Navegando por Orientador "FERREIRA, Mayrla Andrade"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um canto em cena: o olhar do encenador na constituição de sua poética(2013) SANTOS, Alyne Souza dos; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971; https://orcid.org/0000-0003-1115-7719A Pesquisa visa à compreensão do processo criativo para a construção de uma poética do encenador, a partir da construção do seu processo criativo, para isso toma como objeto de estudo o Cântico das Lembranças: Em Odara ao qual é estabelecido uma construção junto aos intérpretes, que vem a dialogar com suas próprias histórias de vida, de modo que as personagens são construídas a partir do próprio olhar do intérprete, permitindo-lhes a liberdade desejada no ato da criação, e estimulando-os à busca por movimentos novos, livres de uma técnica rígida. Para tal lança-se um olhar sobre os procedimentos utilizados na construção e percebe-se fortes semelhanças entre os procedimentos adotados e a representação não interpretativa, de Luís Otávio Burnier, assim como dos métodos das ações físicas em Grotowski. O estreito diálogo sobre as influências do olhar da atriz na construção da encenadora desvelam encontros de uma poética particular. A abordagem da fenomenologia da percepção do filósofo Maurice Merleau-Ponty (1999) compõe as bases dessa pesquisa no auxílio do reconhecimento construído através da corporeidade. A pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza-se da coleta sensorial se Cecília Salles (2009) que visa entrar em contato com as singularidades de um procedimento utilizados como: entrevistas abertas com os quatro sujeitos envolvidos na prática do experimento Cânticos das Lembranças: Em Odara, os dois músicos e o dois intérpretes, e mais um advindo de outro intérprete, para o desmembramento deste Cântico, e de documentos como os desenhos construídos no caderno do encenador, no percurso processual de investigação deste objeto. As considerações conclusivas dessa pesquisa perpassam pela influência do olhar da atriz na construção da encenadora, procurando através da relação estabelecida entre as duas práticas, encontrar a sua poética, também encontrando deste modo uma nova proposição ao encenador no ato de ensinar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Criatividança: uma experiência de ensino em dança no Projeto Educação para a Vida(2011-06-30) CRUZ, Fanny Alecsia Costa; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971Esta pesquisa nos convida a uma reflexão sobre dança criativa compreendendo os processos de criação em dança numa perspectiva de construção rizomática que possui conexões múltiplas no universo artístico. Nessa visão de multiplicidade propõe-se neste trabalho uma rede de dança-criação onde se interligam as várias interfaces de um processo de ensino em dança com o ato de criar que dialogam com os elementos da improvisação na prática pedagógica em dança. Ao trazer a experiência da dança criativa no projeto educação para vida, reafirmamos a valorização do aluno-intérprete-criador enquanto ser histórico-cultural-social capaz de conduzir mudanças de todo um percurso, de não somente um processo criativo cênico, mas de toda uma vida. É feito o enfoque da dança numa abordagem contemporânea em diálogo principalmente com Rudolf Laban, Regina Miranda e Isabel Marques. A pesquisa é de abordagem qualitativa, construída a partir da pesquisa participante para análise investigativa da práxis, com enfoque no referencial da fenomenologia crítica, buscando alcançar as reais experiências vividas. Apresenta-se a tentativa de partilhar primeiras incursões pedagógicas em processos de dança criativa, a partir de experiências vivenciadas neste percurso inicial da docência. Conclui-se que a rede rizomática dança-criação aqui apresentada mostrou que as possibilidades de uma dança criativa podem ser elementos de estímulos em potencial da criatividade humana. Há um processo de compreensão, problematização, desvelamento, evidenciados como contexto proposto pelos alunos-intérpretes-criadores á luz da criação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A dança educação: relações entre arte/ensino/sociedade no contexto escolar(2019-06-29) SILVA, Lúcia Letícia Fróes da; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971O presente trabalho tem como intenção de compreender a dança como educação enquanto área de conhecimento no contexto escolar. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa a partir de intervenções teórico-práticos em um estágio no 3º ano do ensino fundamental, no âmbito do projeto de pesquisa Escola Dança e Educação e o projeto de extensão Educadança. A pesquisa segue um referencial teórico-prático baseado em estudos a partir de um olhar para a dança dentro das escolas de ensino formal nos municípios de Belém e Ananindeua no Pará. Como fundamentação deste trabalho, buscou-se a concepção do tripé das relações da tríade Arte, Ensino e Sociedade de Izabel Marques (2010) e a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa (1980) na utilização de caminhos metodológicos no processo de ensino-aprendizagem da Dança em sala de aula. Percebe-se que os contextos socio-político-culturais tanto da escola quanto do aluno podem estar inter relacionados com propostas de educação da dança, visto que a escola forma cidadãos para a sociedade. Os aspectos conclusivos desta pesquisa