Curso de Ciências Naturais - CABAE
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Navegando Curso de Ciências Naturais - CABAE por Orientador "MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividades experimentais em ciências naturais: uma abordagem da aprendizagem significativa(2018-07-19) BELO, Lucidéia Cordeiro; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067Com o objetivo de estudar a experimentação no ensino de ciências, sob uma ótica da aprendizagem significativa, teoria desenvolvida por David Ausubel, o presente trabalho destaca que o aluno por ser seletivo não se interessa por atividades que não lhe chame atenção, o que influencia de maneira negativa no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, a relevância do trabalho consiste em considerar que por meio das experimentações nas aulas de ciências o aluno passa a considerar essa disciplina sob outra ótica, o que proporciona um significado em seu estudo. Para alcançar essa proposta, foi adotada a metodologia de característica qualitativa, que por meio de pesquisas bibliográficas, de consultas a trabalhos acadêmicos relacionados ao tema e aplicação de questionários direcionados aos professores de Ciências naturais serviram de referência para o desenvolvimento do estudo. Desse modo, foi possível contatar que a experimentação deve conter, em sua prática, um sentido para os alunos, ou seja passar pelo conhecimento que o aluno já apresenta para assim obter sucesso no processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de ciências a partir do contexto sociocultural do aprendiz(2018-07-19) SANTOS, Selma do Socorro Ramos dos; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067O saber rural é transmitido de pai para filho, até chamar atenção dos cientistas, este projeto visa valorizar os conhecimentos locais da comunidade através do ensino da disciplina de ciências. Com uma metodologia analítica e bibliográfica, dando ênfase no saber nato e adquirido, contextualizando de forma simples; contudo, embasada em autores como Paulo Freire que nos demonstra que o saber pode ser compartilhado entre alunos e professores, adotando-se a uma linguagem simples como a do povo interiorano, abordando sobe a importância desta raiz na vida cotidiana de famílias inteiras. Este trabalho de conclusão de curso em muito colaborara com a compreensão da produção da farinha nossa de todos os dias e apresentará um novo contexto preocupante: o descarte das cascas da raiz utilizada na produção manual da farinha. A metodologia utilizada será a bibliográfica e de campo, utilizando o método analítico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de ciências e o ambiente Amazônico: investigando concepções e ações de professores do ensino fundamental II, de três escolas da zona urbana do município de Muaná/PA(2018-07-20) ALVES, Edilson Coutinho; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067Trabalho de pesquisa feito em âmbito escolar, objetivado à investigar ações e concepções de professores e de que forma usam o espaço amazônico nas suas aulas de ciências. Partindo do princípio de que o Ensino de Ciências ainda é tradicional, que a principal modalidade didática utilizada em sala de aula constituise na aula expositiva e que o principal recurso de ensino é o livro didático considera-se relevante a discussão das possibilidades de um método de ensino que possa discutir metodologias que busque motivar e aperfeiçoar o trabalho dos docentes fora de quatro paredes da escola. Muitos docentes ainda encontram dificuldades para trabalhar usando metodologia investigativa; interdisciplinar e contextualizadas nas suas aulas de ciências fazendo com que o aluno fique a par do conhecimento cientifico. Desta forma dentro deste trabalho foi destacado estratégias para melhorias nas ações e concepções dos professores que podem usar o enfoque CTS como base e o esquema de aikehiad para condução do trabalho investigativo. A metodologia deu-se através de uma pesquisa com caráter qualitativa com aplicação de um questionário com perguntas abertas dando total liberdade aos investigados a responderem as perguntas, foi relevante pois, todos contribuíram para que fosse concretizado a pesquisa, colocaram a maneira de como trabalham e as dificuldades que encontram nas escolas em que ensinam, foram entrevistados cinco professores e três diretores em três escola da zona urbana do município de Muaná/PA. Os resultados obtidos mostraram que o Ensino de Ciências se mantém pautado na transmissão, aos estudantes, dos conhecimentos científicos já elaborados, a partir de uma prática pedagógica fortemente influenciada pela memorização e uso de livro didáticos Tais constatações, além de se constituírem em entraves para o aprendizado dos estudantes, ainda apontam os limites da prática docente e de sua formação para ensinar Ciências.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância dos morcegos na regeneração do meio ambiente: um estudo bibliográfico, um tema para aulas de Ciências(2018-07-20) COSTA, Antonielma Sousa da; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067Este trabalho tem por objetivo esclarecer como os morcegos contribuem positivamente com o desenvolvimento e a manutenção do ecossistema, procurando explicar e demonstrar como esse fato ocorre e para atingir esses objetivos o presente trabalho vai utilizar a pesquisa bibliográfica e a análise de sites, teses, artigos, etc, como método para dar fundamento à presente pesquisa. Os resultados verificados sobre a contribuição positiva dos morcegos para o meio ambiente são grandes e podem ser organizados em três grandes pontos: 1) Os morcegos realizam a renovação do ecossistema através da disseminação de sementes que se transformarão em árvores, 2) Os morcegos realizam a polinização que possibilita o surgimento de frutos, 3) Os morcegos fazem o controle de espécies animais e de insetos garantindo o equilíbrio biológico. Não se pode, por isso, destruir os morcegos, deve-se, pois, deixá-los vivos, pois os nichos ecológicos que eles desempenham são fundamentais para que a natureza esteja em equilíbrio ecológico. Daí a importância dos morcegos durante as aulas de Ciências, os professores deveriam dar ênfase a esses mamíferos, já que eles podem ser tema gerador para conteúdos como: Meio ambiente, cadeia alimentar, nicho ecológico, germinação, reprodução sexuada e assexuada, etc.