Navegando por Orientador "FARIAS, Roseane Rabelo Souza"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acesso, acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: uma pesquisa documental na Universidade Federal do Pará(2021-11-29) OLIVEIRA, Lídia Alves; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074Este artigo tem como objetivo investigar as ações de acesso, acessibilidade e permanência de alunos com deficiência na Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da análise dos relatórios anuais da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST). Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa. A pesquisa partiu do seguinte problema: Quais as ações de acesso, acessibilidade e permanência de alunos com deficiência promovidos pela Universidade Federal do Pará (UFPA)? Os instrumentos de coleta de dados foram os relatórios anuais da instituição, no período de 2010 a 2020. Como resultados, pode-se observar que a UFPA promove a acessibilidade de alunos com deficiência por meio da garantia do acesso e permanência de estudantes PcD’s matriculados no curso de graduação. Por meio da Coordenadoria de Acessibilidade (COACESS) vinculada a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) ocorrem ações, serviços, programas, projetos e políticas educacionais. Assim podemos compreender a importância do papel da Instituição de Ensino Superior para o acesso e permanência de pessoas com deficiência na graduação, com destaque para os aspectos como infraestrutura, moradia estudantil, apoio ao transporte, biblioteca, refeitório e apoio para estudantes com deficiência física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A arte educação na inclusão de crianças com Autismo na Escola Regular: o estado da arte(2023-12-06) BARROS, Roseli Nunes; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074Nesse estudo são apresentados dados da pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, realizada por meio do Estado da Arte no ano de 2023. O objetivo foi investigar as discussões e pesquisas científicas acerca da Arte Educação para inclusão da criança com Transtorno do Espectro do Autismo TEA, no contexto da escola regular de ensino, na educação básica. As buscas das produções teóricas foram realizadas no período de 04 de abril a 01 de maio de 2023 nos sites Google Acadêmico, Scielo, Banco de dados Teses e dissertações da Capes, Banco de dados da Biblioteca virtual e física da UFPA, Campus de Altamira, por meio dos descritores “arte educação e autismo”, “arte educação e inclusão”, “arte educação e deficiência”. Para o critério de inclusão no corpus, o objeto de investigação devia ter relação com a Arte Educação direcionado ao público do Autismo (TEA), com foco em crianças da educação básica, corresponder a propostas pedagógicas e ter sido publicado no período de 2008 a 2023. Foram localizados 54 trabalhos destes, 15 produções atenderam ao critério de inclusão e compuseram o corpus deste estudo. A pesquisa revelou um fator determinante para a inclusão de alunos com deficiência e com autismo no contexto escolar, como o destaque para a formação continuada dos professores de artes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aspectos biopsicossociais envolvidos na vinculação (ou não) dos alunos PCDs a Divisão de Acessibilidade da UFPA - Campus Altamira(2022-11-25) COSTA, Letícia Matos da; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074Este trabalho tem como objetivo relatar possíveis questões biopsicossociais envolvidas na vinculação (ou não) dos alunos com deficiência da UFPA/Campus Altamira à Divisão de Acessibilidade- DAC. É destacado, também, no artigo a história dessa divisão e algumas de suas ações visando à consolidação de uma cultura de acessibilidade. A DAC articula os diferentes órgãos e departamentos da universidade, visando assegurar a implementação da política de acessibilidade e efetivação das relações de ensino, pesquisa e extensão na área. Os resultados revelam que conhecer o perfil do discente é indispensável para considerar os aspectos biopsicossociais que atravessam as experiências dos alunos com deficiência no campus de Altamira para que de fato ocorra um processo de consolidação da DAC e consequentemente, alcance seu papel indispensável, na garantia do direito à escolarização, a acessibilidade e a permanência dos alunos com deficiência e altas habilidades, confrontando práticas excludentes e criando vias alternativas para contribuir na constituição de uma cultura de acessibilidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Compreender a experiência de lutas dos pais de crianças autistas pelo direito a educação no município de