ICSA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
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Navegando ICSA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas por Orientador "CÂNDIDO, Gilberto Gomes"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Acesso à Informação como instrumento de participação social: uma análise do Serviço de Informação ao Cidadão na Universidade Federal do Pará (2012-2018)(2018-12-17) ROCHA, Roseane da Vera Cruz da; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383A lei 12.527, de 18 de novembro de 2011, instituída com a competência de garantir direitos e modificar as relações entre o cidadão e as instituições públicas é uma conquista acerca de um principio considerado fundamental na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – CRFB/88, a do direito de acesso à informação pública. Neste sentido, este trabalho busca contextualizar esse direito a partir de um pequeno recorte histórico sobre o controle e o acesso das informações públicas desde a antiguidade clássica até o contexto contemporânea, revelando o papel social dos arquivos nessa construção da dimensão pública da informação. Essas questões são discutidas para além do enfoque histórico, buscando compreender a lógica da lei a partir de uma análise do Serviço de Informação ao Cidadão da Universidade Federal do Pará, balizando os instrumentos de transparência pública como um mecanismo de controle e participação social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise diplomática digital sobre o certificado nacional de vacinação da COVID-19(2023-12-06) COSTA, Yago de Oliveira; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383Desde o século XVII a Diplomática teve o intuito de estabelecer a autenticidade dos documentos. Com o avanço das tecnologias informacionais e de comunicação, e a presteza na forma que se obtém a informação, houve uma precisão de adaptar a Diplomática, que perpassou por diversos paradigmas, a fim de estabelecer uma relação com documentos de arquivos de uma determinada época. Os documentos digitais surgem diante dessa necessidade que busca otimizar o tempo e facilitar o uso das documentações. O Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19 surge a partir da necessidade de quantificar os vacinados e comprovar a vacinação da população brasileira, com o objetivo de vacinar toda a população e tentar combater o vírus da Covid-19. Em relação ao objetivo geral, a pesquisa visa demonstrar quais são os elementos que compõem a estrutura do Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19, emitido pelo aplicativo do Conecte-SUS. Garantindo assim a sua autenticidade. A pesquisa possui três objetivos específicos: identificar a estrutura do documento; fazer uma análise diplomática acerca da distribuição de elementos/caracteres que permitam atribuir a autenticidade do Certificado Nacional De Vacinação Da Covid-19; demonstrar os aspectos e a caracterização do Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19. Desta maneira, a metodologia utilizada pode ser categorizada como um estudo de caso, visto que, visa por meio da abordagem descritiva e exploratória, de carácter quantitativo e qualitativo. Por meio da Análise Diplomática Digital buscou-se identificar os seus elementos/caracteres que permitirão atribuir sua autenticidade. A pesquisa demonstrou que foi possível verificar todos os elementos presentes no Certificado Nacional da Covid-19 que atribuem sua autenticidade, bem como, a manutenção dos elementos do documento digital e de seus significados, dando sustentação na utilização de um método Diplomático “ideal”, variando com relação a utilização e ao paradigma cronológico ao qual o documento pertence. Ressaltando que a caracterização foi realizada no Nível Conceitual em formato Portable Document Format - PDF, uma vez que apresenta em sua modelagem/estrutura funções, atividades e elementos semelhantes ao documento analógico. Além disso, o formato do Certificado foi exportado para o formato eXtensible Markup Language XML 1.0 preservando os metadados. Por fim, verificou-se a importância do uso do certificado durante o ciclo vacinal da populaçãoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aproximações preliminares entre diplomática contemporânea, paleografia e grafoscopia(2022-05-10) GONÇALVES, Ívella de Paula Sousa; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383A falsificação documental é uma prática ilícita que impulsiona o desenvolvimento de pesquisas voltadas a identificar fraudes. A diplomática se desenvolve como uma disciplina que analisa o documento tanto de maneira interna quanto externa, e acrescenta cientificamente por meio de métodos de análise, a identificação da autenticidade de um documento de arquivo. A escrita como