Graduação - IFCH
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Navegando Graduação - IFCH por Orientador "GUZMÁN, Décio Marco Antônio de Alencar"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Entre ciência e comércio: o papel econômico do comércio de animais silvestres e sua relação com as funções científicas (1931-1950)(2025-09-04) FERREIRA, Paloma Cristiane Nunes; GUZMÁN, Décio Marco Antônio de Alencar; http://lattes.cnpq.br/0656841754619406; https://orcid.org/0000-0003-3219-4404O objetivo da pesquisa é analisar as práticas comerciais de animais silvestres realizadas pelo Museu Emílio Goeldi no período de 1931 a 1950, bem como compreender a relação entre essas aquisições e vendas de animais e as atividades científicas desempenhadas pela instituição. Nos anos iniciais da década de 1930, intensificaram-se os discursos sobre preservação e conservação dos recursos naturais, especialmente da fauna amazônica, o que resultou na criação de importantes leis e decretos voltados para a utilização racional desses recursos. Nesse contexto, o Museu Emílio Goeldi adquiriu grande relevância, sobretudo por sua longa história de pesquisa e preservação na região amazônica. A pesquisa pretende, portanto, a partir de registros de ofícios do referido período relacionar as redes sociais, econômicas e científicas que sustentavam o comércio de animais silvestres. Buscando compreender os dois lados de uma questão complexa envolvendo a biodiversidade, ou seja, as dinâmicas entre o comércio e a ciência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Faces e máscaras: a complexa teia das masculinidades gays no Grindr em Belém(2025-09-03) SILVA, Mateus Gonçalves da; GUZMÁN, Décio Marco Antônio de Alencar; http://lattes.cnpq.br/0656841754619406; https://orcid.org/0000-0003-3219-4404A presente pesquisa busca compreender como os usuários masculinos do Grindr constroem seus conceitos de masculinidade, quais figuras masculinas estão presentes no aplicativo e de que forma essas masculinidades influenciam suas homossociabilidades. A base teórica fundamenta-se em autores como Judith Butler, que entende o sexo e o gênero como construções performativas, e Richard Miskolci, cujos estudos exploram gênero, sexualidade e interações homossexuais nas redes sociais. As análises resultam do cruzamento de diferentes fontes, como um banco de dados elaborado a partir dos perfis dos usuários, respostas de formulários online e entrevistas. Por fim, a pesquisa também procura fomentar os debates sobre identidades, gênero e experiências homossexuais no espaço virtual, contribuindo para a historiografia brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Relatório Acesso aberto (Open Access) Os povos da família linguística Naduhup no século XX (1910-1980) – circulação de cultura material e conhecimentos etnobotânicos nas redes interétnicas do Alto Rio Negro(2025-02-24) SOUZA, Adriely Nazaré Almeida de; MARQUES, Bruno Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/3084088709760473; GUZMÁN, Décio Marco Antônio de Alencar; http://lattes.cnpq.br/0656841754619406; https://orcid.org/0000-0003-3219-4404Este estudo visou produzir uma história social dos povos Naduhup pelo viés da Etnohistoria, entre os anos de 1910 e 1980, o recorte se concentra nos Hupda-Maku que habitam a região amazônica brasileira no Alto Rio Negro. O objeto central de análise é a cultura material do veneno de caça comumente chamado de curare, buscando averiguar as práticas etnobotânicas, seu desempenho na caça e o universo sociocultural por trás desse valioso conhecimento ancestral. A pesquisa teve como base as etnografias produzidas desde o início do século XX por antropólogos e missionários salesianos, além de contar com os periódicos jornalísticos e científicos da Revista O Cruzeiro e a Revista do Museu Paulista sobre o curare. Dessa forma, constatou-se que o curare desempenhava uma função prática de caça, mas também era um elemento responsável pela proteção xamânica dos Hupda, além disso, era fulcral para o estabelecimento das trocas no sistema interétnico entre indígenas e não- indígenas. Assim, foi possível averiguar que os povos Naduhup contêm diversos graus de historicidade, refutando a imagem foi lhes atribuída na historiografia pregressa como “escravizados” e “dominados” pelos demais povos indígenas da região.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sociabilidades em linha: as “lan-houses” nas memórias de um gamer-historiador de Castanhal (PA) - 2000-2010(2025-09-05) PAULA, Julio Cesar Abreu de; GUZMÁN, Décio Marco Antônio de Alencar; http://lattes.cnpq.br/0656841754619406; https://orcid.org/0000-0003-3219-4404As lan-houses foram centros públicos de acesso privados fundamentais durante a primeira década do século XXI. Em todo o país, elas se popularizaram tanto por viabilizar o acesso à internet quanto por formar espaços de sociabilidades e pontos de encontro para a juventude. No entanto, destaca-se que a importância das lan-houses reside no fato delas proporcionaram este acesso às populações menos abastadas e que não possuem contato com o universo digital. Este cenário é condizente com a realidade castanhalense, especialmente entre 2000 e 2010, pois os moradores não possuíam nem computadores, nem internet em seus domicílios. Nesse sentido, este trabalho pretende abordar estes espaços de sociabilidades que foram desenvolvidos dentro das lan-houses Mundo-Online e CyberMatrix localizadas no município de Castanhal através dos jogos Ragnarok e Warcraft. Para isso, procura-se utilizar a História Oral como principal metodologia, recuperando as memórias de quem gerenciou essas lan-houses: Elias Araujo Ferreira e Eidi Hashimoto. Além disso, analisa-se os periódicos locais com o intuito de compreender o funcionamento e a distribuição da internet no município. Deste modo, procura-se revelar e evidenciar esses centros como espaços complexos que não funcionavam somente para oferecer serviços de acesso à internet ou jogos digitais. Assim, a pesquisa expõe que as lan-houses estudadas possuíam, também, um papel social dentro do município, pois elas, através de seus proprietários, ensinavam os moradores a usarem os computadores, à fazerem trabalhos escolares. Somado a isso, constituíam verdadeiros espaços de sociabilidades em volta de jogos digitais como Ragnarok e Warcraft III, contribuindo para a criação e o fortalecimento de amizades. Sendo assim, conclui-se que elas contribuíam fortemente para a inclusão digital e para o lazer de inúmeros castanhalenses.