ensino, reforçando a importância da contextualização para um ensino que faça sentido e valorize a cultura local, além da necessidade de mais incentivos para o desenvolvimento de pesquisas que abordem os saberes tradicionais e indígenas, necessários para uma educação decolonial e significativa na Amazônia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências: análise de dissertações e produtos educacionais sobre educação ambiental (2010-2019)
    (2021-01-27) GOMES, Ana Samile Alves; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055
    O presente estudo investigou as dissertações dos Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, no período de 2010 a 2019, com foco na temática da EA, com abordagem interdisciplinar no Ensino Médio. A investigação consiste em uma pesquisa bibliográfica, do tipo “Estado da Arte”, de natureza quali/quantitativa. Foi encontrada uma produção total de 1017 dissertações. A análise do descritor “Conteúdo/tema curricular’’, demostrou que a temática da EA apresentou 156 trabalhos de todos os níveis de ensino demonstrando a importância da EA entre os temas agrupados. Foram catalogadas 32 dissertações voltados para EA-interdisciplinar-EM. Sobre o descritor recurso didático-metodológico, destacamos seis categorias encontradas. As estratégias adotadas pelos professores dos MP se configuram como práticas sistemáticas e inovadoras voltados para a melhoria do ensino. Tal análise possibilitará que os produtos dos MP sobre EA cheguem como importantes ferramentas didáticas, tanto na formação inicial e continuada de professores, quanto nas práticas de ensino nas escolas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Oficinas formativas com catálogos digitais: avaliação da motivação e interesses de docentes
    (2023-10-19) NUNES, Alexandre Daniel Monteiro; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055
    A formação de professores se configura como um importante pilar para o desenvolvimento de melhorias na educação do nosso país, portanto, investimentos e iniciativas que visem fortalecer tanto as licenciaturas, quanto a formação continuada são extremamente importantes. Nesse sentido, pretendendo contribuir nessa questão, a presente pesquisa buscou realizar oficinas de formação continuada a fim de apresentar e discutir as potencialidades do repositório digital da “Coleção Ensino de Ciências na Escola” para professores. A plataforma visa facilitar o acesso dos educadores ao acervo de produtos educacionais elaborados em Mestrados Profissionais na área do Ensino de Ciências, por meio de doze catálogos digitais temáticos, buscando colaborar com o planejamento e inovação das aulas. Diante disso, o objetivo desta investigação é avaliar a pertinência e contribuições do repositório digital como ferramenta de apoio pedagógico, e ainda, conhecer quais os interesses e demandas por formação dos docentes participantes das oficinas. Como metodologia, foi aplicado questionário via formulário eletrônico para os sujeitos participantes de três oficinas realizadas de divulgação do repositório digital, tendo como público professores em exercício da Educação Básica. As respostas foram analisadas a partir das categorias: i) Perfil profissional; ii) Interesse pedagógico; iii) Motivação. Como principais resultados, verificamos que os docentes em sua maioria são da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, todos consideraram importante conhecer a Coleção, sendo o maior interesse nas propostas interdisciplinares, na variedade de estratégias de ensino e na abordagem inclusiva. Verificamos ainda que os docentes se sentiram motivados a utilizar os Catálogos Digitais como suporte pedagógico no seu planejamento de ensino e que indicariam a outros professores. A partir disso, consideramos que a Coleção apresentou grande pertinência educacional e elevado potencial de contribuição na prática docente na opinião dos professores, dessa forma, somando com efetivas melhorias no ensino e formação docente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pluralidade metodológica no ensino de Bioquímica e Citologia a partir de Repositório Digital Educacional
    (2023-12-12) COSTA, William Lima da; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055
    Uma particularidade no ensino de Citologia e Bioquímica é o caráter microscópico e abstrato dos assuntos, o que torna o estudo mais desafiador; assim, para promover a aproximação e compreensão dos estudantes, é necessário o uso de pluralidade metodológica no ensino aprendizagem neste tema. Visando contribuir nesta questão, esta pesquisa tem como objetivo analisar o conteúdo e as potencialidades de um Catálogo Digital de Produtos Educacionais sobre Bioquímica e Citologia que integra a Coleção Ensino de Ciências na Escola, uma vez que se configura como material de apoio para planejamento docente de aulas nesta temática. A investigação se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica na qual foi realizada uma análise quanti-qualitativa descritiva com base nas três fases da Análise de Conteúdo, tendo como principais categorias: (i) Conteúdos Abordados; (ii) Estratégias de Ensino e (iii) Interdisciplinaridade e Inclusão. A partir dos resultados, consideramos que o Catálogo Digital de Bioquímica e Citologia oferece um suporte pedagógico aos docentes para o efetivo exercício do pluralismo metodológico no ensino desta temática, pois as propostas educativas diversificadas apresentadas nos produtos educacionais analisados podem enriquecer as atividades em sala de aula, trazendo dinamismo, inovação e aperfeiçoamento da prática pedagógica e no ensino do tema.
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