Navegando por Orientador "COSTA, Norma Cristina Vieira"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A importância da formação de professores para a promoção da igualdade de gênero e diversidade sexual no ambiente educacional(2023-08-10) ANDRADE, Luena Samilly Gonçalves de; COSTA, Norma Cristina Vieira; http://lattes.cnpq.br/0195364822232443; https://orcid.org/0000-0003-2618-3346Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre as questões de gênero, com foco na problemática da sexualidade no ambiente educacional, em especial no curso de Pedagogia, buscando compreender a trajetória percorrida até o momento e o que ainda está por percorrer sob a perspectiva da pedagogia cultural. Utilizando como metodologia a abordagem qualitativa da pesquisa bibliográfica. A pedagogia cultural é apresentada como um campo relevante para compreender as questões socioculturais envolvidas nesse debate. A formação de professores é um tema central nesta pesquisa, sendo motivada pela experiência pessoal da pesquisadora como mulher lésbica e a necessidade de criar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os estudantes. A pesquisa busca contribuir para a desconstrução de padrões e preconceitos, promovendo uma educação mais igualitária e diversa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As memórias e as vivências de uma mulher quilombola da Amazônia na UNICAMP(2023-10-30) ROSA, Graciane do Socorro Araújo da; COSTA, Norma Cristina Vieira; http://lattes.cnpq.br/0195364822232443O presente trabalho trata-se das memórias vivenciadas por mim, mulher Quilombola da Amazônia paraense durante o estágio realizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Que teve como objetivo um intercâmbio entre estudantes ribeirinhos, indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais de diferentes cursos e Campi da universidade Federal do Pará e os projetos de pesquisas científicas da UNICAMP. O estágio aconteceu no laboratório de Inovação de Alimentos (LINA)FE/UNICAMP, no projeto de pesquisa “métodos de preservação da qualidade de alimentos”, onde foi desenvolvido várias técnicas industriais de preservação de alimentos e utilizado vários equipamentos para esse processo. O bjetivo desse estágio era que a partir das minhas vivências pudesse conhecer outros métodos de preservação de alimentos e assim me proporcionar novas experiências a cerca da preservação de alimentos e que esses conhecimentos futuramente fossem colocados em prática na minha comunidade. Assim, o estágio me proporcionou vivenciar outras culturas, saberes e costumes, além de me fazer entender a importância da ciência e do conhecimento empírico para a sociedade e principalmente para os povos de comunidades tradicionais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança(2022-11-24) SILVA, Naara de Paula Ferreira da; COSTA, Norma Cristina Vieira; http://lattes.cnpq.br/0195364822232443Este artigo tem como temática “Gestão e Coordenação Escolar: memória, estágio e aprendizagens''. Trata-se de um trabalho qualitativo com base na memória como recurso metodológico do estágio supervisionado para o curso de Licenciatura em Pedagogia, que foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Sagrado Coração de Jesus da cidade de Viseu-Pa no ano de 2017. O objetivo deste estudo é visibilizar minha experiência no Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Pedagógica na Educação Básica. O estágio nos mostrou o quanto a realidade do contexto escolar é totalmente diferente do que se estuda na faculdade, criamos expectativas de chegar em um ambiente escolar sem dificuldades. O gestor tem que se desdobrar para buscar melhorias para a escola e ainda se fazer presente no dia a dia, acompanhando de perto tudo o que acontece na escola. O coordenador pedagógico atribui a sua função na educação infantil com base na articulação da boa relação interpessoal entre os envolvidos no meio educacional. Na educação infantil deve-se criar meios que tornem o trabalho pedagógico dinâmico e acessível à realidade dos alunos. O estágio se constituiu como uma proveitosa experiência, imprescindível para a nossa formação. Através dele foi possível vivenciar a rotina da gestão e da coordenação escolar, como as duas funções são quase sempre confundidas pelas similitudes de atividades, mas foi necessário visibilizar no estágio como as duas funções se complementam e são fundamentais para o ensino e aprendizagem, especialmente na Educação Infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Representações das relações de gênero nas práticas do sistema judiciário: o caso das ações cíveis de alimentos em Bragança-PA (1969-2013)(2021-02-19) ALVES, Alessandra Brito; COSTA, Norma Cristina Vieira; http://lattes.cnpq.br/0195364822232443Esta pesquisa tem por finalidade analisar como o sistema judiciário em Bragança-PA representa os lugares de homens e mulheres em suas práticas jurídicas nas Ações Cíveis de Alimentos que foram movidas em Bragança-PA com a Lei 5.478/68, do ano de 1969 ao ano de 2013. O desenrolar das Ações de Alimentos e seus resultados jurídicos sustentam o objetivo deste trabalho, bem como a análise dos critérios utilizados pelo sistema judiciário bragantino para estipular os valores dos alimentos em benefícios de menores e de mulheres, e quais as justificativas utilizadas pelos pais e ex-cônjuge para o não pagamento desses alimentos. Essa pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com análise de documentos judiciais, apoiada pelos referenciais teóricos que dão conta de que a justiça, através de seus agentes, propaga a ideologia dominante, reforçando as assimetrias e hierarquias de gênero.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Violência de gênero e a atuação da delegacia da mulher na Amazônia paraense(2018-12-13) NEVES, Luciana Carvalho das; OLIVEIRA, Marcelo do Vale; http://lattes.cnpq.br/2841179890845657; COSTA, Norma Cristina Vieira; http://lattes.cnpq.br/0195364822232443Trata-se de pesquisa acerca da violência de gênero no município de Bragança, Amazônia Paraense e das práticas da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) Bragança/PRO PAZ Integrado – 6ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) Caeté. Assim, o objetivo geral é de analisar a prática dos agentes do Estado mediante as denúncias de violência de gênero, no ano de 2017. Constatamos que a DEAM Bragança, desde sua implantação, tem trabalhado no combate a violência de gênero no município de Bragança-PA; que o atendimento maioritário das profissionais da instituição pesquisada é voltado para as mulheres que se encontram em vulnerabilidade social e ressalta-se que a implantação dessa instituição no município pesquisado é um marco para a questão do combate à violência doméstica contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e idosas.