Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT/CANAN
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Navegando Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT/CANAN por Orientador "BARBOSA, Disterfano Lima Martins"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo experimental de um difusor cônico aplicado a um microgerador eólico(2018-08-02) TANOUE, Atamy Reis; BARBOSA, Disterfano Lima Martins; http://lattes.cnpq.br/5619873050662231O difusor cônico instalado em volta da turbina causa um aumento na velocidade do vento que incide sobre o seu rotor, acarretando em um aumento de eficiência na geração de energia elétrica. Uma vez conhecido o comportamento do vento no interior do difusor, pode-se determinar a região ideal para a instalação da turbina (maiores velocidades), de modo a aproveitar a maior energia cinética disponível. Este aumento global na velocidade do vento que chega ao rotor da turbina ocasiona um aumento na extração de energia. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o aumento da geração de energia elétrica de uma turbina eólica com a instalação de difusores cônicos, além de um levantamento experimental acerca do comportamento do escoamento de ar em um difusor cônico. Desta forma, além de avaliar a influência da geometria do difusor na geração de energia elétrica, o trabalho busca levantar informações que complementem o modelo matemático proposto por Barbosa (2013), o qual prevê a distribuição de velocidades no interior do difusor em função de sua geometria. Os resultados obtidos por este trabalho indicaram que de fato há o aumento de tensão em função da presença do difusor em torno da turbina, o aumento de velocidade foi da ordem de 21%, enquanto que o aumento de velocidade tensão elétrica foi da ordem de 16%. Mostrou também que o comportamento obtido é compatível com a literatura disponível e com os resultados de trabalhos acerca da temática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo experimental do ângulo de abertura de difusores cônicos em um microgerador eólico(2019-12-13) SILVA, Thales Cunha e; BARBOSA, Disterfano Lima Martins; http://lattes.cnpq.br/5619873050662231O presente trabalho tem como objetivo avaliar a influência do ângulo de abertura de difusores cônicos, utilizando materiais de baixo custo, em um microgerador eólico. O difusor, ou intensificador de potência, atua na formação de zonas de baixa pressão na sua seção de saída, promovendo um efeito de ―aspiração‖ da corrente de ar, aumentando a velocidade que incide sobre o rotor da turbina eólica, consequentemente elevando a geração de energia elétrica. Neste trabalho foram construídos 5 difusores cônicos com diâmetros de entrada e comprimentos fixos, variando seus ângulos de abertura, no caso, 5º, 10º, 15º, 20º e 25º. A razão entre o comprimento de cada difusor (L/d) e o seu diâmetro de entrada foi de 0,5. O túnel de vento utilizado para os ensaios foi construído a partir de materiais de baixo custo, assim como o microgerador eólico. Foram realizadas leituras de tensões elétricas, por meio do microgerador, no interior de cada difusor. Em seguida, foram realizadas leituras de velocidade, por meio do tubo de Pitot, no interior de cada difusor. A partir destes valores, foram determinados os fatores de aumento de velocidade e de tensões elétricas, que posteriormente foram comparados. Foi observado que todos os difusores promoveram aumento de velocidade e de tensão elétrica. Observou-se também, que para a relação L/d utilizada, as razões de velocidade e as razões de tensões aumentavam de acordo com o aumento do ângulo de abertura. Entretanto, ângulos de abertura elevados, como 40°, causam redução de velocidade, como visto em Barbosa (2013). Os resultados mostraram a influência da geometria do difusor no aumento da geração de velocidades e de tensões elétricas na ordem de até 32%. Os resultados obtidos neste trabalho apresentam boa concordância com os trabalhos disponíveis na literatura, mesmo que difusores cônicos sejam pouco utilizados em aplicações eólicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta e construção de um túnel de vento adaptado para ensaios de microgeradores eólicos e difusores(2018-12-14) MOREIRA, Lucas da Silveira; BARBOSA, Disterfano Lima Martins; http://lattes.cnpq.br/5619873050662231Mesmo com o contínuo avanço da tecnologia computacional, a qual auxiliou no estudo da dinâmica dos fluidos, túneis de vento continuam sendo importantes equipamentos científicos na pesquisa dos fenômenos aerodinâmicos, fornecendo dados confiáveis e reproduzindo condições de escoamento que não podem ser realizadas por computadores. Este trabalho possui como objetivo construir, a partir de um ventilador axial, um túnel de vento de baixo custo e funcional de circuito aberto do tipo soprador e de seção de teste aberta de 500 mm x 500 mm, para ser utilizado em ensaios de microgeradores e difusores de pequeno porte. Pesquisas de custos foram realizadas para definir o melhor material a ser utilizado na construção do túnel, optando por sua construção com madeira compensada, fornecendo rigidez necessária a estrutura. Para verificar a qualidade do escoamento, foi mapeado o seu perfil de velocidade na seção de teste utilizando um tubo de Pitot e analisado visualmente o comportamento do escoamento através de injeção de fumaça. Os resultados obtidos foram satisfatórios, o escoamento apresentou boa qualidade para serem ensaiados difusores e microgeradores.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A utilização do software Sábio: uma aventura ecológica como ferramenta didática no Ensino de Ciências Ambientais(2022-12-16) OLIVEIRA, Ney Cristina; FONSECA, Wellington da Silva; http://lattes.cnpq.br/5066230825214516; https://orcid.org/0000-0002-2602-1964; BARBOSA, Disterfano Lima Martins; http://lattes.cnpq.br/5619873050662231O uso da tecnologia educacional no atual contexto das instituições de ensino é fundamental para a modernização da educação brasileira, nesse sentido, o presente trabalho objetivou estimular a conscientização de crianças a respeito da educação ambiental através de jogos didáticos. Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento e aplicação de um jogo educativo ambiental intitulado Sábio - Uma Aventura Ecológica. A utilização do jogo promoveu, nos alunos, o interesse em combater os problemas ambientais enfrentados em Ananindeua / PA, região metropolitana de Belém. O projeto foi aplicado na Escola Sistema de Ensino Amazônia com 42 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, ao final do jogo foram distribuídos aos educandos questionários contendo questões referentes ao grau de dificuldade do jogo e aos problemas ambientais existentes na cidade. Após a aplicabilidade do jogo e das respostas obtidas com os questionários foi possível observar que os alunos participaram ativamente de cada fase do jogo e entenderam o quanto é importante cuidar do meio ambiente.