Especialização - CALTA
URI Permanente desta comunidade
Campus de Altamira / Bibliotecários: Irlaneide Cabral
Fax: (93)2122-0613 E-mail: bibaltamira@ufpa.br
Navegar
Navegando Especialização - CALTA por Orientador "SANTOS, Cícero Manoel dos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Experiência vivenciada com aulas remotas de física na comunidade Tiradentes - Uruará/PA(2022-06-27) ALMEIDA, Luciene da Silva; SANTOS, Cícero Manoel dos; http://lattes.cnpq.br/0504503538506736A cinemática é a parte da mecânica que estuda os movimentos sem que haja preocupação com suas origens sendo útil para descrever o movimento de sistemas compostos por partes independentes que podemos identificar no nosso dia a dia tais como: corridas (de carro, pega-pega e de sacos), jogo de futebol e outras brincadeiras. O ensino para ser bem sucedido é necessário utilizar métodos e técnicas mais ajustados aos alunos. Neste sentido, o principal objetivo deste trabalho é identificar formas para facilitar o ensino aprendizagem da cinemática aos alunos da primeira série do ensino médio no campo. Serão propostas a elaboração de experimentos de física utilizando materiais de baixo custo. Uma vez que, os materiais pedagógicos, serão confeccionados pelos alunos. Durante a pesquisa os conteúdos de Física foram ministrados através de experimentos com materiais de baixo custo assim tornaram as aulas mais interessantes e participativas, uma vez que essa pesquisa aconteceu no período de pandemias, aulas remotas e grandes dificuldades para o ensino e aprendizagem, contudo os alunos conseguiram realizar as atividades em grupo utilizando ferramentais digitais. Para sua maior eficiência busca-se o desenvolvimento integral do educando. A maior missão do educador é preparar com mecanismos as novas gerações para o mundo em que irão viver, por isso é de suma importância desenvolver metodologias ativas com a criatividade do educando,para que a construção do conhecimento ocorra como resultado de estratégias pedagógicas que resultem na interação com o outro, permitindo o despertar do aluno para o novo conhecimento. Esta pesquisa é relevante para o ensino de física, no contexto do conteúdo de cinemática, por fazer parte dos conteúdos iniciais da disciplina de física.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Feira de ciências virtual como ferramenta de aprendizagem de Física em escolas do campo(2022-06-07) RIOS, Ana Claudia Souza; SANTOS, Cícero Manoel dos; http://lattes.cnpq.br/0504503538506736A proposta para a execução deste trabalho visa analisar através de bases teóricas sobre educação do campo e empíricas, um estudo qualitativo do uso de experimentos elétricos utilizando materiais alternativos, por meio de feira de ciências em duas escolas do campo na região da transamazônica em busca da promoção de uma melhor integração entre teoria e a prática de conceitos elétricos no cotidiano do aluno. Os resultados foram analisados a partir de entrevistas e observações antes e após a realização do evento, com objetivo de subsidiar melhor a pesquisa a partir de uma perspectiva significativa. Observou-se nesta metodologia que mesmo sem um espaço adequado e poucos materiais para execução dos experimentos, houve um bom desenvolvimento dos estudantes em relação a criatividade, o instinto investigativo, a compreensão dos assuntos e sua associação com o cotidiano, desta forma aproximando os saberes físicos da realidade do aluno. Assim, com base nestes resultados, a aplicação da feira de ciências como ferramenta metodológica, pode contribuir positivamente na minimização das dificuldades de ensino-aprendizagem em escolas do campo.