CANAN - Campus Universitário de Ananindeua
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Navegando CANAN - Campus Universitário de Ananindeua por Orientador "BORGES, Fábio Cardoso"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do ensino inclusivo de alunos surdos nas aulas de Química em uma escola da rede estadual do município de Ananindeua - PA(2020-02-18) RODRIGUES, Carlos Eduardo Conceição; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228O desenvolvimento desta pesquisa surgiu a partir da necessidade de se constatar a efetividade do ensino inclusivo oferecido por uma escola estadual do município de Ananindeua. Para tal, buscou-se realizar uma análise deste ensino inclusivo para alunos surdos, durante as aulas de química. Assim, foi necessário conhecer a realidade do ensino inclusivo, identificar as principais metodologias adotadas pelos professores durante o ensino e avaliação dos mesmos e conhecer as principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, utilizou-se o método qualitativo, onde fez-se uso das observações, junto a aplicação de questionários para professores e alunos surdos como técnica de coleta de dados, sendo esta realizada no período de 18 a 29 de novembro de 2019. Diante disso, verificou-se que aspectos básicos necessários para o desenvolvimento do ensino inclusivo estão sendo oferecidos, porém vale direcionar o olhar para a formação dos professores, tendo em vista que se constatou que estes docentes atuantes na área, não possuem formação especifica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação do rendimento da espécie “bertholletia excelsa” na produção de óleo fixo(2023-06-12) SOUSA, Renan Ferreira de; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228O presente trabalho está de acordo Instrução Normativa nº 01/2022 da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará, que dispõe sobre a flexibilização nos critérios de normatização de Trabalhos de Conclusão de Curso, em virtude dos impactos decorrentes da pandemia da COVID-19. Sendo assim, esta pesquisa apresenta os resultados de um trabalho apresentado no 59º Congresso Brasileiro de Química na forma de resumo expandido, o enfoque se dá na espécie vegetal Bertholletia excelsa, também conhecida como Castanha-do-Pará, uma das espécies mais importantes da Amazônia, que apresenta múltiplos derivados. Nesse contexto, este estudo explana sobre os processos de extração do óleo da referida espécie, com o intuito de comparar os resultados obtidos pelo método de prensagem manual com a literatura vigente. Assim, destaca-se que a metodologia utilizada obteve rendimentos satisfatórios eficientes em relação aos de pesquisas comparadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades no ensino e aprendizagem de química: trajetória do ensino fundamental ao vestibular(2022-02-21) TENORO, Erik Lauã Gonçalves; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/ 0000-0001-5589-6228Este estudo objetivou investigar, os alunos do Ensino Médio, se recebem subsídios teóricos de conteúdo específicos suficientes para realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)). A pesquisa deu-se através de levantamento e revisão da literatura, buscando autores que tratam do tema, além da aplicação de um questionário com alunos do último ano do Ensino Fundamental. A partir deste levantamento bibliográfico foi possível identificar alguns obstáculos enfrentados pelos professores e alunos do Ensino Médio, como exemplo os alunos não conseguem acompanhar os conteúdos de Química, uma vez que o mesmo não apresenta as dificuldades de forma isolada e sim por meio de um conjunto de fatores que o acompanham durante todo o Ensino Médio. Além disso, percebeu-se também outros indicadores importantes, como a falta de interesse, a didática e a interdisciplinaridade influenciando negativamente a qualidade de absorção do conteúdo através do processo ensino-aprendizagem. Por consequência, os alunos não conseguem relacionar os conteúdos aprendidos na escola com o seu dia-a-dia, vendo-os como assuntos totalmente desconectados. Os professores demonstram resistência a novas práticas de ensino, entretanto, portam-se de forma coerente, reconhecendo suas limitações e a necessidade de um investimento em sua formação profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Docência em Química no Ensino Remoto Emergencial: desafios e perspectivas(2023-02-13) SILVA, Patrícia de Jesus Guilherme da; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228O presente trabalho apresenta uma pesquisa referente ao processo de docência no ensino em química durante a pandemia da Covid-19. O objetivo deste, é analisar os desafios e as perspectivas dos professores de química durante o Ensino Remoto Emergencial - ERE. Dada a importância dessa temática, aplicou-se um questionário contento 16 perguntas, elaborado via Google Forms, com perguntas de múltipla escolha e discursivas, o qual foi respondido de forma totalmente online, contando com a participação de 13 docentes. Para a elaboração desta pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa de cunho descritivo. Os resultados obtidos, evidenciaram os desafios presentes na prática docente durante o ERE, bem como o olhar destes, a respeito desse momento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva: o uso de ferramentas tecnológicas para alunos com deficiência auditiva no Ensino de Química(2022-02-21) COSTA, Clalber Carrilho da; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/ 0000-0001-5589-6228A utilização de recursos tecnológicos como ferramenta de inclusão para alunos com deficiência auditiva é a nova forma de proporcionar equidade dentro do ensino regular das escolas públicas, com ênfase nas escolas da região metropolitana de Belém-PA. De acordo com o cenário atual a respeito da presença desses indivíduos nas escolas, fez-se necessário o desenvolvimento da pesquisa, com o objetivo de informar, de contextualizar a atual situação do ambiente escolar e de solicitar novas metodologias dentro das salas de aula. O presente trabalho tem como base o levantamento bibliográfico a respeito do deficiente auditivo dentro do ensino regular, a exclusão e as metodologias abordadas pelos professores. O trabalho utiliza da aplicação de formulário como pesquisa de campo, caracterizando uma pesquisa teórica e empírica, com o objetivo de conhecer a realidade das escolas públicas e promover a comparação com dados de fornecimento de recursos tecnológicos. As perguntas da pesquisa de campo tem sua elaboração com o objetivo de conhecer o espaço estrutural, afirmar a