Graduação - CCAST
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação - CCAST por Orientador "BARBOSA, Jessyca Lorena Pereira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Interação humano-computador : a influência da tecnologia no comportamento humano na UFPA Campus Castanhal(2018-02-27) SOARES, Luana Carolina Silva; BARBOSA, Jessyca Lorena Pereira; http://lattes.cnpq.br/6951473307764949Com o avanço tecnológico com o decorrer do tempo fez-se necessário à divulgação da informação para a maior parte das pessoas que possuíssem acesso a ela, fosse ela restrita ou do conhecimento geral da população. Porém, os conceitos relacionados ao termo tecnologia são facilmente confundidos, principalmente, por leigos no assunto, fazendo com que dessa maneira os mesmos sejam empregados erroneamente. Casos nos quais os seres humanos não conseguem lidar com o excesso de informação ou exposição demasiada, não são raros, pois eles estão cada vez mais estampados na mídia de forma que todos saibam o que ocorre em tempo real. A tecnologia possui dois lados que devem ser analisados com cautela, o positivo e o negativo, muitos visam apenas os benefícios trazidos por ela nos tempos atuais, onde praticamente tudo gira em torno dos aparelhos celulares e outros dispositivos eletrônicos, porém, é necessário que exista uma reflexão sobre os malefícios causados pelo uso desenfreado da mesma, a nomofobia é um exemplo do que pode ocorrer com o excesso de exposição. Apesar da informação está ao alcance das mãos alguns distúrbios possuem pouca ênfase na sua abordagem, mas não se pode permitir o esquecimento deles diante de tanto fluxo de informações que passam de pessoa para pessoa ao longo do dia. Com o campus universitário de Castanhal não é diferente, nele são encontrados pontos positivos e negativos na utilização tecnológica nos diversos cursos que o mesmo detém, eles serão abordados neste com o intuito de gerar uma reflexão por parte dos discentes e fazer com que existam mais informações a respeito de termos como informação, dados, conhecimento, nomofobia, entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramenta de ensino nas séries iniciais: um estudo de caso em uma escola municipal de Castanhal – PA(2017) BARBOSA, Ana Paula Lima; BARBOSA, Jessyca Lorena PereiraAtualmente, é evidente o avanço da tecnologia no mundo e sua predominação em ambientes formais de ensino, fazendo-se necessário que a escola seja um espaço de transformação para formar cidadãos nesse contexto atual da sociedade. O trabalho a seguir teve por objetivo geral analisar a realidade de uma escola pública de Ensino Infantil e Fundamental no município de Castanhal no Estado do Pará-Brasil, tendo como foco à presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas séries inicias e sua utilização como ferramenta de ensino pelos professores. De forma a alcançar este objetivo foram formulados os seguintes objetivos específicos: Analisar a compreensão dos professores sobre as TDICs; verificar a utilização das TDICs pelos professores no processo educacional; conhecer o uso das TDICs na atuação dos professores; verificar a concepção dos professores sobre o uso das TDICs para a aprendizagem dos alunos; identificar as dificuldades encontradas pelos professores no uso das TDICs. No componente teórico abordou-se sobre as conceituações e definições das TI, TICs e TDICs, além das suas abordagens no contexto educacional. A coleta de dados foi realizada em outubro de 2017, através de uma entrevista estruturada com cinco professoras das séries iniciais do ensino fundamental, com idade média de 44,2 anos, sendo quatro com formação inicial em Pedagogia e uma em Magistério. Diante da seguinte questão “As TDICs são utilizadas pelos professores como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?” concluiu-se que, as participantes compreendem as TDICs, como recurso que oportuniza um melhor desenvolvimento do ensino e aprendizagem, porém evidenciam a insuficiência na quantidade e qualidade desses recursos disponíveis na escola, desta maneira pouco as exploram como ferramenta de ensino dentro da sala de aula.