CANAN - Campus Universitário de Ananindeua
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Navegando CANAN - Campus Universitário de Ananindeua por Orientador "ALVARES, Wellington de Pinho"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de História e a Educação Indígena: desafios e possibilidades durante a Pandemia da Covid-19 na Escola Municipal Indígena Kokokangroti em Altamira-PA(2022-12-12) SANTOS, Rafael Leal; ALVARES, Wellington de Pinho; http://lattes.cnpq.br/9113165346538917; https://orcid.org/0000-0001-7799-9762O ensino de história, a educação indígena e os desafios encontrados durante a pandemia da COVID-19 são questões a serem discutidas nesta pesquisa. Em vista disso, o objetivo deste trabalho é analisar os desafios da educação indígena, refletidas sobre as práticas educacionais no ensino de História do cotidiano escolar da escola Municipal indígena kokokangroti durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa utiliza o método participante, vinculando-se à teoria-prática e ao pensamento-ação, por meio do planejamento e estratégias pedagógicas que inserem e ressignificam os conteúdos de história e cultura indígena. Onde o ensino de História deve ser fundamentado na cultura das comunidades indígenas, onde a educação escolar pode ser de grande relevância nesse processo, ou seja, um processo de disseminação e construção de conhecimento entre os povos. Diante disso, foi desenvolvida uma oficina com o tema: um olhar sobre a comunidade no ensino de história. Na qual, a cultura e resistência dos povos indígenas do médio Xingu deve ser vista e ouvida pelos próprios indígenas e pela sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A história indígena no ensino de História: uma abordagem a partir da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Juruna na Reserva Indígena Boa Vista no km 30, Município de Vitória do Xingú(2022-12-12) NASCIMENTO, Poliane Silva do; ALVARES, Wellington de Pinho; http://lattes.cnpq.br/9113165346538917; https://orcid.org/0000-0001-7799-9762O ensino da História indígena pela Lei n.11.645 de 2008 se tornou obrigatório no currículo de educação básica de todo país, portanto observamos que nos livros didáticos ainda existem muitas abordagens eurocêntricas no sentido da história indígena, especialmente nos conceitos identidade, cultura e tradição. Neste sentido o objetivo desta pesquisa é analisar como os indígenas avaliam sua participação ativa no ensino de história e como se veem através das histórias que são retratadas em sala de aula. Neste trabalho foram realizadas as seguintes pesquisas, bibliográficas, documental e pesquisa de campo, onde foram coletados dados por meio de entrevistas com a docente da escola Francisca Juruna e com o cacique da TI Boa vista km30 de vitória do Xingu, comunidade Juruna. Os resultados obtidos mostram que os indígenas desejam um ensino mais representativo, orientado a valorizar a cultura e a história dos indígenas, buscando assim melhorias no ensino escolar indígena.