Navegando por Orientador "CHAVES , Maria Helena Rodrigues"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Entre a decodificação e o diálogo: a concepção de leitura no material didático “Prepara Pará”(2025-10-31) SANTA BRIGIDA, Aline Tamires dos Santos; SOUZA, Adriane Beatriz Lima de; http://lattes.cnpq.br/8416577185352772; https://orcid.org/0000-0002-1241-3393; CHAVES , Maria Helena Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2237023869150484O presente trabalho discute o papel do livro didático “Prepara Pará”, especialmente o livro do 3º ano do ensino médio. Objetiva-se analisar de que forma ele contribui para práticas de leitura que estimulem a reflexão crítica e a construção de sentidos e quais concepções de linguagem dão sustentação às atividades propostas. A investigação adota uma abordagem qualitativa, configurando-se como uma pesquisa documental e bibliográfica, com suporte na Linguística Aplicada. A análise do material é realizada a partir de três categorias: Leitura de Decodificação/Localização, Leitura Inferencial e Leitura Crítica. Os resultados indicam que o material possui uma natureza híbrida, com predomínio de atividades de localização de informações e de inferência, alinhadas aos modelos de avaliação externa. Conclui-se que as oportunidades para uma leitura crítica surgem de forma pontual, sugerindo que a formação do leitor crítico não é o eixo central do material, mas uma dimensão secundária, cabendo ao professor o papel crucial de mediar o uso da ferramenta para uma genuína e significativa formação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Entre o modelo e a autoria: as concepções de escrita e de linguagem nas propostas de produção textual do livro “Prepara Pará” do 3º ano do Ensino Médio(2025-10-31) SILVA, Juliane Thais Rosário; SOUZA, Adriane Beatriz Lima de; http://lattes.cnpq.br/8416577185352772; https://orcid.org/0000-0002-1241-3393; CHAVES , Maria Helena Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2237023869150484Este trabalho analisa o livro “Prepara Pará” – Caderno 1 do 3º ano do Ensino Médio (versão do aluno, 2024), com atenção especial às propostas de produção textual nele contidas. A pesquisa parte da necessidade de compreender como esse material didático, distribuído em escolas públicas paraenses, como estratégia de recomposição das aprendizagens e de preparação dos estudantes para avaliações externas, como o SAEB, influencia no desenvolvimento das habilidades de escrita dos estudantes. O objetivo foi refletir criticamente se as orientações que estruturam as propostas de escrita orientam o aluno para produzir textos com autoria. Adotou-se uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, que incluiu análise detalhada do livro e revisão de referências teóricas sobre as concepções de escrita (Menegassi; Baliero, 2015) e de linguagem como prática social (Geraldi, 1984; Travaglia, 2021 e Koch, 2003). Os resultados indicaram que o material apresenta uma abordagem heterogênea, com propostas que tanto se alinham a uma visão interacionista da linguagem e escrita como trabalho, quanto outras que permanecem em uma perspectiva mais instrumental, indicando o estabelecimento de uma concepção da escrita como consequência, evidenciando a importância da mediação docente para a efetivação de seu potencial pedagógico.