Navegando por Orientador "AVELAR, Marcilene Calandrine de"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios da educação ribeirinha: experiência pedagógica às margens do rio Atuá – Muaná/PA(2018) GONÇALVES, Ediane de Brito; AVELAR, Marcilene Calandrine de; http://lattes.cnpq.br/9932486584975690O presente Memorial intitulado “Os Desafios da Educação Ribeirinha: Experiência Pedagógica às Margens do Rio Atuá - Muaná/PA” tem por objetivo fazer uma abordagem sobre o contexto educacional de modo mais amplo, enfatizando os desafios apresentados pela realidade escolar, especificamente, no que se refere á Educação Ribeira pelo fato de fazer parte do meu cotidiano. Em seguida, descrevo a minha história de vida, abordando a trajetória pessoal, educacional e profissional de todo o percurso até a concretização do sonho: o ingresso na universidade. Escrever este memorial do andamento educacional da minha história é um desafio gratificante, pois, caminhei em busca do passado adormecido. Relembrar o passado é trazer à tona as lembranças e os momentos das fases de desenvolvimento da minha vida (infância, adolescência, fase adulta) bem como, a minha inserção no âmbito educacional desde a Educação Básica até o Ensino Superior. Ao longo deste trajeto, farei essa “reconstituição” de forma sucinta e coerente destes momentos, utilizando referenciais teóricos de acordo com a temática abordada para que haja mais consistência na produção textualTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Entre memórias e histórias de uma pedagoga ribeirinha(2018) BAÍA, Madalena Vilhena; AVELAR, Marcilene Calandrine de; http://lattes.cnpq.br/9932486584975690Com a finalidade de descrever a minha trajetória profissional de forma crítica e reflexiva, o presente memorial, entre outras coisas, me possibilitou a descrição de fatos do meu cotidiano e sua vasta amplitude, no que se refere às relações por mim vivenciadas nos cenários interpessoal e educacional. Os agentes que fizeram e fazem parte dessa teia humana são os alunos, colegas de profissão, professores da graduação, diretores, funcionários, membros de minha família que de uma forma direta ou indireta foram decisivos para que desempenhassem de maneira efetiva e afetiva minhas práticas de docente. As memórias e histórias aqui presentes são acompanhadas de reflexão sobre os fatos acima citados. Isso só foi possível por meio de teóricos como Andrade (1999), Borba (2006), Cury (2003), Freire (2000), Moreira (2008), Smole (2007), que permitiram por meio de suas abordagens, uma análise coerente com cada fato detalhado. A todos que partilharem dessa leitura, desejo que tenham nas interpretações e reflexões presentes nesse memorial a oportunidade de cruzar informações e conhecimentos com as próprias práticas pessoais, a fim de somarmos experiências em nossas relações no contexto educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial de formação: o conhecimento como forma de aperfeiçoamento e suas contribuições nas práticas pedagógicas(2018) MONTEIRO, Edileia Teles; AVELAR, Marcilene Calandrine de; http://lattes.cnpq.br/9932486584975690O presente trabalho tem como objetivo abordar sucintamente aspectos de minha infância, trajetória, com o conhecimento de aperfeiçoamento, nas práticas pedagógicas, trazendo fatos relevantes de minha vida acadêmica e profissional, dando ênfase às na formação de minha vida a e profissional acadêmica Para dar embasamento teóricos recorreu-se a autores como Paulo freire Ano (1996), Emília Ferreiro Ano(1986),Souza (2004) entre outros, essencial para a aprimoramento de meu conhecimento tendo como forma de esclarecimento sob a parte teórica que direta indiretamente está presente em nosso convívio escola como instrumento de trabalho para uma melhor compreensão, tendo, visto que o foco está no ensino aprendizagem de docentes e discentes que fazem parte da educação principalmente daqueles que não tiveram acesso escolar e tendo oportunidades de estar repassando toda minha trajetória acadêmica e de forma para todos que o lerem Através deste memorial acadêmico procuro demostrar a importância das práticas pedagógicas diferenciadas e facilitadoras e relacioná-las com teorias dos conhecimentos sistematizados na universidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial reflexivo: contribuições do magistério na minha formação acadêmica do PARFOR(2018) MORAES, Maria das Dores Pinheiro; AVELAR, Marcilene Calandrine de; http://lattes.cnpq.br/9932486584975690Neste memorial reflexivo é exposto a história e a análise do processo de formação, que por mim foi vivenciada, na construção e no exercício do magistério. Para tal abordagem fez-se necessário a descrição de fatos e eventos que estiveram relacionados direta ou indiretamente com minha formação. Assim, descrevo os processos de formação, desde minha infância até a conclusão do curso de licenciatura plena em Pedagogia pela plataforma Freire na Ufpa, dentro do contexto cronológico para evidenciar a relevância da educação em minha vida. Também são abordadas as relações interpessoais construídas no dia a dia de convivência com os alunos e colegas de trabalho. Para a realização desse trabalho cada fato foi posto sob a ótica de um embasamento teórico pautado em autores como: Saviani (1994), Libâneo (1994), Áries (1981), Santos (2006), Zabala (1998), entre outros. Nesse sentido, a reconstrução da minha história contribuiu com a reflexão da minha prática docente antes e após a formação superior no curso de Pedagogia, que entre outras coisas considera a educação um processo inacabado e por isso isento de pensamentos estáticos e amorfos. Graças a formação obtida no curso de Pedagogia minhas ideias se reconfiguraram para um aprimoramento contínuo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vida e memória: o percurso de uma educadora quilombola(2018-05-02) MACIEL, Maria Palmira Rodrigues; AVELAR, Marcilene Calandrine de; http://lattes.cnpq.br/9932486584975690O presente memorial de formação expõe o itinerário de Vida e Memória de Maria Palmira Rodrigues Maciel, onde buscou-se destacar os fatos e eventos mais relevantes da construção de vida estudantil e profissional, desde o início na préescola até o ingresso na Universidade Federal do Pará (UFPA), no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, sendo esse acontecimento o ápice da realização do sonho em chegar à formação acadêmica. É destacado entre outras coisas as experiências pessoais e profissionais vivenciadas no longo processo de construção do conhecimento, as quais se tornaram evidentes por meio das práticas pedagógicas. Não são descrições estáticas ou memórias estagnadas no espaço e tempo, mas sim são registros fieis que por meio de reflexões sobre as várias etapas de minha formação apresentam relações com a prática pedagógica por mim vivenciada. É o registro das histórias de aprendizagem e seus reflexos no cotidiano. Nesse sentido, a conclusão do curso de Pedagogia contribuiu para a aquisição da compreensão multidimensional da educação, o que afirma que o pedagogo está em construção.