Graduação - ICB
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Navegando Graduação - ICB por Orientador "FERREIRA, Maria Auxiliadora Pantoja"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Descrição histológica da gametogênese de Moenkhausia collettii em área antropizada(2023-12-12) CASTRO, Naomin Gonçalves de; FERREIRA, Maria Auxiliadora Pantoja; http://lattes.cnpq.br/1832728101486131A mineração atualmente é sinônimo de grandes impactos negativos sobre os sistemas hidrobiogeoquímicos e ecossistemas naturais, e geração de áreas antropizadas. Os peixes são considerados bioindicadores da qualidade dos ecossistemas, em relação aos peixes amazônicos podemos destacar Moenkhausia collettii, Steindachner, 1882, pertencente à família Characidae. Estudos sobre sua gônada e células germinativas, revelam características morfológicas distintas que fornecem informações importantes sobre os processos degenerativos que ocorrem em ambientes perturbados. O objetivo desse trabalho foi descrever histologicamente a gametogênese de M. collettii. Para isso, os espécimes foram coletados em riachos que recebem resíduos de mineração no município de Paragominas – PA, eutanasiados com Eugenol, fixados em formaldeído e submetidos a incisão ventral para remoção das gônadas, elas foram processadas através de rotina histológica com inclusão em historesina. As gônadas de M. collettii estão localizadas na cavidade abdominal, são órgãos pares unidos em direção ao poro urogenital, apresentam diferença de coloração, que varia de acordo com os estágios de maturação gonadal. Os ovários encontraram-se envoltos por uma túnica albugínea, formando as lamelas ovígeras, que tem como função o suporte das diferentes células germinativas, como as oogônias e oócitos tipo I, II, III e IV, além disso foi possível identificar três tipos de níveis de atresia celular, oócitos em atresia inicial, intermediária e final. Os testículos de M. collettii apresentam variação na coloração, transparente em gônadas imaturas e esbranquiçado nas maduras. Os testículos de M. collettii apresentam variação na coloração, transparente em gônadas imaturas e esbranquiçado nas maduras. No interior do testículo foram encontrados os túbulos seminíferos, onde estão inseridas as células de linhagem germinativa masculina como: espermatogônia tipo A e tipo B, espermatócitos, espermátides e espermatozoides. Diante disso, esses resultados corroboram para a compreensão do processo de desenvolvimento da oogênese e espermatogênese de M. collettii, suas estratégias e táticas reprodutivas, subsidiando assim estudos que visem como a espécie pode responder as condições do ambiente antropizado em que se encontram, e consequentemente contribuir para sua preservação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Descrição morfológica da gametogênese de Heros severus Heckell, 1840 (Cichasssoma severum)(2023-11-30) PAIVA, Allex Sousa; FERREIRA, Maria Auxiliadora Pantoja; http://lattes.cnpq.br/1832728101486131O acará severo Heros severus é um peixe ornamental da família dos ciclídeos, nativo da região amazônica, com grande importância comercial. No entanto, estudo sobre sua gametogênese que podem subsidiar o manejo no cultivo, ainda é escasso na literatura. Sabe-se que a oogênese e espermatogênese abrange processos complexos que incluem a multiplicação, diferenciação, crescimento e liberação dos gametas. O objetivo deste trabalho foi descrever a morfologia celular durante a oogênese e espermatogênese de H. severus. Para isso, vinte espécimes de H. severus provenientes de cultivo foram submetidos a biometria; em seguida foram eutanasiados para ser realizada uma incisão mediana ventral e retirada das gônadas, as quais foram fixadas em solução de Bouin por 24 horas e submetidas ao processo histológico para inclusão em parafina. As gônadas de H. severus estavam localizados na região dorsal, sendo órgãos pares alongados, simétricos e vascularizados, formando um ducto direcionado ao poro urogenital. Nas fêmeas foram observados oogônias e oócitos tipos I, II, III e IV cuja característica foi baseada na presença e distribuição do vitelo, organização do complexo pós ovulatório e oócitos em atresia. Para essa descrição foram considerados os estágios em maturação, maduro e desovado. Para os machos, as espermatogônias foram as maiores células germinativas, classificadas em tipo A e tipo B; os espermatócitos se apresentaram em diferentes fases de divisão meiótica e as espermátides foram observadas em ninhos e no lúmen do túbulo. A análise morfológica dos espermatozoides mostrou uma cabeça esférica, três pares de mitocôndrias e uma cauda ou flagelo de aspecto alongado. Esses resultados asseguram o conhecimento da morfologia gonadal durante o processo de gametogênese e subsidiam dados para biologia reprodutiva e para aplicação de futuros estudos na reprodução induzida e criopreservação de sêmen de H. severus, que garantem a manutenção da espécie no ecossistema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização do atlas virtual de histologia com o auxílio do caça-palavras como ferramentas de apoio para a educação básica(2019-07-03) SOUSA, João Gabriel Teles de; FERREIRA, Maria Auxiliadora Pantoja; http://lattes.cnpq.br/1832728101486131As práticas educacionais têm revelado a necessidade da (re) construção do ensino, através de recursos didáticos que explorem os aspectos sensoriais, psicológicos e afetivos dos alunos relacionados aos temas de interesses e vivências dos estudantes. Uma das formas de se melhorar e atualizar este processo é a utilização de mídias digitais e jogos lúdicos. Dessa forma, este trabalho possui o objetivo de utilizar o blogspot de conteúdo de atlas virtual de histologia associado ao jogo lúdico, o caça-palavras, na educação básica. Como metodologia, o público alvo foram alunos da turma de 8ª série da Escola de Ensino Fundamental e Médio Tiradentes I. Inicialmente, foram organizadas lâminas histológicas referentes aos tecidos e órgãos de animais com elaboração de textos. Em seguida, foi construído um blog a partir do provedor da Google e inserido as imagens das amostras biológicas previamente identificadas; em paralelo houve a elaboração de um jogo lúdico- caça palavras. Como resultados houve uma aula expositiva-teórica de conteúdo histológico, em seguida foi utilizado o Blog para demonstração das imagens citadas em texto; posteriormente, a turma foi dividida em duplas e realizada uma atividade de perguntas-respostas associado ao caça palavras; foi um momento interativo e satisfatória dos alunos. A partir desses dados, pode-se confirmar que os recursos digitais e/ou lúdicos servem como metodologia alternativa para melhorar o processo de ensino-aprendizado em alunos do ensino público.