CANAN - Campus Universitário de Ananindeua
URI Permanente desta comunidade
Campus de Ananindeua /
Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas
Fone: (91) 3201-7041
E-mail: bbca@ufpa.br
Navegar
Navegando CANAN - Campus Universitário de Ananindeua por Orientador "BASTOS, Carlos Augusto de Castro"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O facebook como ferramenta de elaboração e apresentação de trabalho escolar de história sobre as religiões de matrizes africanas - um relato de experiência(2018-08-20) AMORIM, Cléber de Oliveira; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451Este artigo trata, essencialmente, de um relato de experiência docente sobre as religiões de matriz africana, componente curricular da disciplina História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena ministrada em uma escola de ensino fundamental e médio da região metropolitana de Belém-Pa, onde se utilizou a rede social Facebook para a apresentação do trabalho de pesquisa dos estudantes das turmas de 1º ano do ensino médio sobre o referido conteúdo. Para fundamentar a utilização do Facebook como ferramenta didático-pedagógica realiza-se, anteriormente, um diálogo com a Teoria da História onde se busca observar o que aponta a Didática de História sobre a utilização de recursos tecnológicos nas aulas de História. Além disso, é apresentada uma breve discussão sobre a trajetória escolar da História e Cultura Africana e Afro-brasileira desde sua obrigatoriedade a partir da Lei 10.639/2003, bem como, uma breve abordagem sobre a utilização do Facebook como instrumento de auxílio didático-pedagógico na educação básica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação acadêmica e prática docente: embates para o ensino de Estudos Amazônicos nas escolas municipais de Ananindeua-PA(2022-08-02) COSTA, Ingrid Larêdo Leão da; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451Essa pesquisa direcionou-se a analisar a forma como a disciplina de Estudos Amazônicos é introduzida por professores, em turmas do ensino fundamental, de escolas públicas do município de Ananindeua. Questionários realizados com os professores lotados na disciplina, são as principais fontes dessa pesquisa, utilizados para identificar qual o perfil do docente, a sua formação profissional e a experiência e relação com a disciplina. Além disso, a partir dos questionários, é possível pontuar a carga horária destinada à disciplina de Estudos Amazônicos, os materiais didáticos utilizados e quais as temáticas selecionadas pelos docentes. O objetivo da pesquisa é perceber como as variáveis, de formação, instrução e área em que atua, influenciam na prática docente e no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, visto que a disciplina de Estudos Amazônicos é essencial para o aluno entender a importância da região na qual está inserido.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Operacão “Arco de Fogo” em Tailândia-Pa: impactos sociais, econômicos e ambientais a partir da cobertura do Portal Tailândia e G1 (2008)(2023-12-18) SILVA, Adriana Abreu da; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451Esta pesquisa analisa os desdobramentos da operação “Arco de Fogo” no município de Tailândia-PA no ano de 2008, objetivando compreender os efeitos dessa operação para o cotidiano dos moradores e como isso impactou, seja de forma positiva ou negativa, a vida social e econômica dos mesmos, bem como analisar os efeitos da mesma sobre o meio ambiente. Para isso, buscou-se estudar o cenário em que o município se encontrava antes da operação Arco de Fogo, como esta se deu e quais os desdobramentos da mesma. Desse modo, foram utilizados como fonte e objeto de pesquisa os jornais digitais denominados de “O Portal Tailândia” e “G1 Pará” no ano de 2008. A operação representou um momento marcante para os moradores do município, para os donos de carvoeiras e serrarias e para os órgãos responsáveis pela execução da mesma. Foi de suma importância à análise do ponto de vista dos diversos agentes envolvidos e dos conflitos decorrentes da insatisfação dos trabalhadores que perderam seus empregos nas carvoeiras e serrarias.