Navegando por Orientador "BARBOSA, Christiane Lima"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da cobertura do transporte público em bairros periféricos de Belém: um estudo de caso de Icoaraci(2024-11-27) BALTI, Fernando Sammuel Monteiro de Souza; CUNHA, Ítalo Lima da; BARBOSA, Christiane Lima; http://lattes.cnpq.br/2788231814858432; https://orcid.org/0000-0002-8303-9263Este estudo tem como objetivo analisar a cobertura do transporte público nos bairros periféricos de Belém, com foco no Distrito Administrativo de Icoaraci. O estudo adota uma abordagem de estudo de caso, combinando revisão de literatura e pesquisa in loco para identificar as principais deficiências no sistema de transporte público local. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a 62 usuários das 17 linhas de ônibus que atendem a região, além da análise do transporte alternativo, como mototáxis e vans. Ademais, as rotas das linhas de ônibus foram mapeadas usando softwares tais como o Google Earth, Moovit e Citamobi. Os resultados indicam uma cobertura insuficiente, especialmente em bairros mais afastados, como Paracuri e Maracacuera, onde a irregularidade nos horários e a baixa frequência das linhas geram insatisfação significativa entre os moradores. Como consequência, há uma crescente dependência dos transportes alternativos, que, embora convenientes, não garantem o mesmo nível de segurança e acessibilidade. O estudo sugere propostas para a redistribuição e ampliação das linhas de ônibus, além de estratégias para a integração eficiente entre o transporte público e os serviços alternativos, com o intuito de melhorar a mobilidade e promover maior inclusão social. Assim, conclui-se que uma gestão mais eficaz e uma fiscalização rigorosa são essenciais para garantir a qualidade e a regularidade dos serviços prestados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação de ferramentas lean e da qualidade para melhorias no transporte de fruto de dendê: estudo de caso em uma indústria de óleo de palma(2023-07-05) MAUES, Ewerton Ribeiro; BARBOSA, Christiane Lima; http://lattes.cnpq.br/2788231814858432; https://orcid.org/0000-0002-8303-9263O estudo em questão foi realizado em uma indústria do ramo de óleo de palma localizada no Pará, a qual é responsável pela sua matéria-prima desde o campo até a chegada na indústria. Ao longo do processo notam-se alguns problemas recorrentes no transporte do fruto, como: quebra de caminhões, lead time elevado, informação de caixas cheias em campo, entre outros tendo-se como objetivo aplicar ferramentas lean e da qualidade para mapear o processo em geral, e tentar reduzir ou eliminar as causas raízes tornando o processo mais enxuto e dinâmico. O método de pesquisa consistiu na aplicação de ferramentas VSM, 5W1H, Kaizen, diagrama de Ishikawa e PDCA. A ferramenta 5W1H norteou os passos iniciais, as ações a serem tomadas e as partes envolvidas. O VSM mostrou o fluxo atual e as etapas que poderiam ser eliminadas e, o Kaízen a melhoria contínua e a importância do engajamento da equipe em manter os resultados alcançados, o diagrama de Ishikawa foi nos detalhes dos problemas e expandiu para que tomadas de decisões para soluções de problemas e o ciclo PDCA, com o planejar das atividades, quais áreas e os prazos para alcançar as metas de baixos lead time no transporte dos frutos, sem impactos no produto final e garantindo qualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um estudo sobre a qualidade na prestação de serviço da linha de ônibus Satélite-UFPA: perspectivas dos usuários(2024-11-04) CARVALHO, Alan Mateus Medeiros; CASTILHO, David Augusto Nogueira de; BARBOSA, Christiane Lima; http://lattes.cnpq.br/2788231814858432; https://orcid.org/0000-0002-8303-9263Este trabalho teve como foco a análise dos pontos positivos e negativos do transporte público utilizado na linha Satélite-UFPA, juntamente com a coleta de satisfação dos utilizadores do meio de locomoção, com o intuito de desatar soluções para a qualidade no transporte público urbano de acordo com a perspectiva dos usuários. Esta é uma das linhas de ônibus da cidade de Belém, que é operada por duas empresas – Viação Rio Guamá e Belém Rio Transportes LTDA. Além disso, o estudo buscou fazer uma comparação entre as duas ofertas para entender qual empresa presta o melhor serviço e porquê. Para isto, utilizou-se a pesquisa qualitativa e a metodologia pautou-se em uma entrevista através da plataforma GOOGLE FORMS, com base nas literaturas de Santos (2000) e Ferraz e Torres (2004), artigos científicos, reportagens de jornais, sites, dissertações e livros que versam sobre o tema. Os resultados da pesquisa revelaram que a empresa Belém Rio Transportes LTDA teve como ponto positivo destacado a quantidade maior de frota, enquanto a Rio Guamá teve a estrutura dos seus ônibus como realçamento. Outrossim, é evidenciado a insatisfação da população com a empresa Belém Rio Transportes LTDA nos aspectos do sucateamento dos ônibus e a sua lentidão do trajeto. Enquanto a Rio Guamá teve como ressalto negativo a quantidade dos ônibus em circulação e que o comportamento dos motoristas fica a desejar por não seguirem os itinerários traçados dos pontos de paradas, tendo assim, o intuito de fornecer dados para futuros aprimoramentos nestes serviços, trazendo uma melhor qualidade de vida e locomoção para aqueles que utilizam dos serviços públicos prestados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Implementação de tecnologias digitais na logística portuária: o estudo de caso da tripulação marítima(2024-10-28) MOURA, Thayla Bianca Teixeira; BARBOSA, Christiane Lima; http://lattes.cnpq.br/2788231814858432; https://orcid.org/0000-0002-8303-9263Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mobilidade urbana: proposições sobre a implantação das 13 passarelas de estruturas metálicas na BR 316(2023-12-20) SANTA ROSA, Bernardo Augusto Campina; SILVA, Pricianne Sarmento Xisto da; BARBOSA, Christiane Lima; http://lattes.cnpq.br/2788231814858432; https://orcid.org/0000-0002-8303-9263A Região Metropolitana de Belém, ao longo dos anos, passa pelo processo de desenvolvimento urbano nas cidades que a compõe. A principal via de acesso da região é a rodovia BR-316, da qual precisa atender um elevado fluxo de pessoas e veículos de vários segmentos. No entanto, a infraestrutura do sistema de transporte, em especial às passarelas para travessias de pedestres e ciclistas, necessita de uma ampla readequação para corresponder as novas necessidades. Dessa maneira em 2019, foi iniciada a obra de implantação do BRT (Bus Rapid Transit) no primeiro trecho da BR-316, compreendido no Km 1 ao Km 10. O presente trabalho propõe-se a analisar e gerar duas hipóteses acerca da implantação das novas passarelas e suas mudanças relevantes na segurança viária e acessibilidade do pedestre. Foi observada uma redução em 51,17 % da distância média entre passarelas e foram apresentados argumentos que as passarelas promoverão maior conforto e acessibilidade aos pedestres. Os dados foram calculados no software Power BI e apresentados em formato de mapa interativo. Utilizou-se como referência as documentações de concepção do projeto das passarelas, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos).