Navegando por Orientador "COUSTON JÚNIOR, John Fletcher"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As memórias de "um maestro demasiado humano": museologia e as correspondências de Waldemar Henrique(2018-02-05) NASCIMENTO, Sônia Regina Silva do; MENEZES NETO, Hugo; http://lattes.cnpq.br/9993809791372280; COUSTON JÚNIOR, John Fletcher; http://lattes.cnpq.br/7793272958380509Esta pesquisa teve por objetivo reencontrar o Maestro Waldemar Henrique (1905-1995), por intermédio de cartas escritas por ele. Em 1995, no ano de sua morte, seu acervo foi doado ao Governo do Estado do Pará com mais de 15.000 peças. A princípio foi confiado ao Teatro da Paz, mas o acervo ficou sob responsabilidade do Museu do Estado do Pará a partir de 1998. E em 2005, foi doado oficialmente ao Museu da Imagem e do Som e ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais. O maestro foi um músico reconhecido internacionalmente. Em 23 de março de 2010, na cidade de Belém, foi lançado o DVD Coleção Waldemar Henrique, composto de parte do acervo do maestro. O estudo concentra-se nas “Cartas Enviadas” que o maestro tinha o hábito de escrever durante suas viagens pessoais e em turnês artísticas, aos amigos e familiares. Foram acessadas cinquenta e nove cartas que fazem parte do DVD Coleção Waldemar Henrique. Sendo assim, norteia-se, na Antropologia, relações à temática da intersubjetividade e do patrimônio; tangencia-se a História, por trazer debates e aportes concernentes à memória; toca-se a Literatura, pois cartas são narrativas em que se mesclam o real, o ficcional e o poético; e projeta-se a Museologia, ao propor um arrolamento específico e uma ficha de categorização temática, de acordo com aportes atuais de pesquisa. Através deste olhar multidisciplinar, haverá uma reflexão e talvez uma ressignificação a respeito do lugar dos objetos na vida do maestro, buscando os valores pessoais, seu potencial de se reverter em emoções e lembranças significativas. Também propomos que todo o conteúdo deste DVD seja disponibilizado via internet.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mercado do Porto do Sal: perspectivas de musealização do espaço por meio da presença de mulheres artistas(2019-07-11) COSTA, Paloma Silva da; COUSTON JÚNIOR, John Fletcher; http://lattes.cnpq.br/7793272958380509Mercado do Porto do Sal - Perspectivas de Musealização do Espaço Por Meio da Presença de Mulheres Artistas é um trabalho que tem por objetivo analisar este espaço em função das dinâmicas socioculturais que ele detém a fim de desenvolver perspectivas de musealização deste lugar a partir das práticas e interações que as mulheres artistas constroem nessa paisagem, as quais, de maneira consequente, implicam sobre o Mercado do Porto do Sal ressignificações que vão para além de sua categorização enquanto espaço comercial. Esse estudo parte de questões que buscam entender quais as potencialidades de musealização, a partir do conceito do Museu de Território, que o Mercado do Porto do Sal vem adquirindo com estas personagens – mulheres artistas; quais são e de que maneira estas relações entre este patrimônio e estas pessoas ressignificam os sentidos que o Mercado possui em seu contexto sociocultural na contemporaneidade? Como fundamentação teórica me utilizei dos estudos de Diana Lima (2012), Mário Chagas (2014), Joice Berth (2018), Helena Dodd (1991), Gabriela Figurelli (2011), Veronique Isabelle (2014), Aida Rechena (2014) e Celma Chaves (2013). A metodologia é qualitativa e se desdobra em processos que estão ligados à pesquisa e análise bibliográfica, em coleta e organização documental de arquivos provenientes da pesquisa de campo e na realização de entrevistas. A relevância deste trabalho centra-se na importância que o Mercado do Porto do Sal tem neste tempo presente por meio da presença destas artistas que cumprem com o papel de vozes ressonantes, as quais evocam a materialidade e a imaterialidade que este espaço possui a partir de ações que denotam um discurso e uma prática ligada às formas de resistência feminina em um espaço conflitante mas que, também, constrói sentidos de valorização do patrimônio, de comprometimento com o direito à cidadania, à dignidade social e, sobretudo, a serviço da comunidade de pessoas que constituem identidades e memórias afetivas entrelaçadas a esta edificação.