compreendem a Dança como educação no processo de desenvolvimento do ser humano e nas inter relações entre Arte/Ensino e sociedade no ensino formal na educação básica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jazz: uma proposição para criação na Escola de Dança Paula Lisboa(2012) VALE, Mayara Almeida do; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971Este trabalho de conclusão de curso trata da minha história na dança, de como e quais influências me levaram a criação híbrida na linguagem do jazz dance, procurando proposta de ensino com o foco nas possibilidades de desenvolvimento da consciência corporal para desvendar novas movimentações e processos criativos. O objetivo deste trabalho é discutir o jazz dance enquanto linguagem híbrida relacionando com uma proposta de ensino para a criação do mesmo. Sua metodologia constitui-se acerca de coletas de dados e a partir de observações, que resultam na sugestão coreográfica coletiva de minhas alunas. A noção de hibridização nesse trabalho é compreendida a partir de Nestor Canclini (2008) que inicia e se mantém presente em todo o desenvolver desta pesquisa e minhas proposições partem de compreensões acerca do livro de Lenira Rengel (2008) “Temas de movimento de Rudolf Laban”.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mahol: a dança de louvor como processo de ensino aprendizagem(2011-07-06) GARCIA, Lana Cristina Favacho; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971Esta pesquisa intitulada Mahol: A dança de louvor como um processo de ensino aprendizagem, nos convida a uma reflexão quanto á prática da dança, no ambiente litúrgico cristão protestante. Este trabalho aborda a visão de corpo da igreja medieval e seus reflexos na igreja evangélica contemporânea, com fins de entender a supressão da dança na igreja medieval e o crescimento dessa prática na igreja na contemporaneidade. Seu objetivo visa á disponibilização de materiais sobre o assunto, que ganha maior autenticidade por ter um olhar nativo desse processo, onde a pesquisadora trabalha sobre a perspectiva das igrejas evangélicas da contemporaneidade, especificadamente, a Igreja Batista Missionária da Amazônia (IBMA) em São Brás. A pesquisa caractetizou-se como uma pesquisa qualitativa, inicialmente, fez-se uma pesquisa bibliográfica a fim de conhecer autores referente a temática em questão. Através da utilização de uma pesquisa etnográfica, a qual permitiu apreender à realidade do trabalho de campo, a partir da observação participante, fez-se a análise investigativa da práxis da dança, obtida através de entrevistas com o grupo pesquisado Sibecai da IBMA. Esta visão proporcionou a construção da tríade dança- adoração- educação, que compõe os princípios desta pesquisa, como possibilidade de uma formação para além da escola, considerando o homem como ser histórico- social- cultural. Em diálogo com a dança, a adoração e a educação, apresento os principais autores abordados: Antônio Faro (2004),JudsonCornwall (1995) e Isabel Marques (2007), que nos levam a desbravar de maneira reflexiva, o universo do ambiente do culto evangélico, tendo como referência a dança e o adorador- educador, que contam como subsídios para reforçar a prática de ensino da dança na igreja, respeitando a cultura de cada denominação, propondo maior disseminação dessa prática como expressão de quem a vivência. O local da pesquisa de campo foi elencado pelo olhar nativo da pesquisadora, que partilha da mesma denominação, Batista. A escolha do objeto da pesquisa, o Ministério de dança Sibecai, ocorreu pela necessidade que a pesquisadora manifestou em observar o que já vivia na sua igreja local, para que pudesse dessa forma visualizar de fora para dentro sua vivência diária. Dessa forma, obteve-se dados satisfatórios como o processo ocorrido que levou a reflexão da prática da dança no culto evangélico, observado nos ensaios do Sibecai e no momento de ministração no culto na IBMA, o que evidenciou a dança de louvor como fonte de ensino e aprendizado. Essa prática não vem apenas como um complemento no culto evangélico, mas torna-se o próprio culto de quem vivencia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Puta: reflexões sobre um processo de criação em dança a partir do diálogo entre ballet clássico e pensamentos contemporâneos em dança(2018-12-17) AMARANTE, Alice Cáritas Almeida; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971A presente pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre o processo de criação do solo PUTA, como proponente de diálogos entre processos de criação em ballet clássico e pensamentos contemporâneos em dança. utilizando para instrumentos de análise, tanto a trajetória pessoal da autora, quanto a atuação de transgressoras no percurso histórico do ballet. Para tratar de processos de criação, este trabalho traz à discussão, principalmente, os pensamentos de Cecília Salles e Fayga Ostrower, partindo do princípio de que processos são transitórios, sem fins e inícios determinados e têm suas constituições baseadas no sensível. A fim de dialogar com “pensamentos contemporâneos”, esta pesquisa toma como bases teóricas, predominantes, ideias de Thereza Rocha e Laurence Louppe, referentes ao entendimento de que pensamentos contemporâneos nascem das reflexões às quais somos submetidos(as) nas relações internas e externas a nós. A pesquisa é de base qualitativa de cunho