Altamira-PA(2022-11-22) SILVA, Dilcilene Reis da; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074A pesquisa refere-se a um estudo de investigação bibliográfico- exploratório que buscou compreender a experiência de luta dos pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista pelo direito à educação no município de Altamira- Pá. Sabemos que o maior desafio atualmente é proporcionar uma educação de qualidade, sem distinções e para isso deve garantir os direitos para pessoas diagnosticadas com autismo por meio das leis e de movimentos ao qual vem assegurar espaços mais inclusivos e respeitosos e também seus direitos. Propôs como objetivo geral: compreender a experiência de lutas dos pais de crianças autistas pelo direito a educação. E como percurso metodológico se utilizou de uma abordagem de cunho qualitativo com enfoque bibliográfico com caráter exploratório sendo eles, levantamento de fontes para composição do acervo publicado nos últimos cinco anos, constantes no portal de Periódico da SciELO, Google acadêmico e fontes seguras que contenham materiais referentes ao autismo, políticas públicas e educação inclusiva. Para enriquecer esta pesquisa fez- se necessário para obtenção de dados, um roteiro para entrevista aberta com três perguntas através do programa do Word e WhatsApp; isto e devido ao momento atípico que vivenciamos em decorrência a pandemia do Corona vírus. Conclui- se o quão é importante à participação dos pais, da comunidade escolar e do apoio das pessoas ao redor da criança com autismo desde o princípio, no diagnóstico, como no tratamento e na evolução das práticas educativas e sociais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conceitos e aspectos históricos da educação especial no Brasil(2022-11-25) QUEIROZ, Fabiane da Silva Rodrigues; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074Este trabalho busca compreender a trajetória da Educação Especial no Brasil que é uma modalidade de ensino destinada no atendimento aos alunos com necessidades especiais nas escolas. Para isso faremos um levantamento histórico das lutas que aconteceram ao longo dos anos através das políticas educacionais que contribuíram com a inclusão das pessoas deficientes no âmbito escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado(2023-12-21) SILVA, Arlete Pereira da; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074O estágio supervisionado é uma das principais etapas práticas do Ensino Superior, através dele muitos graduandos definem sua área de afinidade. No Curso de Pedagogia, o estágio supervisionado perpassa por diversas áreas e, neste trabalho, destaca-se o estágio na educação especial, na perspectiva da inclusão, com foco na aplicação de um Planejamento Educacional Individualizado (PEI). Um dos grandes desafios no Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o desenvolvimento do PEI, planejamento fundamental para o desenvolvimento de atividades que vinculem a sala do AEE e a sala comum. Diante disso, levantou-se a problemática: como o estágio pode contribuir para o desenvolvimento de um PEI? Nesse rumo, objetivou-se apresentar uma proposta de Planejamento Educacional Individualizado (PEI), realizada por meio da experiência no Estágio Supervisionado em Educação Especial e identificar os aspectos teóricos e metodológicos que embasam a produção de um PEI. Ainda, tencinou-se elencar estratégias de planejamento para a elaboração, execução, avaliação do PEI e apresentar uma proposta à escola. O PEI foi aplicado com o auxílio da professora da sala de AEE com bastante êxito. Salienta-se, que para atuar na educação é necessário sempre está em busca de capacitações e está atualizando o currículo, para assim oferecer aos alunos um ensino de mais qualidade e inclusivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiências de escolarização de alunos com deficiência da Universidade Federal do Pará no Campus de Altamira(2022-11-25) CONCEIÇÃO, Samantha Costa; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074Este trabalho tem como objeto de estudo as experiências de escolarização de alunos com deficiência em uma Instituição de Educação Superior. E tem como objetivo identificar e analisar as trajetórias de escolarização de alunos com deficiência que ingressaram nos cursos de graduação, no qual a questão central da problemática é: Como a experiência da deficiência marca a trajetória de escolarização no ensino superior? Em decorrência disso, trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. E para dar centralidade às experiências dos discentes optou-se pela utilização de questionário. Dessa forma, a pesquisa revela que a trajetória acadêmica é singular para cada sujeito. E