sendo um dos elementos estudado pela Diplomática, passa a ser um objeto de estudo aprofundado da Paleografia que por meio de métodos de leitura do registro escrito pode compreender informações relevantes contidas no documento. Ademais, a Grafoscopia tem por objetivo reconhecer se os traços específicos da escrita foram alterados, e contribui para com a área da criminologia, a fim de investigar possíveis crimes de alteração de autenticidade documental. Observa-se, portanto, que o uso ilícito de informações estimulou estudos direcionados a reconhecer se os documentos de arquivo são autênticos ou não. Sendo assim, pretende-se descrever os métodos de análise no que corresponde a autenticidade documental, tendo como base os conceitos e aspectos da Diplomática contemporânea, da paleografia e da grafoscopia. Em vista disso, realizou-se uma aproximação dos conceitos de Diplomática, paleografia e grafoscopia mediante a uma busca bibliográfica dos termos utilizados, para que houvesse uma ampliação de estudos das aproximações entre as disciplinas na área da Arquivologia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Arquivo Público do Estado do Pará como difusor sociocultural: as múltiplas percepções da sociedade sobre o arquivo (2011-2018)(2018) MORAES, Zilmilene Costa de; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0002-7701-7877Dentro do escopo das funções arquivística tem-se a difusão como uma das funções que melhor atende a disseminação da informação em arquivos. Esta se apresenta por meio de metodologias voltadas a difusão educacional, editorial e cultural, envolvendo temáticas complementares como mediação e acesso. Diante do avanço tecnológico emergente de um pós-segunda guerra mundial, fator que contribuiu com as mudanças na forma como a sociedade se relaciona com as instituições culturais como: museu, teatro, biblioteca e arquivo, o que acaba impulsionando os profissionais da área a repensarem na renovação das metodologias tradicionais de difusão, com a finalidade de relacionar e aliar as tecnologias e a mediação neste processo. O estudo de usuários e a percepção que estes têm das instituições arquivísticas, nos dão subsídios para o uso de uma mediação voltada ao sociocultural, abrangendo educação e a promoção, divulgação dos serviços e atividades dos arquivos, como também, o desenvolvimento de projetos culturais. Por conseguinte, tem-se como objeto de estudo o Arquivo Público do Estado do Pará e como objetivo geral procura-se demonstrar as múltiplas percepções que a sociedade tem para com esse, derivando-se assim, o objetivo específico que tem por finalidade entender, refletir e analisar a melhor maneira de realizar difusão sociocultural. Entende-se que a difusão em arquivos requer estudos mais aprofundados na temática, visto que, fases como classificação e avaliação são mais abordadas, devido ao fato de muitos arquivos brasileiros estarem voltados ao desenvolvimento de atividades tecnicistas de organização e eliminação de documentos, postergando uma das funções que melhor se enquadram na função social do arquivista.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Arquivologia e o associativismo: um estudo de caso sobre a criação da Associação dos Arquivistas do Estado do Pará – AAEPA.(2019-07-05) MARTINS, Marina Thyara Santiago; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383O associativismo consiste em congregar os profissionais e discentes da área e lutar de maneira efetiva pelos direitos da categoria perante a sociedade. Deste modo esta pesquisa teve como base o associativismo na área da arquivologia, apresentando as relações existentes entre as associações da área, além de identificar os métodos que devem ser utilizados e analisados para a criação de uma associação e a importância e as colaborações que ela pode efetuar para uma classe de profissionais. Considerando o movimento do associativismo e a relação que ele possui com a Arquivologia, buscou-se abordar nesta pesquisa o associativismo e seus aspectos gerais o associativismo e as associações da área da arquivologia e a criação da Associação dos Arquivistas do Estado do Pará – AAEPA e os aspectos relacionados a sua criação. O objetivo desta, além da criação da associação no Estado do Pará, é analisar as associações da área, apresentando suas características e de que forma elas atuam em suas respectivas regiões. O associativismo é de extrema importância para que uma classe saia do anonimato e ganhe visibilidade na sociedade. Com o levantamento feito nesta pesquisa, percebemos que as associações dos arquivistas existentes no Brasil, buscam dá representatividade para os profissionais, buscando sempre por melhorias, tanto para os profissionais, quanto para os que ainda estão em formação acadêmica. Concluímos que o