Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "CHAMBOULEYRON, Rafael Ivan"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Abrandar os corações para fugir dos castigos: os feitiços da preta Joana Maria nas malhas inquisitoriais do Grão-Pará (1763-1769)
    (2025-03-20) SOUZA, Juliane de Miranda; CHAMBOULEYRON, Rafael Ivan; http://lattes.cnpq.br/7906172621582952; https://orcid.org/0000-0003-1150-5912
    Durante a visita do Santo Ofício ao Grão-Pará, práticas divergentes foram reprimidas, como no caso de Joana Maria, uma mulher preta escravizada cujas atividades de proteção espiritual e física chamaram a atenção da Inquisição. Seu processo revela crenças, resistências e tensões entre práticas populares e o poder da Igreja e do Estado. Com base na micro-história e no paradigma indiciário, analisam-se suas crenças, rituais e práticas cotidianas para compreender espaços de autonomia feminina à margem da sociedade. Argumenta-se que Joana e outras mulheres criaram espaços de poder a partir de redes de sociabilidades multiétnicas que visavam garantir melhores condições de vida material e a sobrevivência a um novo dia.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de história nos espaços museais: uma análise sobre a história colonial nas mediações do Museu de Arte Sacra e Forte do Castelo
    (2025-04-01) ALVES, Daniele Rodrigues Mafra; CHAMBOULEYRON, Rafael Ivan; http://lattes.cnpq.br/7906172621582952; https://orcid.org/0000-0003-1150-5912
    Atualmente, sabe-se que os museus são frequentemente visitados pelo público, mas nas últimas décadas há outro público que tem se tornado grande frequentador: os grupos escolares. Sendo assim, é necessário que haja o estudo acerca de como o público escolar é recebido nos espaços e como o monitor museal e também o professor abordam o acervo ali presente. A pesquisa teve como objetivo o estudo acerca de como os monitores são preparados para realizar a mediação acerca da história colonial para grupos de escola nos museus do Forte do Castelo e Museu de Arte Sacra em Belém do Pará e como os professores também se preparam previamente para as visitações em museus — tendo em vista que o professor também possui papel fundamental nas visitações. O estudo teve como metodologia a pesquisa de autores como Circe Bittencourt, Denise Schaan, Leonardo Rocha e outros, além da aplicação de entrevistas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA