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Navegando por Orientador "CARVALHAL, Manuela Maria de Lima Carvalhal"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Elaboração de um manual: proposta de aplicação de metodologias ativas de aprendizagem em curso superior de bacharel em nutrição
    (2023-07-03) SILVA, Amanda Vitória Do Nascimento Da; SANTOS, Matheus Teixeira; MORI, Rejane Maria Sales Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/006849773451186; https://orcid.org/0000-0003-1769-0653; CARVALHAL, Manuela Maria de Lima Carvalhal; http://lattes.cnpq.br/0708921042608519; https://orcid.org/0000-0003-1397-0471
    Um dos desafios da atual formação dos profissionais da área da saúde configura-se na mudança do ensino tradicional para um novo método que permita o uso de recursos tecnológicos e estratégicos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo elaborar uma tecnologia instrucional para docentes com propostas de metodologias ativas (MAPs) para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de estudo metodológico quanti qualitativo que foi realizado no período de fevereiro a junho de 2023, na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém, tendo como foco o desenvolvimento de uma tecnologia instrucional do tipo manual. A execução foi dividida em duas etapas: a) Diagnóstico situacional, com a caracterização do perfil dos docentes através da aplicação de um questionário online contendo questões abertas e fechadas sobre dados sócio demográficos (idade, sexo), formação acadêmica geral e uso das metodologias ativas de aprendizagem; b) Elaboração do Manual, tendo por base os conteúdos das respostas obtidas com os docentes e levantamento bibliográfico. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA sob o número 5.872.241. Participaram da pesquisa 11 docentes, dos quais quatro atuavam apenas em estágios obrigatórios, portanto apenas sete atenderam aos requisitos do estudo. A amostra, em sua totalidade era composta pelo sexo feminino com média de idade de 40 ± 7,4 anos. Observou se que, todas as participantes (100,0%) já haviam tido algum contato e experiência na aplicação de MAP em sala de aula, bem como consideraram que a utilização tornou o conteúdo mais atrativo para os alunos. No entanto, todas sinalizaram possuir algum tipo de dificuldade quanto ao seu uso em sala de aula, sendo as principais relatadas: a falta de tempo para organização pré aula (71,4%) e para a organização durante a aula (57,1%). A tecnologia instrucional elaborada foi intitulada: “Manual de Metodologias Ativas para Professores do Ensino Superior” , foi dividido em onze capítulos, nos quais foram apresentados assuntos relacionados às MAPs em sala de aula, como: aprendizagem baseada em equipes (ABE), aprendizagem baseada em problemas (ABP), avaliação por pares, dramatização, estudo de caso, gameficação, mapa conceitual e mental, podcast, problematização, sala de aula invertida e world café. O estudo possibilitou compreender as dificuldades relativas à aplicação das MAPs, e a necessidade de capacitação para o uso de metodologias. Além disso, espera-se que após o processo de validação, o manual elaborado possa incentivar e auxiliar os docentes à aplicação de MAPs no ensino superior.
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