presença do material tecnológico disponível para a utilização dentro da sala de aula e informar se o indivíduo com deficiencia auditiva está usufruindo do seu direito a educação garantido pela Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência). A pesquisa foi realizada no período de 10/2021 a 12/2021 pela plataforma digital “google formulários”, disponível na plataforma do google. A pesquisa foi encaminhada para o público em geral, com parcial identificação de pessoas com deficiencia auditiva. Após análise dos dados gerados a partir das respostas dos entrevistados, foi observado que existe a presença de recursos tecnológicos distribuidos parcialmente dentro das escolas, porém ocorre a baixa utilização dos materiais devido a tecnologia e o material adequado ainda ser um desafio para os profissionais da educação. Logo se faz necessário um ferramenta específica que promova a inclusão do aluno com deficiência auditiva, respeitando as necessidades e as limitações das escolas públicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O RPG (Role Playing Game) solo como alternativa didática ao ensino de Química(2022-10-13) SARMENTO, James Valente; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228Os jogos sempre fizeram parte da humanidade desde de que se tem registros e passaram a ser aplicados ao ensino desde a Antiguidade em Roma com soldados e com crianças. Hoje em dia temos algumas dificuldades ao ensinar química nas escolas. Os motivos variam desde a falta de estrutura à falta de interesse dos alunos pela matéria. Dessa forma, os jogos trazem uma alternativa didática para educadores e alunos, sendo uma forma mais dinâmica, interessante e divertida a ser aplicada em sala de aula. Usando a teoria de educação de Ausubel, destacando o conceito subsunçor e o material significativo para ter aprendizagem significativa, pôde-se neste trabalho propor um jogo de RPG Solo para ser usado em sala de aula, que também tem o objetivo de servir de apoio teórico e inspiração para implantar essa ferramenta didática nas escolas. Esse método já se mostra bastante eficiente, sendo relatado seu benefício por diversos autores da atualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso de um jogo didático como ferramenta avaliativa do ensino e aprendizagem de Química(2023-08-29) CARVALHO, Elane de Jesus Guilherme de; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228O presente trabalho descreve a aplicação de um jogo didático, a partir da adaptação do tradicional Jogo de tabuleiro, para revisão e avaliação dos conteúdos relacionados a classificação, balanceamentos e cálculos de reações químicas. A atividade foi aplicada para 31 alunos de 3º ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública estadual Dr. Maroja Neto no município de São Domingos do Capim-PA, propiciando a análise do desenvolvimento da aprendizagem de forma diferenciada da perspectiva tradicional. A pesquisa foi desenvolvida durante a realização do estágio supervisionado IV, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, compreendendo as etapas de execução do jogo em sala de aula e consequentemente tendo como análise de avaliação as questões do jogo respondida por alunos em equipes. Foi observado que o jogo de tabuleiro das reações químicas apresentou-se como uma ferramenta positiva com a finalidade de motivar e desafiar os alunos a exporem sobre seus aprendizados de forma lúdica e prazerosa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso do aplicativo hidrocarbonetos como ferramenta no processo de aprendizagem no ensino de Química(2022-08-31) COSTA, Helem Fabiana Reis da; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228Este trabalho foi desenvolvido com intuito de verificar como o uso de aplicativo utilizado como ferramenta no ensino de Química pode ajudar no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi analisar a utilização do aplicativo de Hidrocarbonetos com alunos das turmas Técnico Integrado em Informática da Escola de Ensino Técnico Médio Prof.ª Maria de Nazaré Guimarães Macedo, situada no Município de Curuçá-PA. A pesquisa foi realizada através dos questionários aplicados, após o uso do aplicativo e investigando a relação entre o questionário realizado após uma aula expositiva e o outro questionário realizado após utilização do aplicativo. Foi possível perceber que quando a tecnologia é bem aplicada, considerando-a como uma ferramenta de auxílio no ensino, os resultados são positivos de forma satisfatória.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Utilização de vídeos nas aulas de Química: uma ferramenta de ensino em tempos de pandemia(2022-02-21) LIMA, Raiumundo Júnior de Lima; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/ 0000-0001-5589-6228O presente trabalho tem como objetivo discutir o ensino de química no atual contexto de utilização das ferramentas disponíveis por meio da internet como as videoaulas, com enfoque na escolha dos vídeos adequados e na sua utilização para o ensino, assim como o aproveitamento didático que a produção de vídeos pelos alunos pode trazer para a aprendizagem deles. Nesse sentido, buscou-se dialogar com diversos teóricos que tratam sobre didática, utilização de videoaulas para o ensino de química, planejamento e produção de vídeos pelos alunos, a utilização desses vídeos para o ensino de radioatividade, análise de videoaulas mostrando pontos positivos e negativos e, por fim, mostra relato de experiência referente às experiências obtidas pelo professor em formação durante estágio de docência. A metodologia para a pesquisa é caracterizada como bibliográfica, com levantamento de conteúdo realizado com as categorias pré-definidas para os títulos dos capítulos/artigos. Para isso, utilizou-se as plataformas “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações” e “Scielo”. As discussões realizadas com esses teóricos possibilitaram esclarecer, por exemplos, que por mais que se encontre materiais adequados ao ensino de química na plataforma YouTube ou em sites especializados deve-se considerar que essas possíveis aprendizagens perpassam pela cultura, linguagem e costumes dos alunos; a importância de o professor estimular os alunos a fazerem perguntas e mediar o encontro de respostas; os detalhes didáticos, como a utilização de quadro branco desde que se esteja com roupa escura; os princípios pedagógicos a serem aplicados. Diante dessas disposições, pode-se considerar que o ensino de química com a utilização e produção de videoaulas pode ser efetivo, desde que se percorra planejado caminho metodológico, didático e pedagógico.