associativismo tem ação significativa na área arquivística e sua implementação possibilita maior representatividade dentro e fora do Estado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os arquivos e sua contribuição para educação patrimonial(2017) PASSOS, Marta Inaura Pantoja; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863O trabalho propõe uma discussão do papel dos Arquivos como colaboradores da Educação Patrimonial nas Escolas e Universidades, visando contribuir para a formação de uma consciência de valoração e preservação do Patrimônio Cultural e Educacional e, dentro desse quadro, qual a participação e contribuição do profissional Arquivista, se está preparado para atuar nesse contexto, a posição dos órgãos responsáveis pela educação patrimonial no Brasil, como elaboram as metodologias a serem implantadas, a relação dos arquivos com esse órgão, as escolas, as universidades, e a sociedade como um todo e o que se está fazendo para acontecer a integração entre Arquivos escolas, universidades e os demais profissionais que atuam nessa área.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Arquivos eclesiásticos: aspectos de autenticidade do documento de batismo da Cúria Metropolitana de Belém/Pa(2022-07-06) SANTOS, Adriana Carla Ribeiro dos; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383O presente trabalho tem como tema, os primeiros Livros de batismo da Cúria Metropolitana de Belém. Busca o entendimento, de quais são os aspectos de autenticidades dos documentos de batismo da Cúria, bem como sua relação com o documento Certidão de Nascimento? Apresenta como objetivo geral compreender a estrutura do documento de batismo da Cúria Metropolitana de Belém e o relacionar à Certidão de Nascimento, com a finalidade de identificar os elementos de autenticidades de ambos. Para Tognoli e Ferreira (2017), os Arquivos Eclesiásticos representam um acervo valioso e imenso, muitos registram fatos e acontecimentos que dizem respeito tanto à igreja como à instituição produtora, como de interesse público. Quanto aos procedimentos metodológicos, baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental de análise qualitativa, descritiva e exploratória realizada no Arquivo da Cúria Metropolitana de Belém. Justifica-se a pesquisa pela participação no projeto de extensão: Difundindo Arquivos: revelando memórias e narrando histórias do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nos resultados da análise diplomática é possível compreender a estrutura do documento e seu contexto de elaboração, assim como, a relação com a instituição produtora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Aspecto social do acesso e difusão do documento de arquivo para a promoção da cidadania(2022-05-10) SILVA, Gisele Lima e; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383A pesquisa objetivou identificar elementos que evidenciam o aspecto social da Arquivologia e Difusão do Documento de Arquivo e seu papel essencial na promoção da cidadania no Brasil por meio do acesso à informação. As reflexões em torno dos temas abordados buscam demonstrar a necessidade do profissional se atualizar frente às novas demandas e necessidades informacionais da sociedade. Com base no objetivo exposto, optou-se pela pesquisa bibliográfica em documentos das áreas envolvidas na pesquisa; de modo a identificar a interdisciplinaridade dos temas estudados, e entender a importância da adaptação da Arquivística ao contexto social no qual está inserida, a fim de atender a todos os seus usuários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atuação profissional dos egressos da Faculdade de Arquivologia da Universidade Federal do Pará(2019) RODRIGUES, Joyce da Cruz; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383No Brasil, os arquivistas tiveram seu reconhecimento legal na década de 70, porém tanto a profissão quanto a Arquivologia ainda se encontram em processo de desenvolvimento e reconhecimento social, principalmente depois da inclusão da disciplina nas instituições de ensino superior do país nesta mesma década. Em 2011 o curso de Arquivologia é instituído na Universidade Federal do Pará, com o objetivo de capacitar profissionais para atuarem no Estado seja na iniciativa pública ou privada. A partir desta consideração esta pesquisa objetivou verificar a partir da experiência dos primeiros egressos do curso de Arquivologia da UFPA a preparação acadêmica e a atuação profissional no mercado de trabalho em oito anos de atividade. O universo amostral para obtenção de resultados compreende aos egressos das suas quatro primeiras turmas dos anos de 2015 a 2019 do curso de Arquivologia da UFPA. Para a compreensão deste estudo foram contemplados aspectos históricos nacionais e a participação do Estado do Pará no processo