autobiográfico, tendo como instrumentos fotografias, relatos, observações do âmbito que rodeia a autora, enquanto artista e docente de dança. Com a conclusão desta pesquisa, constata-se que a “dança contemporânea” pode estar inserida em qualquer trabalho de qualquer gênero de dança, que busque olhar para o mundo, para as relações sociais, de maneira sensível e propondo análises e mudanças a respeito de situações que merecem ser colocadas em pautas de discussões e possíveis reformas. Esta pesquisa é um convite à reflexão sobre dança, especificamente ao ballet clássico, nacontemporaneidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Salão Compartilhado: um estudo sobre a condução compartilhada entre dama e cavalheiro na dança de salão(2018-12-14) MOREIRA, Aline de Nazaré de Paula; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971Historicamente, nas danças de salão, o cavalheiro sempre conduziu sua dama, restando a ela um papel passivo de seguir a movimentação, deslocamento e musicalidade do cavalheiro. Porém devido às mudanças culturais da mulher, esse lugar passa a ser questionado, nesse sentido a presente pesquisa se voltou, ao longo do seu desenvolvimento, para uma reflexão acerca da condução compartilhada e de damas mais ativas. Assim este estudo vem problematizar: Como se dá a condução compartilhada entre dama e cavalheiro na dança de salão? Esta pesquisa pretende agregar outros olhares para esta linguagem em dança, que os dois corpos possam dialogar pelo movimento. O objetivo geral deste trabalho foi investigar a condução compartilhada da dança de salão entre dama e cavalheiro. E quanto aos objetivos específicos da pesquisa foram: analisar a condução no dançar a dois e tecer aproximações e diferenças na condução compartilhada. O trabalho por meio de um estudo qualitativo de cunho autobiográfico exprime minhas vivências sobre esta condução, como também, registro em meu diário de bordo, entrevista com praticantes da dança de salão, para resultar na estrela compartilhada. Esperase uma contribuição na discussão do assunto e que estas propostas somem na compreensão mais dialogada na dança a dois, com damas livres na sua expressão corporal e cavalheiros sensíveis, abertos e que saibam que suas damas também obtém seu espaço na condução.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sobre uma mulher quebrada: dança como memória de um improviso feminino(2018) JESUS, Nayara Silva de; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971A pesquisa busca compreender as relações entre dança e memória, se utilizando de um experimento de ensaio fotográfico, que tem o foco no corpo feminino como disparador para criações de imagens. A metodologia empregada corresponde aos estudos qualitativos segundo Marconi e Lakatos (2007) de pesquisas em artes partindo da concepção da obra “em processo”, “sendo feita”, em vez de analisá-la sob o viés de obra acabada, segundo Cecilia Salles (2007). Nesse sentido, a dança improvisação surge como elemento elo de encontro entre corpo-dança-memória de um ser feminino que atravessa diversos aspectos em seu contexto social e é atravessa dentro dele por outros contextos femininos. a dança como memória de um improviso feminino compreende as minucias do processo de criação a partir de um espaço de diálogos com mulheres, que fazem dança, cada uma com suas interpessoalidades de memorias, afetos e percepções (Merleau-Ponty, 1999) do corpo feminino que se movimenta no mundo contemporâneo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Traje mirim: reflexões do processo de criação dos trajes da temática Lendas Amazônicas na quadrilha roceiros da colônia do município de Marituba / PA(2019-06-21) LIMA, Flávia de Jesus dos Santos de; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971O processo de criação dos trajes da quadrilha junina mirim Roceiros da Colônia, de Marituba-PA, especificamente a temática Lendas Amazônicas, apresentada no ano de 2014, está intimamente ligada a minha prática de desenhar, motivo pelo qual fui solicitada pela quadrilha a fim de suprir a necessidade de criar modelos de roupas juninas para vestir o grupo, prática que alavancou meu crescimento enquanto artista, além do estreitamento de relações com as pessoas que fazem a quadrilha Roceiros da Colônia acontecer. O objetivo geral consiste em refletir sobre o processo de criação dos trajes elaborados, que se iniciam a priori no desenho, onde evidencia o grupo junino como referência para mostrar os bastidores dessa construção de trajes. Essa é uma pesquisa de campo etnográfica que aborda informações / conhecimentos a respeito da preparação dos trajes da quadrilha, enriquecido dos registros de desenhos, imagens, depoimentos de experiências dos quadrilheiros envolvidos, que vivenciam a cultura popular junina, além de expor o trabalho do artista desenhista em relação à importância do desenho e do traje para a manifestação junina como complemento do personagem caipira ao tema proposto. As referências principais desta pesquisa são: Angrosino (2009), Lakatos e Marconi (2007) sobre método etnográfico, Bião (2007) e Cascudo (1998) sobre cultura popular, Muniz (2004), Souza e Ferraz (2013), Abling e Maggio (2014) sobre figurino / traje, Harrison (1994) sobre a linguagem do desenho, Leal (2011), Bregolato (2007) sobre o contexto da quadrilha, Brikman (1989), Neves (2008), Lobo e Navas (2003) sobre corpo.