Navegando por Orientador "COSTA, Luiz Tadeu da"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Eu vou, mas eu volto!”: procedimentos documentais aplicados ao Acervo Catalendas(2019-07-11) LOBATO, Stephanie Lins Campos; COSTA, Luiz Tadeu da; http://lattes.cnpq.br/5300479682462031O presente trabalho trata dos percursos para a documentação de parte do Acervo Catalendas. Este acervo apresenta a linguagem do teatro de bonecos, e é composto por bonecos, cenários e acessórios de diversas tipologias. Estes objetos foram confeccionados de 1998 a 2013, pelo grupo In Bust Teatro Com Bonecos, para a produção do “Programa Catalendas”, uma realização da TV Cultura do Pará. As ações de documentação ocorreram como parte da programação da exposição curricular “Eu vou, mas eu volto! O Catalendas e o imaginário amazônico na TV” organizada pelos discentes do curso de museologia da UFPA, da turma 2015. Para a documentação do acervo, foram elaboradas uma lista de arrolamento e uma ficha catalográfica, a partir dos modelos utilizados na documentação museológica e das especificidades de um acervo de bonecos teatrais. Após a aplicação das fichas, percebeu-se a necessidade da elaboração de um Plano de classificação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt: relação entre a comunidade estudantil, patrimônio e educação museal(2018-12-04) FRAIHA, Suzete Montalvão; PALÁCIOS, Flávia Olegário; http://lattes.cnpq.br/8614368897751867; COSTA, Luiz Tadeu da; http://lattes.cnpq.br/5300479682462031O presente trabalho tem como objeto de pesquisa os gradis e ornamentos de ferro do Colégio Gentil Bittencourt que durante a construção do prédio foram importados na grande maioria para compor o conjunto arquitetônico como elementos estruturais e ornamentais do edifício. Este estudo tem como objetivo compreender o fato museal que se estabelece na relação entre o patrimônio, o espaço e a comunidade estudantil, investigar qual o entendimento que a comunidade estudantil possui com relação ao bem patrimonial, sugerir estratégias de ações educativas por meio da educação museal, a partir da criação de um circuito museológico de conhecimento do objeto deste estudo para tornar-se conhecido e despertar sentimento de pertencimento e preservação do patrimônio. Durante as etapas desta pesquisa são apresentados os estudos históricos sobre o Colégio e os gradis de ferro e o estudo de público. Criou-se um roteiro de conhecimento dos pontos expositivos de cada bem cultural com descrição técnica do material e elaboração de um folder ilustrativo como subsidio para mediação. As ações educativas museológicas propostas neste estudo são os processos utilizados para o conhecimento e valorização do objeto cultural como potencial histórico e museológico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Hoje tem visita lá no museu”: estudo museológico de visita orientada no parque zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi(2014) SOUZA, Kaliane Barros de; COSTA, Luiz Tadeu da; http://lattes.cnpq.br/5300479682462031O presente trabalho vem apresentar reflexões sobre as funções educativas dos museus e o seu papel perante a sociedade. Deste modo, toma como foco a visita orientada no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emilio Goeldi, com o objetivo de analisar a organização, o desenvolvimento e a troca de experiências entre as instituições museológicas e escolares. Partindo do ponto de vista museológico, busca-se refletir sobre o processo de realização das visitas orientadas no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Público familiar no parque zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi(2014) SANTOS, Emilly Cristine Barbosa dos; COSTA, Luiz Tadeu da; http://lattes.cnpq.br/5300479682462031Dentro da cadeia de visitantes do Parque Zoobotânico Museu Paraense Emílio Goeldi destaca-se o público familiar, com o qual o Museu apresenta um forte laço. O Parque do Museu Goeldi, localizado no centro de Belém, capital do Pará, se constitui para o público familiar como um espaço de construção da identidade sociocultural. Esse processo é engendrado a partir das singularidades de um ambiente bucólico que o Parque apresenta com a fauna e flora típicas da região amazônica inserido no contexto urbano. Além disso, as ações educativas desenvolvidas desde a direção de Emílio Goeldi na instituição, as quais apresentavam como principal objetivo atrair o público geral para a visitação ao Museu também foram importantes para a construção desse vínculo. Nesse sentido, a pesquisa buscou apontar as representações do público familiar sobre o Museu Goeldi a partir das experiências de visitas, para, desse modo, compreender como as famílias percebem o Museu Goeldi. De modo geral, as entrevistas com os participantes da pesquisa possibilitaram notar como o Museu Goeldi está presente no cotidiano das famílias belenenses, constituindo-se como um lugar suscetível de múltiplas experiências e lembranças, criando, conseguintemente, múltiplos significados e representações. Apreende-se com isso que as primeiras visitas ao Parque Zoobotânico se iniciam no seio familiar, desde a infância, sendo isso, um hábito passado de geração para geração, engendrado por meio de experiências dinâmicas e espontâneas. Família, liberdade, tranquilidade, reflexão são algumas das representações atribuídas ao Museu Goeldi, a partir das quais compreende-se que as práticas de sociabilidades no Parque Zoobotânico se desenvolvem a partir do compartilhamento familiar de saberes e experiências.