Especialização - CANAN
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Navegando Especialização - CANAN por Orientador "BRITO, Adilson Júnior Ishihara"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) De negro a pardo: memória, identidade e invisibilidade, na Escola Bom Pastor, Ipixuna do Pará(2018-08-21) GUEDES, Odaléia Maria Barbosa; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515O presente artigo visa refletir sobre um intrigante fenômeno escolar: a negação da Identidade Negra pelos/as alunos/as da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Bom Pastor, localizada no Distrito de Canaã, município de Ipixuna do Pará. Discutir-se-á o esforço da colonização portuguesa e do Estado brasileiro para invisibilizar a identidade do povo negro, bem como as consequências dessa invisibilidade no currículo e materiais didáticos, assim como suas implicações na construção da identidade negra dos alunos da referida escola. Além disso, aponta-se a importância da autoidentificação negra, sua memória e cultura, pois estes são elementos fundamentais na construção da identidade de uma nação multicultural e multiétnica como é o Brasil. Nessa perspectiva, é de suma importância a descolonização do Currículo, para que possa assegurar uma educação mais igualitária e, ao mesmo tempo, que busque a promoção da equidade racial. A Escola é um espaço de fomentação dos fundamentos da democracia e onde circula diferentes povos de múltiplas identidades, mas é também um local de vários conflitos, pois na maioria das vezes não valoriza a pluralidade étnica existente nela e geralmente os valores dos grupos hegemônicos são impostos, em detrimento dos demais grupos étnicos presentes na sociedade brasileira.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Desafios de educação ambiental: uma abordagem cultural no Ensino Fundamental Menor – Ananindeua/PA(2019-03-14) NASCIMENTO, Vanessa Santos do; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515Este trabalho busca discutir práticas alternativas e significativas de Educação Ambiental (EA), a partir da interrelação com temas culturais, no Ensino Fundamental Menor de uma escola pública do município de Ananindeua-PA. A proposta de abordagem cultural da EA procurou contemplar uma discussão étnicorracial ligada às comemorações do “Dia da Consciência Negra”, com ênfase na relação entre a necessidade de aprendizagem sobre a preservação ambiental e a mitologia afrobrasileira Iorubá, caracterizada na figura dos Orixás. O desenvolvimento dessa atividade, no entanto, desencadeou situações de intolerância cultural, que elucidaram alguns importantes limites que a educação pública brasileira precisa enfrentar para consolidar a Democracia social, assim como demonstraram os desafios consideráveis do ensino/aprendizagem de EA, a partir da realidade e da cultura infantis presentes na formação básica da escola pública brasileira.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de Geografia e a Educação Ambiental (E.A.): uma proposta de aplicação no ensino no Bairro da Terra Firme – Belém – PA(2022-10-13) SANTOS, Andreisson da Conceição; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956O presente estudo se debruça a apresentar a relação entre o Ensino de Geografia e a Educação ambiental (E.A.). Temos por objetivo principal apresentar uma proposta de ensino que consiga vincular o ensino de Geografia e os temas da E.A. Inicialmente, fazemos uma breve contextualização da relação entre sociedade e natureza e sua evolução no distanciamento e diferenciação entre meio ambiente e sociedade, principalmente quando observadas sob a lógica capitalista. Em sequência conceituamos a Educação Ambiental segundo os parâmetros legais e o entendimento de autores da área. Posteriormente apresentamos a relação que pode ser estabelecida entre o Ensino de Geografia e a E.A. na prática docente, ressaltamos o histórico de evolução que a ciência geográfica e o ensino de geografia passaram para possibilitar o debate dos temas da E.A. Por fim, apresentamos uma proposta metodológica que vincula as temáticas geográficas e a Educação ambiental. Utilizamos como metodologia a prática pedagógica realizada na rede pública estadual de ensino. Com a realização da prática foi possível estabelecer o vinculo entre a o ensino de Geografia e a Educação ambiental na prática docente.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) “A gente veio de uma área alagada pra outra alagada”: impactos socioambientais no conjunto Promorar, Maracangalha (Belém/PA)(2022-10-28) CURCINO, Tássia Tamyres dos Anjos; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956O presente artigo discute acerca dos impactos socioambientais em áreas suscetíveis a inundações e alagamentos na cidade de Belém, resultantes de um planejamento urbano que tem atuado em conformidade com a produção de desigualdade ambiental. Assim, a produção de desigualdade ambiental, neste caso, ocorre através de um planejamento urbano que, a partir de 1970, intensificou projetos urbanísticos e de macrodrenagem no centro de Belém, o que resultou no remanejamento de pessoas para áreas mais afastadas do centro, áreas suscetíveis a inundações e alagamentos. Neste contexto, o conjunto Promorar, no bairro Maracangalha (Belém/PA) foi uma dessas áreas destinadas para a implementação das políticas de remanejamento que ocorreram neste período. Dessa forma, esta pesquisa busca entender como o planejamento urbano e as formas de uso e ocupação do conjunto Promorar influencia na produção de impactos socioambientais no Promorar, cujo objetivo central é analisar os impactos socioambientais, especialmente, as inundações e alagamentos no conjunto. A metodologia esteve pautada no levantamento bibliográfico sobre desigualdade ambiental, (in)justiça ambiental e percepção ambiental, e documental, considerando o Plano Diretor Municipal de Belém e a sua política ambiental para a cidade. Também, foi realizado o trabalho de campo para a coleta dos depoimentos dos entrevistados a fim de entender as percepções ambientais dos moradores do conjunto, além da coleta de material visual através da utilização de recursos fotográficos. Portanto, essa pesquisa mostra a injustiça ambiental presente na percepção ambiental dos moradores que se expressa na negação de moradia adequada, saneamento, saúde e bem-estar, divergindo da política ambiental presente no plano diretor municipal.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Impactos ambientais do turismo de massa nas praias do farol e do amor, na Ilha de Cotijuba - PA(2022-10-28) SILVA, Hoaana Alexandrina Ribeiro da; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956Este artigo tem como objetivo geral analisar os impactos ambientais causados pelo turismo não planejado nas praias do Farol e do Amor na ilha de Cotijuba-Pa, e como objetivos específicos compreender o elevado número de turistas na ilha; identificar os impactos ambientais e o aumento do lixo causados pelo turismo na ilha e investigar a dimensão do impacto turístico a partir da percepção dos moradores e comerciantes locais. Assim, o presente artigo divide-se em quatro partes, a primeira traz o referencial teórico que fundamentou esta pesquisa; a segunda aborda a área de estudo; a terceira parte discute a atividade turística em Cotijuba e os resultados e discussões sobre a temática; na última parte são apresentadas as considerações acerca do tema desenvolvido e as possíveis conclusões sobre ele.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Paulo de Tarso no ensino de História Antiga: possibilidades de utilização dos textos bíblicos em sala de aula(2018-08-10) BARROS, Alberto Daniel Pereira de; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515O objetivo deste artigo é discutir possibilidades de utilização dos textos bíblicos em sala de aula para auxiliar no Ensino de História Antiga, principalmente nas turmas do 1º ano do Ensino Médio, em cujo currículo os conteúdos sobre Antiguidade são apresentados e devem ser ensinados. Para tanto, será realizado, em princípio, um breve panorama do Ensino de História Antiga e suas dificuldades relacionadas à execução dos requisitos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que através dos seus pré-requisitos influencia nos conteúdos de História ministrados em sala, que precisam estar em harmonia com o que o exame exige. Também serão levantadas possíveis formas de emprego dos textos bíblicos relacionados com a vida e a obra de Paulo de Tarso, os usos desses escritos como documento histórico do primeiro século, que pode nos oferecer um cenário do cotidiano das pessoas na sociedade romana da antiguidade.