de desenvolvimento da Arquivologia. Esta pesquisa é de natureza quali-quantitativa cujo procedimentos metodológicos consistiram no levantamento de fontes bibliográficas e documentais, além da aplicação de questionário ao público alvo afim de levantar informações que mostre a opinião dos egressos sobre a formação acadêmica e a atuação profissional no mercado de trabalho nos órgãos e empresas do Estado do Pará. Os resultados obtidos com esta pesquisa apontaram para uma disparidade entre setor público Federal, setor público estadual e o setor privado e certa preocupação dos egressos para com seu futuro profissional por conta da falta de prática na academia e a flexibilização das exigências para o preenchimento do cargo de responsabilidade nos arquivos dos órgãos públicos do estado e município.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Caracterização do diploma de graduação digital por meio da diplomática contemporânea(2022-02-11) CRUZ, Fernanda Di Paula Sousa da; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383Desde o início do século XVII a Diplomática teve como propósito auxiliar na autenticidade dos documentos. Com os avanços tecnológicos e o surgimento de novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), houve a necessidade de adaptar a Diplomática a fim de atender à nova realidade dos documentos nato digitais. Em busca de otimizar o tempo e desburocratizar algumas atividades administrativas das Instituições de Ensino Superior (IES), o Ministério da Educação (MEC) lançou o diploma de graduação digital por meio da Portaria Nº 554 de 11 de março de 2019, evidenciando a necessidade de caracterizar o diploma digital. O objetivo geral é analisar e identificar os elementos da estrutura do diploma digital que garantirá sua autenticidade e veracidade, sendo os objetivos específicos apresentar o percurso históricoconceitual da diplomática, identificar os elementos que compõem a estrutura do diploma físico e digital com base nas Portarias Nº 1.095 de 25 de outubro de 2018 e Nº 554 de março de 2019, respectivamente, demonstrar os aspectos e propor a caracterização do diploma digital utilizando o modelo da Universidade Federal do Pará. A metodologia foi de natureza qualitativa, com descritiva e exploratória, por meio de coleta de dados acerca da temática Diplomática Digital, documento digital e documento físico, além de estudo aplicado às portarias que tratam sobre a emissão e registro do diploma físico e digital. A pesquisa mostrou que todos os elementos obrigatórios presentes no diploma físico permaneceram no digital, a diferença está na forma em que os dados estão apresentados, visto que, no diploma digital os dados estão na linguagem XML com o esquema XSD. Por fim, verificou-se a necessidade de elaborar um modelo de análise diplomática para documentos nato digitais, bem como a necessidade de produção científica acerca da temática de Diplomática Digital.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico do arquivo da Fundação Pestalozzi do Pará - CAEE Lourenço Filho(2018) ALMEIDA, Francisca Deusilene Siqueira; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863O desenvolvimento da pesquisa teve como objetivo diagnosticar a atual situação do estado de conservação do arquivo da Fundação Pestalozzi do Pará- CAEE Lourenço Filho, com a intenção de verificar as condições em que se encontra os documentos, os recursos humanos e o do local de armazenamento para propor uma intervenção e com isso dar início a gestão documental do mesmo , para que as informações ali contidas possam ser acessadas. O diagnóstico é um instrumento utilizado para verificar possíveis problemas no arquivo tanto estrutura quanto acervo que após a coleta e análise de dados, são feitas propostas para serem aplicadas durante a gestão documental do arquivo estudado. A metodologia utilizada para levantamento de dados neste trabalho foram as visitas in loco onde foram recolhidas imagens do arquivo e seus documentos, entrevistas não-estruturadas para maiores informações sobre o funcionamento e histórico da instituição, seu arquivo , e finalmente a análise de dados. O diagnóstico é primordial para se conhecer a realidade dos arquivos das instruções públicas e/ou privadas, é por intermédio do diagnóstico que observamos todos as suas deficiências. Concluímos que para reverter a situação deste arquivo específico é necessário que as propostas de intervenção sejam aplicadas, e ocorra a implantação de políticas arquivísticas na instituição, de modo que a gestão documental possa ser implantada na mesma.