Navegando por Orientador "COSTA, Luizan Pinheiro da"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alternovértice: as festas alternativas de Belém do Pará como indutor para a prática de ensino do Contato Improvisação(2014-06-18) SILVA, Allan Patrick Lima da; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver possibilidades de ensino das bases da linguagem do Contato Improvisação a partir de análises observadas, a campo, no molde das Festas Alternativas de Belém do Pará. Acarretando em relações de tríades advindas do Contato Improvisação e das Festas Alternativas, possibilitando a pesquisa um olhar diante da relação do corpo, ambiente e o outro (indivíduo), para haver um processo de ensino-aprendizagem na linguagem da dança no que diz respeito ao Contato Improvisação. Alguns elementos das Festas Alternativas foram evidenciados ao longo deste texto, modo de organização, público alvo, meios de comunicação. Assim como a descrição de um novo modelo de investigação de movimento que foi criado por Steve Paxton, Contato Improvisação. No desenrolar da escrita serão perceptível às relações e correlações que irão se interligar por meio das particularidades que muita das vezes é paralela as suas ideias centrais. A pesquisa conclui em possibilitar um caminho para aquelas pessoas que pretendem difundir a linguagem do Contato Improvisação, partindo do princípio do entendimento das bases que essa linguagem desenvolve. Por não haver registros de como aplicar tais bases, lanço-me a propor novas possibilidades para que sejam desenvolvidas em aulas/experimentos/trabalhos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Companhia Mirai de Dança: um estudo acerca dos caminhos do corpo que dança e ensina(2014-06-30) RODRIGUES, Angélica do Socorro Monteiro; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184Este trabalho tem como objetivo oferecer informações acerca das Danças Urbanas, processos de ensino e como se desenvolvem através da Companhia Mirai, ponto principal de investigação. Com base em minhas experiências como artista, educadora e pesquisadora, Klauss Vianna, Laban, Edgar Morin e diversos outros autores, proponho formas de desenvolver uma metodologia de ensino para as danças urbanas, enfatizando a dança como um meio e ferramenta para o desenvolvimento de um indivíduo consciente, ciente do seu corpo, espaços, tempos e outros organismos, estimulando a construção de um coletivo colaborativo.