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Navegando por Orientador "CUNHA, Flavius Augusto Pinto"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Incidência de escoliose em alunos do ensino fundamental: revisão bibliográfica
    (2022-07-15) MIRANDA, Merian Souza; CUNHA, Flavius Augusto Pinto; http://lattes.cnpq.br/3040208917166065
    Este estudo tem como tema os desvios posturais em estudantes do ensino fundamental: Revisão Bibliográfica. O objetivo do referido estudo foi investigar na literatura a incidência de possíveis desvios posturais, em especial, a escoliose que pode ser ocasionado pela má postura relacionada às carteiras escolares e ao uso de mochila por crianças do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma revisão na literatura de artigos relacionados ao tema desvios posturais com ênfase na escoliose. Foram encontrados cerca de 34 artigos e por critério de exclusão eliminamos 20, foram usados cerca de 14 artigos para a investigação da incidência de escoliose em estudantes do ensino fundamental com idade entre 07 e 12 anos. Os resultados mostraram que o uso inadequado de mochilas e o peso destas, além da má postura adquirida pelos alunos nas salas de aula, influenciam no aparecimento de desvios posturais, sendo um destes a escoliose, além desses, outro fator que destacamos é a postura incorreta que alunos assumem, que é o resultado do desconforto provocado pela mobília usada nas escolas. Nesse sentido, podemos concluir que a escoliose está presente no ambiente escolar, porém, esses males podem ser minimizados se exercícios compensatórios forem ensinados aos alunos para melhorar a postura e prevenir possíveis algias, resultando na melhoria da qualidade de vida do escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O papel da educação física escolar no combate à obesidade infantil
    (2022-08-15) MONTEIRO, João Tallysson da Cruz Palheta; CUNHA, Flavius Augusto Pinto; http://lattes.cnpq.br/3040208917166065
    Este trabalho tem como tema “O papel da Educação Física escolar no combate à obesidade infantil”. O nosso objetivo com este estudo foi contextualizar o papel da educação física no combate à obesidade em crianças. As aulas de educação física com a sua especificidade de práticas corporais proporcionam um espaço possível para a adoção de medidas de prevenção e combate a esta epidemia da obesidade em crianças. Nesse sentido, devemos compreender a importância da educação física escolar como ferramenta de prevenção e tratamento da obesidade infantil conscientizando crianças a respeito desse assunto. Além disso, procuramos identificar as principais causas e consequências da obesidade infantil. Para tanto foi realizado uma revisão bibliográfica com artigos encontrados nas plataformas de pesquisa disponibilizadas na internet como: Google Acadêmico, Scielo, Periódico CAPES e outros. Nossos resultados mostraram que a obesidade infantil atingiu números alarmantes como mostram dados da Organização Mundial da Saúde e esses números se agravaram durante a pandemia de COVID – 19. Nesse sentido, podemos concluir que com a prevalência da obesidade em crianças no Brasil e a importância da prevenção sobre essa doença, a escola e as aulas de educação física têm sido consideradas os melhores espaços para se abordar esse assunto, além de serem importantes para as intervenções necessárias que estejam ao alcance do professor de educação física e da escola, visto que os professores com esse contato muito próximo aos alunos, deixa evidente a possível efetividade da educação física no combate a obesidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Perfil morfofuncional de praticantes da modalidade parkour
    (2022-06-20) MACHADO, Laryssa Evellyn Barros; CUNHA, Flavius Augusto Pinto; http://lattes.cnpq.br/3040208917166065
    O Parkour se trata de uma modalidade acíclica que envolve a utilização do próprio corpo do indivíduo, com movimentos diversos que desencadeiam mecanismos de força e potência muscular que pode ser compreendido, além de uma mera diversão para seus praticantes. O Parkour possibilita distintas oportunidades que potencializam a superação de desafios. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi analisar o desempenho físico em indivíduos praticantes da modalidade Parkour da cidade de Belém do Pará mediante atestes de força e potência muscular. A pesquisa ocorreu em dois dias, nos quais ocorreram os registros antropométricos, bem como a execução dos testes físicos com 8 indivíduos do sexo masculino (21 ± 4,17) anos, com no mínimo 2 anos de pratica a referida atividade. Os indivíduos deste estudo foram previamente instruídos acerca dos procedimentos e assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. Os referidos participaram de testes padronizados como flexão e extensão de braço, abdominal em 1 minuto, salto vertical, salto horizontal e medicine ball. Os resultados foram analisados através de estatística descritiva (média e desvio padrão), sendo classificados com base em tabelas de referência para cada teste. Nos respectivos resultados obtidos no teste de flexão e extensão de braço, 75% dos sujeitos alcançaram “condição atlética” e 25% a "faixa recomendável". Na força/resistência abdominal, 62,5% foram considerados "excelentes", 37,5% tiveram valores "bons" ou na "média". Na impulsão vertical obteve-se todos os resultados “excelente” e na Impulsão horizontal 4 sujeitos estão na faixa “muito bom”, 1 sujeito na faixa “bom” e 3 sujeitos na faixa “regular”. Nesse sentido, pode-se concluir que o parkour aparenta desenvolver força/potência em seus praticantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O processo de inclusão do indivíduo cadeirante em aulas de educação física: um olhar da comunidade escolar
    (2021-11-17) FERREIRA, Danielen Costa; COSTA, Graciete Maciel da; CUNHA, Flavius Augusto Pinto; http://lattes.cnpq.br/3040208917166065
    O interesse em indivíduos cadeirantes se deu a partir da disciplina Educação Física (EF) adaptada. As crianças cadeirantes são capazes de adquirir um repertorio de conhecimento que lhe são ensinados a partir do momento que são estimulados, principalmente no que se refere as experiências motoras. Nesse sentido, o objetivo do nosso estudo foi descrever os desafios e as possibilidades de atuação do professor de EF no processo de inclusão de estudantes que utilizam cadeira de rodas. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida em escola pública de ensino infantil e fundamental de Abaetetuba/PA. Os participantes desse estudo foram: a direção da escola, a técnica em educação especial, a professora do ensino regular, a professora itinerante de EF, os pais/responsáveis do estudante cadeirante e 2 colegas de classe (alunos do 3º ano). Os voluntários responderam um questionário semiestruturado com perguntas que abordavam a inclusão de cadeirantes na escola. Nossos resultados indicaram que a instituição escolar deveria ser efetivamente mais orientada para as particularidades apresentadas pelos alunos do que para as necessidades da sociedade. Além disso, as escolas precisam valorizar a diversidade e promover a equidade de suas aprendizagens, assegurando o atendimento de suas necessidades coletivas e individuais, de modo que seu papel na formação individual possibilite a construção de uma cultura de respeito a diversidade e combate às desigualdades. Dessa forma, nossa conclusão possibilitou um melhor entendimento sobre a questão da inclusão da criança cadeirante durante sua participação no processo do ensino aprendizagem, em especial, nas aulas de EF. No entanto, os espaços institucionalizados para a formação de crianças ainda precisam de ajustes, tanto espaços físicos quanto espaços de formação de profissionais especializados para atuação com essa população.
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