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico no arquivo médico de gerenciamento a informação do paciente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará(2019-12-10) CRUZ, Nayane Arnaud da Vera; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383A gestão documental é um processo que impulsiona no desenvolvimento de qualquer instituição seja pública ou privada desde que haja um planejamento para o controle do fluxo e produção documental. Desta forma, a presente pesquisa teve como objetivo realizar um diagnóstico situacional no acervo médico de Gerenciamento a Informação do Paciente, da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, na qual buscou-se conhecer as atividades diárias desempenhadas pelos servidores do arquivo, averiguar em que situação estão acondicionados os documentos e identificar se existe na instituição medidas que visem amenizar o excesso de produção documental e a escassez de espaço físico. A pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, e para o seu embasamento utilizou-se referenciais teóricos, da análise descritiva e como ferramenta para a coleta de dados a realização de entrevistas. Os resultados demonstram os tipos de atividades realizadas no arquivo, como os documentos são acondicionados e as medidas voltadas para o controle de produção documental e a escassez de espaço físico na instituição, propondo indagações e sugestões para amenizar a problemática referente a gestão documental e reflexões em torno da falta de um profissional arquivista no quadro efetivo da instituição.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A diplomática contemporânea: na análise das correspondências do fundo “Interventor Magalhães Barata”(2018) SOUSA, Luciene de Nazaré Furtado de; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383A pesquisa teve como objetivo analisar o Fundo “Interventor Magalhães Barata”, seguindo os meios de Identificação baseados na Diplomática Contemporânea e como esse processo contribui para a eficácia da pesquisa pública e acadêmica. Por este motivo, explanamos os conceitos de Identificação, enaltecendo a importância deste processo na organização da massa documental já citada. Mostramos também a trajetória e o desenvolvimento conceitual e prático da Diplomática Contemporânea aplicado especialmente nas correspondências do Fundo “Interventor Magalhães Barata”. Militar por formação, Joaquim de Magalhães Cardoso Barata, nomeado Interventor do Estado do Pará, na década de 1930, por Getúlio Vargas. Considerado o “Pai dos Pobres” pelas classes menos abastadas paraense, instituiu um canal de comunicação através de correspondências que lhe eram destinadas para ouvir reclamações e petições do povo. Cativou amigos e inimigos políticos. Nesta produção textual, as cartas serão nossa base para a identificação da informação e caracterização da pesquisa. Para extrair as informações dos documentos, aplicamos o Padrão de Analise Diplomática proposto pela autora Tognoli (2013), sendo imprescindível neste processo de Identificação das correspondências.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A diplomática contemporânea: na identificação da tipologia documental da Igreja Evangélica Maranata(2017) PEREIRA, Elayne Cristina da Silva; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863Buscou-se nesta pesquisa, analisar a Diplomática Contemporânea como parâmetro de Identificação das tipologias produzidas pela Igreja Evangélica Maranata - no qual foi nosso objeto de estudo – analisando como se dá a produção desses documentos, visando uma futura Gestão Documental na instituição religiosa, evidenciando também a possível atuação da Arquivística e da necessidade do profissional arquivista nesse tipo de acervo. Como forma de compreendermos a atuação da Diplomática Contemporânea e sua relação com a Arquivística, foi feita sua trajetória desde a antiguidade até o século XXI e expomos como a Diplomática Contemporânea é estruturada e sua funcionalidade. Mostrando também a correlação da Diplomática Contemporânea com a Tipologia Documental como métodos de Identificação Arquivística. Utilizamos como base para análise das tipologias documentais o padrão de análise diplomática, proposto pela autora Tognoli (2013), ao qual nos auxiliou na identificação dos documentos, trabalhamos com três tipologias documentais, Ata de reunião, Termo de Compromisso e Responsabilidade e Formulário para credencial de Pastor, onde foi aplicada a análise diplomática e nos foi atestado à possibilidade da arquivistica, embora de forma básica, por meio dos resultados obtidos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ética na avaliação documental no Arquivo Guilherme De la Penha do Museu Paraense Emílio Goeldi(2019-12-10) SILVA, Débora da Cunha; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383A avaliação de documentos representa uma função arquivística concreta e ao mesmo tempo subjetiva por se tratar de um processo intelectual, isso se deve ao fato de sua aplicação depender