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma olaria artesanal em uma comunidade ribeirinha no município de Abaetetuba/PA: relações possíveis com o ambiente e a escola(2018-07-20) RODRIGUES, Francenilson Santos; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067O lócus deste estudo se concretiza na relação da natureza com o homem por meio do seu trabalho. Na comunidade do rio Tucumanduba, no município de Abaetetuba/PA, onde vivem os ribeirinhos, durante muito tempo a principal maneira de se garantir o sustento da família foi por meio do trabalho nas olarias. Estás eram pequenas fábricas podendo ser chamadas de artesanais, onde a argila (vulgo barro) passava por um processo de beneficiamento fabril dando origem a telhas e tijolos muito utilizados na construção civil. Mas ao passar do tempo está cultura perdeu espaço dando vez para outras maneiras de comércios. No entanto mesmo nos dias atuais as olarias ainda são responsáveis por gerar sustento de diversas famílias, além de guardarem a história de um povo muito conhecedor. Para que pudessem ser levantados dados concretos enquanto a está importância e ao funcional real das olarias, o estudo deixou de ser unicamente bibliográfico e deu vez a dois capítulos de cunho prático, a partir de pesquisas de campo dentro dos espaços das olarias, bem como em escolas, casas dos moradores, donos de olarias e dos trabalhadores. As análises de cunho quantitativo e qualitativo compõem o percurso técnico de métodos e conceitos obtidos diretamente com os sujeitos desta relação. Como morador da comunidade e graduando do curso de ciências naturais, elenco como passos essenciais para uma boa interpretação do tema proposto, a compreensão de que o povo ribeirinho ainda que distante da realidade urbana, convive diariamente com políticas falhas e insuficientes advindas do poder público. Apesar de ainda não ser o suficiente, a natureza é o único lugar de onde as famílias podem buscar a esperança de um futuro melhor, e dentro deste quadro a atividade oleira é apenas um reflexo que pode ser somado a uma diversidade de outros fatores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saúde bucal na escola: um estudo de ações e concepções(2013-09-20) MENDES, Maria José Quaresma; OLEASTRE, Josielma Lobato; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067Este trabalho é uma pesquisa sobre Saúde Bucal e será realizada nas Secretarias de Educação e Secretaria de Saúde Municipal de Abaetetuba e com os professores que ministram aulas para os 543 alunos que compõe o ambiente da Escola em Regime de Convênio “Turma da Mônica”, localizada no município de Abaetetuba. Para a sua realização, foi utilizada como metodologia uma revisão da literatura sobre o assunto e pesquisa de campo onde foi investigado um projeto sobre Saúde Bucal da Escola em Regime de Convênio Turma da Mônica que se deu através de entrevistas com os professores da referida escola e nas Secretarias de Saúde e Educação. A pesquisa de como objetivo investigar os hábitos e comportamentos do alunado da referida instituição, sobre Saúde Bucal, que necessita de uma participação mais ativa por parte do corpo docente, das famílias e das secretarias de Saúde e Educação, para que sejam assegurados pelos projetos, metas do governo municipal, embora esse se ressinta de limitações materiais. Nesse sentido é relevante o desenvolvimento de ações de Saúde Bucal que envolva uma maior participação social com o desenvolvimento de hábitos e comportamentos que realmente favoreçam o autocuidado, a recuperação e a manutenção dessa Saúde Bucal tão essencial para o meio educacional e social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso do motor portátil na região de Abaetetuba: efeitos sobre o cotidiano de uma escola ribeirinha Amazônica(2018-07-20) NEGRÃO, Dionilson Corrêa; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067O presente estudo, realizado mediante observação participante, tem como objetivo descrever uma rede sociotécnica estabelecida a partir da entrada na região das ilhas de Abaetetuba (município ribeirinho localizado no nordeste paraense) de motores de combustão interna portáteis, de pequenas dimensões e baixos custos, utilizados com rabetas longas, na propulsão de vários tipos de embarcações e seus efeitos sobre o cotidiano de uma escola ribeirinha da Amazônia. O estudo problematiza as consequentes ações adaptativas que modificam/modificaram as relações anteriormente estabelecidas pelos ribeirinhos com a natureza, o espaço geográfico, as formas de produção e de relações sociais e a vida escolar, influenciadas a partir de então pela popularização da propulsão motorizada em larga escala que acabou por estabelecer as lojas de motores e peças, criação de mão de obra em certos estaleiros, postos de combustíveis como ponto de passagem obrigatória na nova rede. Para a realização desse trabalho, foi utilizada a pesquisa com os funcionários de uma escola ribeirinha com aplicação de entrevistas semiestruturadas, o que possibilitou no desenvolvimento do mesmo. O estudo permite concluir que se estabeleceram novas relações de estudantes, professores e gestores, com o ambiente e a cultura a partir da introdução desse artefato sociotécnico na comunidade ribeirinha.