de um modo geral, a Universidade Federal do Pará do campus de Altamira tem procurado contribuir no desempenho da inclusão, porém precisa melhorar bastante e driblar as barreiras que ainda acontecem, cientes de que para se construir uma cultura de acessibilidade é fundamental pensar no acesso, na acessibilidade, na aprendizagem e na permanência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inclusão de alunos com TEA na escola regular: balanço da produção científica(2022-11-22) SOUSA, Tainá Gomes de; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074Este trabalho tem como objetivo geral investigar a produção científica acerca da inclusão de alunos com TEA na escola regular. Partindo desse pressuposto, os objetivos específicos são: apresentar um panorama da inclusão do aluno com TEA na escola regular; e destacar possíveis dificuldades, estratégias pedagógicas e metodológicas enfatizadas nos trabalhos. Para isso, recorre-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que todo consenso sobre busca por números usados como resultado é ignorado, pois o qualitativo visa entender o social envolvendo as emoções e sentimentos dos sujeitos. Há, aqui, a revisão sistemática da literatura. As abordagens sobre o tema não podem estancar. Pelo contrário, devemos nos debruçar sobre tal questão afim de elucidar mais e mais caminhos para uma plena inclusão dos autistas em todos os ambientes. Essa revisão narrativa buscou identificar e discutir um conjunto de publicações em periódicos acadêmicos vinculados à educação, presentes na Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo). Privilegiou-se as produções brasileiras do período de 2008 a 2022, que coincide com o início da Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE), na qual os alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são inclusos no públicoalvo da educação especial. É de extrema e urgente necessidade ampliar a discussão sobre inclusão para todos os setores. É preciso ressignificar as práticas pedagógicas já consolidadas para que possamos atender a este grupo de forma cada vez mais especializada e humana.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A inclusão do aluno com transtornos funcionais específicos: uma análise a partir de um estado da arte(2023-11-13) PEREIRA, Sâmeque Albuquerque de Sousa; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074Este trabalho objetivou analisar as produções teóricas sobre a inclusão dos alunos com transtornos funcionais específicos na escola regular, bem como identificar e analisar o que vem sendo produzido e discutido nessas produções teóricas. Para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados a pesquisa intitulada Estado da Arte. A partir das informações obtidas por meio da análise de dados pode-se perceber que os transtornos funcionais específicos ainda é um tema novo mediante as muitas discussões, mas seu entendimento é de grande importância para a garantia da educação desse público alvo. Por meio do estudo realizado foi possível perceber uma certa invisibilidade desse público no que diz respeito a garantia do direito a educação, o que requer um maior investimento na educação desses indivíduos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: práticas inclusivas com idosos(2022-11-25) SANTOS, Aparecida Nascimento dos; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074O aumento do número de idosos no Brasil convida para um novo olhar sobre a velhice e o que ela representa na sociedade. Este artigo busca identificar o papel do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na vida dos idosos do município de Brasil Novo, localizado no Estado do Pará. Para isso, foi realizado um trabalho de campo, além de entrevistas aos idosos, utilizando a história oral como método, e um levantamento bibliográfico que permitiu a contextualização de temas diretamente ligados à terceira idade. Entre eles, a solidão, a motivação e as práticas educativas ofertadas de acordo com a Pedagogia Social, uma área conhecida por contemplar pessoas comumente excluídas como adolescentes, mulheres e idosos. Entre os autores que deram aparo para a base teórica estão Beauvoir (1970), Graciani (2014), Gohn (2013) e a legislação que ampara o idoso como a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto do Idoso (2003). Objetivando indentificar de que forma o SCFV contribui para melhorar a qualidade de vida e trazer novas perspectivas para esses idosos por meio da vivência e das práticas educativas, a pesquisa propõe traçar o perfil dessas pessoas e descobrir quais são as atividades que mais lhes agradam, além de vislumbrar suas reações em relação às práticas realizadas.