do contexto do arquivo que a documentação se encontra e das premissas do profissional que avalia esses documentos. A ética profissional é fundamental na compreensão dessa função por intermédio da atuação do profissional, mediante isso, a presente pesquisa busca analisar como a ética pode ser evidenciada na avaliação de documentos, e quais são os resultados de uma conduta ética no exercício das atividades profissionais, por meio de um estudo de caso no Arquivo Guilherme de La Penha, do Museu Paraense Emílio Goeldi, busca-se analisar a correlação entre ética e avaliação de documentos, bem como é feita a avaliação das temporalidades documentais e a eliminação dos documentos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestão documental: arquivo setorial do Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará(2017) SANTOS, Kale Tatiani Lima dos; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863O presente trabalho tem como objetivo a Gestão Documental: Arquivo Setorial do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC/UFPA), com aplicação da teoria à prática arquivística, dos benefícios que podem trazer, auxiliando primeiramente à administração na tomada de decisões, e posteriormente a história e aos cidadãos. Compreender, dessa forma a importância e a contribuição da Gestão Documental, com suas rotinas administrativas, e aplicação dos instrumentos arquivísticos, atendendo ao modelo proposto pelo Arquivo Nacional e da obrigatoriedade pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). A organização dos arquivos se inicia com a elaboração de um diagnóstico para identificar os pontos positivos e negativos, levantar suas necessidades e adequações quanto a espaço, pessoal, materiais, equipamentos necessários para propor a administração a criação ou adequação do espaço físico para receber por transferência a documentação produzida e acumulada pelo diversos setores do ITEC para: avaliação, classificação, seleção, ordenação, acondicionamento e arquivamento para a preservação e difusão da informação. A finalidade da organização dos documentos e da aplicação dos instrumentos arquivísticos na Gestão Documental é racionalizar a documentação, deixando para a posteridade os documentos constitutivos dos atos e dos fatos administrativos e acadêmicos do ITEC.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A interdisciplinaridade na formação arquivística: uma análise a partir dos cursos de Arquivologia no Brasil(2019) OLIVEIRA, Bárbara Carolina dos Santos de; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383A interdisciplinaridade na formação dos futuros profissionais em arquivística no Brasil é notória, por isso este trabalho se propõe a fazer o levantamento das grades curriculares de 05 (cinco) cursos de graduação de Arquivologia no Brasil, dais quais, as regiões Norte (Universidade Federal do Pára -UFPA), Sul (Universidade Federal do Rio Grande- FURG), e Centro-Oeste (Universidade de Brasília - UNB) com os cursos com as grades curriculares mais recentes, e a regiões, Sudeste (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO) e Nordeste (Universidade Federal da Bahia - UFBA) com as grades curriculares mais antigas. E identificar as tendências interdisciplinares com a arquivística, nas grades curriculares. A pesquisa identifica-se como qualitativa e quantitativa, uma vez que, uma abordagem não exclui a outra, nesse caso específico, pois existem dados quantitativos, e uma discussão qualitativa e teórica, a cerca dos dados encontrados. Concluímos que a interdisciplinaridade é a interação dos saberes, ou seja, das disciplinas, conversando entre si de forma menos especializada, e essa relação foi encontrada através dos resultados obtidos na análise das matrizes curriculares dos cursos apresentados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Interlocução entre a diplomática contemporânea e a documentoscopia no reconhecimento de falsificação documental(2019) GOMES NETO, Milton Bezerra; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383Com o passar dos anos, o ser humano foi evoluindo sua capacidade cognitiva de manusear, criar e armazenar seus documentos. Contudo, seu desejo natural de se sobressair perante a sociedade ainda permanece revelado, muitas vezes, até mesmo para práticas ilícitas. Um dos meios os quais essa forma é utilizada é na falsificação documental, esta pesquisa tem como objetivo analisar os elementos da cédula de identidade expedida pela Policia Civil do Estado do Pará (PCPA) a partir dos conceitos e técnicas relacionadas a diplomática contemporânea e a documentoscopia, com o intuito de apreciar suas técnicas para reconhecer a autenticidade de determinado documento, neste caso a cédula de identidade, observando pontos correlacionados para que se possa propor uma interlocução visando uma melhor análise do documento, assim como para mostrar a contribuição do Arquivista no quadro de colaboradores da Policia Civil; tais objetivos serão alcançados após desenvolvermos os conceitos das duas ciências por meio de um levantamento bibliográfico e a avaliação e proposição de padrões de verificação de autenticidade, o presente levantamento se deu por meio de artigos, livros, sitio web e periódicos, pesquisados por meio de palavras chave como Diplomática, Falsificação de documentos, Documento Civil e Documentoscopia; com base nos estudos se apresenta a correlação das ciências em atribuir valor probatório e a autenticidade aos documentos, verificamos ainda a necessidade de estudos mais aprofundados acerca do tema, haja vista, que a temática poderia ser inserida no projeto pedagógico do curso de Arquivologia como uma disciplina optativa abrindo mais um leque de possibilidade para a atuação da Ciência Arquivística, assim como do ArquivistaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mapeamento sobre o termo pós-modernismo com base nas bibliografias de Terry Cook (1947-2014)(2022-12-13) CORRÊA, Clarisse Gabrielle Ipiranga; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383Introdução: Terry Cook (1947 -2014) era um historiador canadense com experiência em Arquivo, visto que trabalhou com avaliação documental no Arquivo Público no Canadá, em que contribuiu para a gestão documental e também por pensamentos progressistas, tendo por influência o filósofo Jean-François Lyotard (1924- 1998) pelo livro condição pós-moderna (1988), trouxe as ideias pós-modernista em que parte do princípio de que o contexto, no qual o documento é elaborado, se faz presente para as tomadas de decisões governamental respeitando o princípio da proveniência - pois, organiza a documentação conservando sua forma original - é evidente que deve-se analisar e questionar as mudanças que ocorrem tanto a instituição quanto a documentação que é elaborada, pois, é necessário compreender o contexto no qual documento é inserido, afinal, os arquivos são reflexos do desenvolvimento da humanidade. Objetivo: Entender a utilização do termo pós-modernismo segundo a acepção teórica de Terry Cook (1947 -2014) no âmbito da Arquivologia voltado ao seu objeto, o documento de Arquivo e as suas funções. Metodologia: Ocorreu do prisma qualitativo com base na revisão bibliográfica e exploratória cujo intuito foi identificar a extensão do termo pós-modernismo nas obras teórica de Terry Cook (1947 -2014). Resultados: Teve-se resultados positivos para esta pesquisa, desse modo, foram encontrados cinquenta artigos do autor Terry Cook (1947 -2014) nas bases de dados disponível pelo periódico Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a revista Archivaria, sendo que dos artigos identificados somente dez são referente ao termo pós-modernismo, posto isso foram elaborados quadros referentes ao tema para se ter uma boa compreensão do que se foi analisado. Conclusão: No mais, Terry Cook (1947 -2014) se demonstra relevante para área da Arquivologia, pois, acaba por influenciar os profissionais arquivistas a serem críticos e questionadores no seu âmbito de trabalho. Uma vez que, o termo pós-modernismo está relacionado com ao questionamento da “verdade absoluta” das, até então, metanarrativas, que eram colocadas e utilizadas para justificar atos de grupos sociais dominantes, com essa quebra outros grupos deixado à margem passam também a construir suas narrativas sociais. Além disso, tem-se como objetivo a ampliação desta pesquisa para levantamento de autores que concordem com Terry Cook (1947-2014).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A microfilmagem como ferramenta de preservação: análise dos acervos da Biblioteca Pública Arthur Vianna e Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (PRODEPA)(2017) SILVA, Carla Sarine Pamplona da; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863Análise sobre o processo de microfilmagem de documentos que foi implementado na Biblioteca Pública Arthur Vianna pertencente a Fundação Cultural do Pará, que faz uso do processo para fins de preservação das informações consideradas históricas. A microfilmagem do PRODEPA (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará) faz uso do microfilme para fins comerciais. Esse trabalho está divido em três partes, a primeira trata sobre introdução à pesquisa e metodologia, a segunda trata sobre os métodos do processo de microfilmagem e a terceira parte trata sobre a coleta de dados com apresentação das conclusões e observações. Veremos que cada ambiente de pesquisa utiliza o processo de microfilmagem de acordo com as suas necessidades, onde ambas instituições têm objetivos diferentes para com o microfilme.