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Quadrinhos e revolução: análise da abordagem da independência do Haiti nos livros didáticos de História da escola Luiz Nunes Direito e proposição de novas abordagens com HQs(2025-11-18) SOUSA, Jawilton Mateus de Nazaré; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451Este trabalho tem como objetivo investigar a abordagem da Revolução Haitiana nos livros didáticos de História, destacando sua relevância, e propor uma metodologia criativa para o ensino dessa temática utilizando histórias em quadrinhos (HQs). A pesquisa será centrada na análise dos livros da coleção Araribá Mais, destinados aos alunos do sétimo e oitavo anos do ensino fundamental. O estudo será dividido em quatro etapas: 1) contextualização da Revolução Haitiana e sua importância historiográfica; 2) análise crítica dos livros didáticos da Editora Moderna voltados para os sétimo e oitavo anos; 3) discussão sobre o uso das HQs como ferramenta pedagógica no ensino de História; e 4) desenvolvimento e aplicação de uma proposta metodológica que incorpore as HQs no ensino da Revolução Haitiana, utilizando a obra "A Revolução que deu origem ao Haiti", de Laurent Dubois. Desta forma, almeja-se cooperar para o aperfeiçoamento no tratamento da Revolução Haitiana nos materiais educacionais e disponibilizar uma alternativa didático-pedagógica e eficiente através da aplicabilidade das HQs no aprendizado desse evento histórico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Reserva Extrativista Chocoaré - Mato Grosso: vivências e perspectivas para a Comunidade de Bom Intento (2002 – 2023)(2024-10-29) SILVA, Helder Dias da; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451O referido artigo analisa as mudanças ocorridas nas vivências dos moradores da Vila de Bom Intento, município de São João de Pirabas/Pa, os quais vivem às margens dos Rios Maracanã e Chocoaré e que os utilizam como rota para o extrativismo em busca de meios de subsistência, e a partir da análise feita ao longo da pesquisa entende-se o que mudou na vida dos moradores no uso do meio ambiente, principalmente após a criação da Reserva Extrativista Chocoaré-Mato Grosso no ano de 2002. E para que se pudessem atingir determinados objetivos, foi preciso aprofundar o estudo em referenciais teóricos através das pesquisas feitas sobre a legislação de Reservas Extrativistas existentes no Brasil e, em especial, a denominada Chocoaré-Mato Grosso. E também, para a conclusão desta pesquisa, ressalta-se a importância do papel dos moradores da comunidade mencionada para a construção de memórias sobre a Vila. Os métodos utilizados nas coletas de dados foram: entrevista com alguns moradores usando da oralidade, assim como consultas bibliográficas, fotos, mapas e sites da internet.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) O uso dos arquivos e das fontes documentais escolares no Ensino de História: prática de educação patrimonial(2018-08-23) GOLOBOVANTE, Smile de Souza; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451O presente artigo pretende apresentar uma proposta metodológica de uso das fontes documentais dos arquivos escolares no ensino de história no âmbito da educação básica, assim como apontamentos teóricos-metodológicos necessários ao professor de história em sua exequibilidade. Para a execução da proposta metodológica, foi tomado o caso específico do Colégio Estadual Paes de Carvalho, planejando-se uma atividade didática sobre o Brasil da República Velha à Era Vargas, a partir de fontes documentais disponíveis no próprio arquivo escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O vestuário do Carimbó de Santarem Novo: um estudo sobre costume, tradição e religiosidade(2024-08-05) CORREA, Paulo César; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451; https://orcid.org/0000-0001-6226-8860O presente artigo tem por objetivo descrever e analisar a relevância que a indumentária típica dos dançarinos de carimbó do município de Santarém Novo exerce na construção identitária destes brincantes. Para isso, serão abordados os temas: costume, tradição e religiosidade. Considerando que a indumentária se caracteriza como um forte indicador de pertencimento cultural dos indivíduos localizados neste município. Serão analisados traços peculiares que ajudam no entendimento do elemento cultural como peça fundamental na história da cidade, bem como na manutenção das tradições folclóricas que regem o fazer da cultura do povo de Santarém Novo.