Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "CARVALHO, Giselle Pedreira de Mello"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Expressões não manuais: o teatro como estratégia no ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais
    (2015-06-30) LIMA, José Willen Brasil; CARVALHO, Giselle Pedreira de Mello; http://lattes.cnpq.br/3652780725934450
    O presente estudo faz uma discussão sobre o processo de ensino/aprendizado da Língua Brasileira de Sinais - Libras. A pesquisa partiu da observa-se de que a maioria dos cursos, nos quais estive presente, há uma maior preocupação na apreensão e aquisição dos sinais não tendo uma atenção para os parâmetros secundários, neste caso as expressões não-manuais. Em função disso, o objetivo deste trabalho foi investigar a relevância das expressões não-manuais no processo de ensino aprendizagem da Libras, tendo como ferramenta a utilização do teatro como metodologia de incremento no ensino da língua. É um estudo do tipo descritivo e uma abordagem qualitativa sendo realizada com um grupo de seis participantes que atuam num grupo de teatro no município de Nova Esperança do Piriá (PA). O instrumento de coleta de dados foi um questionário com dez perguntas abertas e fechadas, delineado a partir dos objetivos deste estudo. Os resultados apontam que o aprendiz de uma nova língua, no caso a Libras, tem dificuldade imensa quando exposto a sinais aleatórios, haja vista que essa língua usa os aspectos não-manais para marcar uma sentença gramatical ou a entonação de uma frase. O uso dessa característica no teatro deu mais liberdade aos participantes de criarem frases ou interpretar textos solicitados.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA