Especialização em Práticas Pedagógicas em Linguagem, Alfabetização e Letramento - CALTA
URI Permanente para esta coleção
Campus de Altamira / Bibliotecários: Irlaneide Cabral
Fax: (93)2122-0613 E-mail: bibaltamira@ufpa.br
Navegar
Navegando Especialização em Práticas Pedagógicas em Linguagem, Alfabetização e Letramento - CALTA por Orientador "FERREIRA, Lindomal dos Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Memorial - a trajetória de uma professora: a importância do letramento e da alfabetização na educação infantil(2021-12-30) SILVA, Larisa Ferreira da; FERREIRA, Lindomal dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0491669639567438Muitos estudos têm sido realizados no intuito de discutir a utilização da prática pedagógica voltada para alfabetização e letramento de alunos da educação infantil. É certamente um tema bastante oportuno, pois no plano educacional, tudo começa pela educação infantil. Nesse sentido, o presente estudo apresenta como tema: Memorial - a trajetória de uma professora: a importância do letramento e da alfabetização na educação infantil. Tendo como objetivo Analisar a importância da alfabetização e do letramento no processo de escrita e leitura de alunos da educação infantil. Este trabalho tem por método, a escolha do gênero acadêmico memorial. O memorial consiste em uma narração autobiográfica, na qual marca a descrição da trajetória. O referencial teórico desta pesquisa evidencia a necessidade da realização do trabalho voltado para alfabetização e letramento na educação infantil. Por meio de ações que possibilitem ao aluno a aquisição dos conhecimentos. Asseguro que aprendi que o professor, deve buscar frequentemente metodologias que possam favorecer a sua prática diária em sala de aula, para que tenha um bom desempenho em seu trabalho. Adquirindo com isso, uma visão clara de como agir perante os desafios encontrados.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Memorial acadêmico: percurso da minha vida estudantil, acadêmica e profissional(2021-11-17) ALMEIDA, Izailde Viana de; FERREIRA, Lindomal dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0491669639567438presente trabalho, apresenta o relato do meu processo educacional com o objetivo de partilhar uma reflexão sobre os sentidos da experiência docente. Minha progressiva experiência profissional e da correspondente formação escolar desde meu processo alfabetizatório até a vida acadêmica, traz um sentido importante, tanto para minha realização como pessoa humana. Esse sentido é construído por estas duas dimensões: humana e profissional. A primeira reside no campo de significados que o registro das memorias pessoais e; a segunda, se traduz pela reflexão sobre o trabalho docente, o que se faz a partir do diálogo com a literatura acadêmica sobre processos de alfabetização e letramento. Neste sentido, o relato não se esgota na simples descrição dos fatos da vida, mas sobretudo do que podem representar para os que buscam se realizar como profissionais da educação que lidam com crianças em fase do aprendizado da leitura e da escrita, bem como do que podem, com elas realizar.