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Navegando por Orientador "AQUIME, Rafaele Habib Souza"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação especial e alfabetização: revisão de literatura sobre aprendizagem da leitura e escrita de crianças com Transtorno do Espectro Autista
    (2025-04-29) LOPES, Ewerton Brendo de Sousa; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049; AQUIME, Rafaele Habib Souza; http://lattes.cnpq.br/5409321115395105
    O estudo objetiva analisar a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na leitura e escrita da língua portuguesa. Nesta pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa com cunho bibliográfico e documental. Os dados foram obtidos através de pesquisas em sites, artigos científicos, portal do planalto, entre outros, selecionados a partir do tema alfabetização e autismo. Neste estudo, empregamos autores, como DSM-V (2014), Cunha (2017), Soares (2020), etc. Para análise dos dados, foi aplicada a técnica de análise de conteúdo na concepção de Bardin (2016). Os resultados apontam que é preciso que o educador possua uma formação qualificada na área e invista em educação permanente. Outro ponto relevante são as metodologias lúdicas, como: recursos visuais, estímulos táteis, musicalização, dentre outros, na alfabetização de estudantes com TEA. Os estudos evidenciam métodos que apoiam a alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre esses métodos, destacam-se: TEACCH – Tratamento e educação para crianças com autismo e com distúrbios correlatos da comunicação; ABA – Análise do comportamento aplicada; PECS – Sistema de comunicação por troca de figuras e AEE – Atendimento educacional especializado, Além disso, o método fônico também é amplamente utilizado. A combinação desses métodos com Tecnologias Assistivas (TA) pode ser uma estratégia eficaz para promover a alfabetização de estudantes com TEA. No entanto, é fundamental considerar as especificidades e a forma única de aprendizagem de cada aluno, adaptando as práticas pedagógicas às suas necessidades individuais.
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