Graduação - CANAN
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação - CANAN por Orientador "ARAÚJO, Fernando Alves de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise dos impactos socioambientais decorrentes da expansão urbana no Município de Abaetetuba, no Estado do Pará, entre os anos de 2014 e 2024(2025-08-16) COSTA, Rayane Farias da; ARAÚJO, Fernando Alves de; http://lattes.cnpq.br/6021514930693027; https://orcid.org/0000-0002-7472-4680O presente estudo oferece uma análise aprofundada dos impactos socioambientais decorrentes da expansão urbana no município de Abaetetuba, Pará, no período de 2014 a 2024. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão bibliográfica e análise espacial, focando na ocupação irregular de Áreas de Preservação Permanente, degradação dos recursos hídricos, perda significativa da cobertura vegetal e riscos geológicos associados ao crescimento urbano desordenado. Os resultados evidenciam que o avanço urbano, quando aliado à carência de planejamento adequado e infraestrutura eficiente, acentua vulnerabilidades ambientais e sociais, comprometendo diretamente a qualidade de vida da população local. Este estudo contribui de forma significativa para a compreensão desses processos, ressaltando a urgência da implementação de políticas públicas integradas que promovam o ordenamento territorial, a gestão participativa e a aplicação de tecnologias avançadas de sensoriamento remoto para o monitoramento contínuo e eficaz da expansão urbana em Abaetetuba.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso dos recursos didáticos no ensino e aprendizagem da cartografia no contexto da Geografia Escolar nas séries finais do Ensino Fundamental: uma abordagem a partir da literatura acadêmica brasileira de 2013-2023(2025-04-02) VAZ, Esteffany da Silva; ARAÚJO, Fernando Alves de; http://lattes.cnpq.br/6021514930693027; https://orcid.org/0000-0002-7472-4680Este trabalho tem como objetivo central refletir sobre os recursos didáticos propostos em produções acadêmicas no Brasil, na última década, para o ensino e a aprendizagem da cartografia no contexto da geografia escolar nas séries finais do ensino fundamental. Para isso, busca-se compreender o processo de ensino e aprendizagem de Geografia, enfatizando a importância da participação ativa dos alunos e do diálogo em sala de aula. A pesquisa caracteriza a Cartografia escolar no Ensino Fundamental, explorando seu papel pedagógico e sua relevância para essa etapa educacional. Ademais, identifica e analisa as pesquisas científicas voltadas para o ensino de cartografia nos anos finais do ensino fundamental, especificamente na disciplina de Geografia. As análises são realizadas a partir de bancos de publicações acadêmicas brasileiras, com foco nas propostas de recursos didáticos apresentadas nesses estudos nos últimos 10 anos. Dessa forma, este trabalho contribui para a compreensão do cenário atual das pesquisas sobre o ensino de cartografia no Brasil e possibilita reflexões acerca das abordagens e metodologias que podem aprimorar a prática docente nessa área.